Atualmente muito se tem falado a respeito da alimentação saudável. Mas por vezes, consideramos que possa ser algo mais caro e inacessível para muitos. E isso é errado! Vamos provar aqui com dicas e exemplos de itens que é possível ter uma vida saudável gastando pouco, ou seja, incluir na alimentação produtos que possam substituir aqueles mais açucarados ou gordurosos e mesmo assim ficar bem saborosa.

E acima de padrões estéticos, estamos falando de mudança de hábitos por conta da saúde, pois aquela dor de cabeça, ou mesmo alergias alimentares que podem se iniciar por consumo excessivo de produtos carregados de substâncias nocivas ao organismo, como gorduras, por exemplo. Apesar desses cuidados e reformulação alimentar parecerem chatos e aborrecentes, alimentar-se bem não é tão difícil e não precisa, necessariamente, fazer seu bolso doer, e vamos provar agora.

Lista de compras

A começar pela lista de compras, é fundamental que você saia de casa ao mercado com objetivos claros e específicos, para não sair pegando tudo de gostoso que tem por lá, e saiba que nem sempre ter uma lista em mãos significa que você vai comprar somente o que está lá, mas os itens organizados no papel podem ajudar a focar nos produtos saudáveis e não se sentir tentado a levar as delícias calóricas.

Além disso, outro truque muito usado, que funciona, é não ir às compras com fome, pois assim tudo pelo mercado pode parecer delicioso, e a chance de comprar por impulso é maior e acabar levando o que não se encaixa em uma alimentação mais saudável e nutritiva.

Verifique os rótulos

Embora seja uma tarefa não muito prazerosa, e por muitas vezes árdua, conferir rótulos de produtos pode ser uma boa maneira de te ajudar a evitar ingredientes que não sejam muito amigáveis para a sua saúde. Muitas vezes nos enganamos com a tabela nutricional, mas nos componentes podem existir fórmulas que prejudicam e muito nossa saúde, como os refrigerantes zero açúcar, que tem alto teor de sódio, ou como produtos com muita gordura, elementos que devem ser evitados por quem deseja ter uma alimentação saudável.

Legumes e frutas da época

Muitas vezes, e para ficar mais barato na escolha, verificar os produtos da época, como frutas da estação, e legumes é importante. Todos são saudáveis, e cada um tem uma proporção de vitamina, que com certeza será essencial para nosso corpo, lembrando que os açúcares naturais encontrados nessas frutas são mais nutritivos. E escolher a fruta da estação, por exemplo, pode garantir que o sabor esteja melhor do que o de um vegetal ou fruta encontrado com mais dificuldade. Além disso, produtos vendidos fora da época tem a possibilidade de serem mais caros. 

Frutas da época: Novembro | Cozinha da Rafinha

Porções / Ordem na geladeira

Para não cair na tentação do consumo exagerado a dica é comprar a granel, ou mesmo se comprar em grande quantidade, dividi-los em porções menores para facilitar tanto o armazenamento quanto o consumo. Ainda, há a possibilidade de se congelar alguns produtos, tendo maior vida útil. E ainda, colocando ordem na geladeira, o ideal é colocar os alimentos mais perecíveis à frente dos outros itens da geladeira. Essa tática ajuda a resistir a outras tensões fora de hora, como aquele resto de bolo do final de semana.

Água na refeição

Se você consome água durante as refeições, saiba que pode não ser muito saudável. Isso porque esse hábito pode diluir o suco gástrico e, assim, causar reações como azia, além de “enganar” o estômago, causando uma falsa sensação de saciedade. E isso pode até parecer bom em primeiro momento, mas dessa forma, os nutrientes são metabolizados mais rapidamente, o que faz com que a fome volte mais cedo.

Produtos integrais

Por fim, se você deseja manter uma vida mais saudável, substitua os alimentos refinados pelos integrais, principalmente no que diz respeito a grãos e cereais. O refinamento costuma diminuir a taxa de fibras dos produtos e no consumo deles, você acaba não tendo os mesmo nutrientes que teria se ingerisse alimentos integrais. 

Agora que já apresentamos formas saudáveis de consumir alimentos normais e naturais que sempre existiram no mercado e acessíveis, vamos com exemplos de alimentos funcionais, com preço em conta e que podem muito bem substituir aquele café da manhã calórico, ou um lanche da tarde com muito carboidrato, confira:

Aveia Flocos Finos Sem Glúten Jasmine

A começar pela Aveia Flocos Finos Jasmine, um alimento que mesmo sendo uma fonte de carboidrato, seu consumo não contribui para o ganho de peso. Além de ser saudável, ajuda a diminuir a pressão arterial e reduz o colesterol ruim do organismo. Ainda controla o açúcar no sangue, melhora a digestão e a saúde cardíaca. Seu consumo regular e moderado promove energia, e é comprovada a melhora do humor. Esse produto é livre de glúten e ideal para preparo com frutas, leite, iogurte ou saladas.

Kit com 3 Granola Tradicional 800g Grings

A granola é outro alimento super funcional e saudável, que estimula o bom funcionamento intestinal e contribui para a prevenção e o controle da diabetes. Além disso, ela favorece a perda de peso pois possui alto teor de fibras que dão saciedade, auxilia na redução do colesterol ruim, previne o  câncer e protege a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. O Kit da Granola Grings vem com 3, que vão durar um bom tempo, sendo ideal seu consumo pela manhã.

Maizena Baunilha Biscoito Cookies

E quem não gosta de um biscoitinho no meio da tarde? O Biscoito Cookies Maizena é ótimo para quem pretende se alimentar com saúde e não tem muito tempo na correria do dia a dia. Ele vem em porção pequena, no sabor baunilha, é mais leve e fácil de comer, possui fonte de fibras e energia, além de ser muito crocante e ainda é adoçado com açúcar mascavo.

Bolo de Caneca Sabor Fubá – Vitao

Esse bolo nem parece saudável, de tão delicioso. Aliás, quem disse que precisa ser ruim para ser saudável, não é mesmo? A Mistura para bolo de caneca Vitao, foi desenvolvida especialmente para aqueles que possuem restrições e alergias alimentares e também garantem um estilo de vida saudável, sem abrir mão da praticidade. O bolo é livre de glúten e leite, além de não ter adição de açúcar. É uma mistura pronta, necessitando apenas acrescentar 4 colheres de água quente, misturar até que a massa fique bem homogênea e levar ao micro-ondas, para ter um bolinho saudável e delicioso.

Mix de Batatas Doces Chips Fhom 

Para quem gosta de um lanchinho rápido no meio do dia, o Mix de Batatas-Doces Chips Fhom, é ideal, principalmente para garantir um hábito mais saudável, pois é feito de maneira 100% natural, com batata-doce amarela, rosa e roxa, sem adição de conservantes artificiais. Além disso, possui baixo teor de sódio e é livre de gorduras trans. Sem lactose, ele é crocante 100% natural e livre de colesterol, além de ser  vegano e delicioso!

Chocolate Ao Leite Zero Açúcar Zero Lactose Linea

Como ninguém é obrigado a ficar sem um docinho em sua alimentação saudável, trouxemos essa opção, com valor super em conta, além de ótima qualidade e delicioso. O Chocolate ao Leite Linea é preparado com massa de cacau, manteiga de cacau e leite em pó integral, tudo sem lactose e sem acucar.Ótimo para quem tem restrição a açúcares e deseja comer algo doce no meio do dia e garantir que vai estar sendo saudável. 

Mini Bombom Com Banana Flormel

Esse Mini bombom com Banana é fantástico. Da marca Flormel, ele foi desenvolvido para atender um novo conceito a todos os públicos conscientes das vantagens de uma alimentação balanceada, nutritiva e saudável. A marca se preocupa em elaborar um produto com mais um valor funcional. Além disso, o bombom não perde em nada para o sabor delicioso e pode ser consumida por pessoas diabéticas, uma vez que é zero adição de açúcar.