Violão é, com certeza, o instrumento mais tocado no Brasil, e não é por menos! O som é incrível, além de ser relativamente fácil de aprender, mas não basta apenas chegar na loja e comprar o primeiro que aparecer. Algumas coisas devem ser analisadas antes! Continue o texto e veja os 7 melhores violões para iniciantes.

Antes de tudo, o que é preciso saber antes de comprar um violão?
Tipo do violão
Há diferentes tipos de violão, cada um com seus detalhes. Vamos a eles:
Violão clássico
O clássico é o tradicional, sendo considerado o queridinho dos iniciantes. Vem com 6 cordas – geralmente de nylon –, mas também existem modelos com aço. É um violão que cai bem com quase tudo, mas sendo incrível com MPB e músicas dedilhadas.
Violão Dreadnought (Folk)
O corpo do violão folk é maior que o clássico, podendo ser elétrico e eletroacústico. Recomendado para quem curte um som mais encorpado, soando bem com pop e rock. Por possuir cordas de aço, não costuma ser indicado para iniciantes, mas nada te impede de iniciar os estudos nesse estilo de violão!
Violão Jumbo
Seu formato lembra o clássico, mas em uma escala maior. Geralmente é eletroacústico, possuindo modelos para cordas de nylon e aço. Ele apresenta uma ótima emissão sonora, com alcance e variedade de sons – ideal para solos. São boas opções para rock e pop. Não é indicado para iniciantes, mas pode ser um bom desafio!
Violão Parlor
O parlor tem o corpo menor e o braço mais comprido comparado aos outros modelos. É pequeno e fácil de carregar. Possui modelos para cordas de aço e nylon. Eles costumam ser muito mais caros que os outros, mas que tem, ama!

Aço ou Nylon? O tipo de cordas influencia no som!
Violões podem vir com a corda de nylon ou de aço. Cada modelo de violão é feito para aguentar a pressão de um determinado tipo de corda. Mas como escolher a melhor?
Cordas de nylon: excelente para iniciantes – são macias – já que as cordas de aço tendem a dar calos – e dores – no início da aprendizagem. Mas se você não se importar, pule as cordas de nylon e passe para as de aço, que possuem som bem mais potente!

Violão acústico, elétrico ou eletroacústico?
O violão acústico não tem entrada para cabos – o som sai da repercussão que o corpo dele (a caixa) permite. O violão elétrico funciona conectado a amplificadores – em sua forma natural produz um som muito baixo. O violão eletroacústico foi feito para as duas necessidades!
GN-15 – Giannini
O violão da Giannini tem boa durabilidade. Seu braço fino é excelente para iniciantes, oferecendo mais conforto e facilidade para conseguir o melhor som. Possui tensor bi-direcional com acesso pela boca para regular a altura de suas cordas. Possui 19 trastes e marcações que ajudam o iniciante a se localizar durante a execução das músicas.
Especificações:
Tipo: Clássico
Cordas: Nylon
Disponível nas cores: natural, preta e sunburst
Tarraxas: Pino grosso niqueladas
Acabamento: Verniz brilhante
Tampo: Sitka Spruce
Lateral e Fundo: Linden
Braço: Solid Wood
Escala: Rosewood

Memphis MD18 – Tagima
Com ótimo custo-benefício, o Tagima MD18 tem um som grave, proporcionando uma aprendizagem com fácil distinção entre as notas. Ele é eletroacústico, permitindo amplificação. Ele possui cutaway, que permite alcançar as notas mais agudas com facilidade. Vem com equalizador ativo de 4 bandas com visor LCD e com afinador digital e saída XLR balanceada.
Especificações:
Tipo: Folk
Cordas: Aço
Disponível nas cores: sunburst, natural e preto
Tarraxas: Cromadas e Semiblindadas
Acabamento: Verniz Brilhante
Tampo: Linden
Lateral e Fundo: Linden
Braço: Linden
Escala: Rosewood com Filete na Cor Marfim
Estudante 18 – Di Giorgio
A Di Giorgio é especialista em produzir violões para iniciantes. O Estudante 18 é considerado um dos melhores para quem está começando no mundo da música. É um violão com um excelente acabamento, podendo durar muitos anos!
Especificações:
Tipo: Clássico
Cordas: Nylon
Disponível nas cores: natural
Tarraxas: Pino grosso, inteiriça
Acabamento: Envernizado
Tampo: Oregon Pine Importado
Lateral e Fundo: Pau-ferro
Braço: Cedro
Escala: Pau Ferro

F310 – Yamaha
O Yamaha F310 possui caixa acústica robusta com ótima ressonância. Vem com um tensor que nivela a altura das cordas, tornando-o confortável. Seu tamanho é reduzido, auxiliando os iniciantes na hora de movimentar o instrumento.
Especificações:
Tipo: Folk sem Cutaway
Cordas: Aço
Disponível nas cores: natural, Cherry Sunburst, Tabacco Brown Sunburst
Tarraxas: Cromadas
Acabamento: Verniz brilhante
Tampo: Spruce
Laterais e Fundo: Meranti
Braço: Nato
Escala: Rosewood
DH69 – Eagle
O Eagle DH69 é leve e macio de tocar, sendo excelente para iniciantes. Possui um tensor que regula a altura de suas cordas, dando liberdade ao aluno em relação ao volume do violão. É versátil, possibilitando tocar estilos variados de músicas. Um dos modelos com melhor custo benefício do mercado.
Especificações:
Tipo: Clássico
Cordas: Nylon
Disponível nas cores: natural e preto
Tarraxas: Douradas
Acabamento: Verniz Brilhante ou Acetinado
Tampo: Abeto (Spruce)
Lateral e Fundo: Mogno (Mahogany)
Braço: Mogno Oriental (Nato)
Escala: Jacarandá (Rosewood)

YE225 – Hofma
O Hofma é ótimo para iniciantes porque combina o clássico com o cutaway. Possui equalizador de 5 bandas e afinador digital – vantagens para quem está aprendendo a tocar. A madeira de fabricação é excelente, valendo o mesmo para a qualidade de propagação sonora.
Especificações:
Tipo: Clássico com Cutaway
Cordas: Nylon
Disponível nas cores: natural e preta
Tarraxas: Cromadas
Acabamento: Verniz Brilhante
Tampo: Abeto (Spruce)
Lateral e Fundo: Sapele
Braço: Mogno Oriental (Nato)
Escala: Jacarandá (Rosewood)

C45 – Yamaha
O Yamaha C45 é leve e macio. Conforme sua madeira for amadurecendo, melhor será a sua sonoridade e seu alcance. Seus timbres são bem definidos, com graves e agudos bem destacados.
Especificações:
Tipo: Clássico
Cordas: Nylon
Disponível nas cores: Natural Amarelada
Tarraxas: Prateadas
Acabamento: natural gloss
Tampo: Spruce
Lateral e Fundo: Mahogany
Braço: Nato
Escala: Rosewood
Thinline Nylon Cn-140 – Fender
O mais caro da lista, mas o mais famoso e de qualidade, o Thinline tem braços mais finos, acomodando e facilitando o posicionamento da mão esquerda. Sua estrutura o faz ter uma execução perfeita de sons graves, médio e agudos.
Especificações:
Tipo: Clássico
Cordas: Nylon
Disponível nas cores: natural
Tarraxas: Ponta Perolada
Acabamento: Gloss (Brilhoso)
Tampo: Cedro Sólido
Laterais e Fundo: Rosewood Laminado
Braço: Mahogany
Escala: Rosewood

Já deu para ver que são muitos estilos diferentes de violão – com preços bem diferentes também! Comece escolhendo o estilo de instrumento que você mais curtiu e assim vá seguindo nossa lista! Qual modelo curtiu mais?