Violão é, com certeza, o instrumento mais tocado no Brasil, e não é por menos! O som é incrível, além de ser relativamente fácil de aprender, mas não basta apenas chegar na loja e comprar o primeiro que aparecer. Algumas coisas devem ser analisadas antes! Continue o texto e veja os 7 melhores violões para iniciantes.

Antes de tudo, o que é preciso saber antes de comprar um violão?

Tipo do violão

Há diferentes tipos de violão, cada um com seus detalhes. Vamos a eles:

Violão clássico

O clássico é o tradicional, sendo considerado o queridinho dos iniciantes. Vem com 6 cordas – geralmente de nylon –, mas também existem modelos com aço. É um violão que cai bem com quase tudo, mas sendo incrível com MPB e músicas dedilhadas.

Violão Dreadnought (Folk)

O corpo do violão folk é maior que o clássico, podendo ser elétrico e eletroacústico. Recomendado para quem curte um som mais encorpado, soando bem com pop e rock. Por possuir cordas de aço, não costuma ser indicado para iniciantes, mas nada te impede de iniciar os estudos nesse estilo de violão!

Violão Jumbo

Seu formato lembra o clássico, mas em uma escala maior. Geralmente é eletroacústico, possuindo modelos para cordas de nylon e aço. Ele apresenta uma ótima emissão sonora, com alcance e variedade de sons – ideal para solos. São boas opções para rock e pop. Não é indicado para iniciantes, mas pode ser um bom desafio!

Violão Parlor

O parlor tem o corpo menor e o braço mais comprido comparado aos outros modelos. É pequeno e fácil de carregar. Possui modelos para cordas de aço e nylon. Eles costumam ser muito mais caros que os outros, mas que tem, ama!

Violão para iniciantes: top 7 melhores do mercado
Tipos de violão

Aço ou Nylon? O tipo de cordas influencia no som!

Violões podem vir com a corda de nylon ou de aço. Cada modelo de violão é feito para aguentar a pressão de um determinado tipo de corda. Mas como escolher a melhor?

Cordas de nylon: excelente para iniciantes – são macias – já que as cordas de aço tendem a dar calos – e dores – no início da aprendizagem. Mas se você não se importar, pule as cordas de nylon e passe para as de aço, que possuem som bem mais potente!

Escolha entre cordas de nylon e aço

Violão acústico, elétrico ou eletroacústico?

O violão acústico não tem entrada para cabos – o som sai da repercussão que o corpo dele (a caixa) permite. O violão elétrico funciona conectado a amplificadores – em sua forma natural produz um som muito baixo. O violão eletroacústico foi feito para as duas necessidades!

GN-15 – Giannini

O violão da Giannini tem boa durabilidade. Seu braço fino é excelente para iniciantes, oferecendo mais conforto e facilidade para conseguir o melhor som. Possui tensor bi-direcional com acesso pela boca para regular a altura de suas cordas. Possui 19 trastes e marcações que ajudam o iniciante a se localizar durante a execução das músicas.

Especificações:

Tipo: Clássico

Cordas: Nylon

Disponível nas cores: natural, preta e sunburst

Tarraxas: Pino grosso niqueladas

Acabamento: Verniz brilhante

Tampo: Sitka Spruce

Lateral e Fundo: Linden

Braço: Solid Wood

Escala: Rosewood

GN-15 – Giannini

Memphis MD18 – Tagima

Com ótimo custo-benefício, o Tagima MD18 tem um som grave, proporcionando uma aprendizagem com fácil distinção entre as notas. Ele é eletroacústico, permitindo amplificação. Ele possui cutaway, que permite alcançar as notas mais agudas com facilidade. Vem com equalizador ativo de 4 bandas com visor LCD e com afinador digital e saída XLR balanceada.

Especificações:

Tipo: Folk

Cordas: Aço

Disponível nas cores: sunburst, natural e preto

Tarraxas: Cromadas e Semiblindadas

Acabamento: Verniz Brilhante

Tampo: Linden

Lateral e Fundo: Linden

Braço: Linden

Escala: Rosewood com Filete na Cor Marfim

Estudante 18 – Di Giorgio

A Di Giorgio é especialista em produzir violões para iniciantes. O Estudante 18 é considerado um dos melhores para quem está começando no mundo da música. É um violão com um excelente acabamento, podendo durar muitos anos!

Especificações:

Tipo: Clássico

Cordas: Nylon

Disponível nas cores: natural

Tarraxas: Pino grosso, inteiriça

Acabamento: Envernizado

Tampo: Oregon Pine Importado

Lateral e Fundo: Pau-ferro

Braço: Cedro

Escala: Pau Ferro

Estudante 18 – Di Giorgio

F310 – Yamaha

O Yamaha F310 possui caixa acústica robusta com ótima ressonância. Vem com um tensor que nivela a altura das cordas, tornando-o confortável. Seu tamanho é reduzido, auxiliando os iniciantes na hora de movimentar o instrumento.

Especificações:

Tipo: Folk sem Cutaway

Cordas: Aço

Disponível nas cores: natural, Cherry Sunburst, Tabacco Brown Sunburst

Tarraxas: Cromadas

Acabamento: Verniz brilhante

Tampo: Spruce

Laterais e Fundo: Meranti

Braço: Nato

Escala: Rosewood

DH69 – Eagle

O Eagle DH69 é leve e macio de tocar, sendo excelente para iniciantes. Possui um tensor que regula a altura de suas cordas, dando liberdade ao aluno em relação ao volume do violão. É versátil, possibilitando tocar estilos variados de músicas. Um dos modelos com melhor custo benefício do mercado.

Especificações:

Tipo: Clássico

Cordas: Nylon

Disponível nas cores: natural e preto

Tarraxas: Douradas

Acabamento: Verniz Brilhante ou Acetinado

Tampo: Abeto (Spruce)

Lateral e Fundo: Mogno (Mahogany)

Braço: Mogno Oriental (Nato)

Escala: Jacarandá (Rosewood)

DH69 – Eagle

YE225 – Hofma

O Hofma é ótimo para iniciantes porque combina o clássico com o cutaway. Possui equalizador de 5 bandas e afinador digital – vantagens para quem está aprendendo a tocar. A madeira de fabricação é excelente, valendo o mesmo para a qualidade de propagação sonora.

Especificações:

Tipo: Clássico com Cutaway

Cordas: Nylon

Disponível nas cores: natural e preta

Tarraxas: Cromadas

Acabamento: Verniz Brilhante

Tampo: Abeto (Spruce)

Lateral e Fundo: Sapele

Braço: Mogno Oriental (Nato)

Escala: Jacarandá (Rosewood)

YE225 – Hofma

C45 – Yamaha

O Yamaha C45 é leve e macio. Conforme sua madeira for amadurecendo, melhor será a sua sonoridade e seu alcance. Seus timbres são bem definidos, com graves e agudos bem destacados.

Especificações:

Tipo: Clássico

Cordas: Nylon

Disponível nas cores: Natural Amarelada

Tarraxas: Prateadas

Acabamento: natural gloss

Tampo: Spruce

Lateral e Fundo: Mahogany

Braço: Nato

Escala: Rosewood

Thinline Nylon Cn-140 – Fender

O mais caro da lista, mas o mais famoso e de qualidade, o Thinline tem braços mais finos, acomodando e facilitando o posicionamento da mão esquerda. Sua estrutura o faz ter uma execução perfeita de sons graves, médio e agudos.

Especificações:

Tipo: Clássico

Cordas: Nylon

Disponível nas cores: natural

Tarraxas: Ponta Perolada

Acabamento: Gloss (Brilhoso)

Tampo: Cedro Sólido

Laterais e Fundo: Rosewood Laminado

Braço: Mahogany

Escala: Rosewood

Thinline Nylon Cn-140 – Fender

Já deu para ver que são muitos estilos diferentes de violão – com preços bem diferentes também! Comece escolhendo o estilo de instrumento que você mais curtiu e assim vá seguindo nossa lista! Qual modelo curtiu mais?