Atualmente, com tantos smartphones potentes, muitos não se preocupam em ter uma câmera digital, seja para fotos, e principalmente filmagens. E a explicação é simples: nos últimos 2 anos tem existido uma grande aposta dos fabricantes, na qualidade fotográfica dos smartphones. Aposta essa que tem chegado até mesmo aos aparelhos smartphones mais básicos. 

E com isso, as câmeras digitais tiveram vendas cada vez mais baixas, a medida em que os consumidores utilizam a câmera do próprio celular. Ou seja, ninguém deixou de tirar fotos, só que com a globalização das redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, as fotos precisam ser tiradas e logo postadas, e uma câmera digital normalmente tem um processo um tanto longo. 

As câmeras digitais estiveram em alta no início dos anos 2000, mas o que você não sabe, é que elas continuam tendo boas vantagens à frente dos smartphones. E é por isso que sim, vale a pena filmar com a câmera digital em 2020, e vamos explicar o por quê!

Qualidade das imagens

Em relação à qualidade da imagem, devemos considerar dois pontos: a resolução do sensor e o resultado final. A grande maioria das máquinas digitais possuem entre 16 e 30 megapixels de resolução. E ainda falando dos vídeos, muitas delas possuem alta qualidade HD e Full HD.

Atualmente é considerável que qualquer smartphone top de linha é capaz de capturar imagens maravilhosas, e sabemos disso. Mas saiba que esses bonitinhos continuam a não chegar aos pés de uma boa câmera fotográfica dedicada.

E isso se explica porque um smartphone serve perfeitamente para fotografias estáticas em ambientes bem iluminados, isso é fácil. Mas uma câmera digital, por ser dedicada, vai ser muito superior em situações digamos que, mais complicadas, quando a luz, o foco e distância não ajudam.

Ela é superior mesmo aos celulares mais novos do mercado, pois os seus sensores garantem uma qualidade superior. Além disso, a autonomia costuma ser melhor, o flash é mais poderoso, e podemos até encontrar lentes capazes de oferecer até 125 x de zoom óptico. Ou seja, para o consumidor que é exigente e requer excelência nas fotos e filmes, com certeza não se satisfaria com apenas um smartphone. 

Video interviewing: What you need to know - Socium Recruitment

Recursos

As câmeras digitais normalmente vêm com alguns recursos de fábrica que ajudam muito no resultado da foto. Temos como exemplo, o ISO que ajusta a sensibilidade do sensor à claridade, a configuração do tamanho da resolução da imagem, a opção de captura contínua,o  ajuste de brilho, entre outros. E como falamos acima, as máquinas digitais com maior qualidade costumam ter o Zoom Óptico, que é a função queridinha para quem gosta de tirar fotos do céu, por exemplo: a de aproximar um foco da imagem sem perda de qualidade.

A câmera digital é intermediária entre a câmera profissional e o smartphone. Ela funciona perfeitamente para quem deseja tirar fotos e fazer vídeos de melhor qualidade, mas com um custo bem mais baixo do que uma câmera profissional.

Controle Específico

A maioria dos smartphones servem apenas para apontar e capturar a fotografia. E para quem não é profissional, não entende que é possível até mesmo mexer na abertura, ISO, entre outros. Entretanto, numa câmera digital dedicada podemos ter um controle absoluto sobre o que realmente queremos fazer, sendo mais fácil tirar fotos e fazer vídeos com qualidade profissional.

Preço mais acessível

No início da era das câmeras digitais, o preço estava lá nas alturas, e poucos conseguiam ter uma boa câmera digital para fazer suas filmagens. E somado ao grande desenvolvimento tecnológico dos celulares, principalmente no quesito “fotos”, aí então que as pessoas se desinteressaram completamente.

Mas atualmente, este mercado está em sofrimento, a maioria se adaptou a tirar fotos pelo celular mesmo sem pensar na qualidade que as câmeras digitais proporcionam. E com vendas cada vez mais fracas, os fabricantes e vendedores se viram obrigados a baixar o preço consideravelmente. 

Se você é fã de fotografia e filmagens, e quer capturar as melhores imagens possíveis, e principalmente fazer vídeos sensacionais, nada como uma boa câmera digital, é claro que ainda vale a pena. Principalmente, considerando que se você tem um evento especial, em que precisa deixar registrado da melhor forma possível, sem dúvidas o profissional que vai fazer suas fotos e filmagens vai utilizar uma câmera digital. 

Mais um motivo para quem deseja investir em uma câmera para filmes é que quando pensamos em câmera dedicada, só nos vem à cabeça aquelas caríssimas e profissionais. Saiba que o mercado, apesar de mais frágil que há 20 anos, ainda possui muito modelo excelente com preço acessível, e é o que vamos mostrar nesses exemplos: 

Câmera Digital Sony H Series Dsc-H300

Se você deseja capturar algo longe, mas sem gastar muito, a Câmera Digital Sony H Series Dsc-H300 é ideal. Tem um design inspirado nas câmeras bridge e oferece uma pegada super confortável.  Ela possui sensor de 20,1 mp, lente de zoom óptico de 35x e Steadyshot, que reduz a desfocagem, mesmo com pouca luz. Ainda tem capacidade de vídeo hd para vídeos fazer vídeos atraentes e Sweep panorama para capturar toda a cena. Sua tela possui 3 polegadas, o display é em LCD extra fine, tendo resolução de até 5152 x 3864 e vídeos com até 1280 × 720 / 30fps. Funciona com duas pilhas AA.

Câmera Action Go Cam Pro Sport Ultra 4k

Esse é um modelo baratinho que permite fazer imagens e vídeos em alta definição dos seus passeios e aventuras esportivas. A Câmera Action Go Cam Pro Sport Hd garante filmagens em 4k e ainda é à prova d’água, suportando até 30 metros. Mais simples que as câmeras digitais comuns, porém feita sob medida para o mercado de esportes, para quem adora uma aventura e precisa de um equipamento mais resistente. Ainda segundo o fabricante, essa câmera funciona bem para seguraça e vigilância. 

Câmera Digital Nikon D3500

Uma boa pedida, a Câmera Digital Nikon D3500 é um modelo intermediário, com resolução de imagem de 6000 x 4000 e vídeo em full hd 1920 x 1080. Sua tela lcd tft possui ângulo de visão em 170º e com 3 polegadas, ela tem 24,2 megapixel, ainda vem com conexão bluetooth e bateria de lítio recarregável. É com certeza uma câmera ótima para iniciantes e com preço super atrativo, além disso tudo, a Nikon afirma que o design do modelo foi repensado para proporcionar melhor ergonomia e facilitar o transporte, com botões reposicionados para dar acesso fácil às funções mais usadas.

Câmera Fotográfica Canon Eos Rebel T100 

Se você quer fotos impressionantes e filmes cinematográficos, a Câmera Digital Canon Eos Rebel T100 é perfeita! Com ela você pode capturar facilmente imagens nítidas, com desfoque de fundo natural, mesmo sob luz delicada, graças a seu sensor de 18 megapixels e zoom óptico de até 3x sem perda de qualidade. Da mesma forma, A Eos Rebel também registra vídeos em Full HD com mesma possibilidade de zoom óptico de até 3x.

Seu diferencial é o compartilhamento social em que você pode transferir fotos e filmes para o seu smartphone, para fácil compartilhamento em redes sociais ou backup na nuvem, e ainda dá para gravar remotamente com o Wi-Fi e o aplicativo Canon Connect. Ela vem também com modo Scene Intelligent, em que basta enquadrar e capturar fotos, seu foco é automático preciso, 3.0 fps e DIGIC 4+, além da tela LCD de 2,7 polegadas.

Você já percebeu que mesmo em 2020 vale a pena fazer filmagens perfeitas em câmeras digitais não é? Agora é só escolher seu modelo e sair gravando lindos videos por ai! Se quiser ver mais câmeras digitais, nós temos uma sessão dedicada a essas belezinhas!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos