Quem mora em locais mais frios e úmidos sabe o quanto pode ser complicado o simples ato de secar roupas. Geralmente, é preciso apelar para eletrodomésticos que consigam realizar a secagem das peças. E se você está em busca de uma secadora de roupas, mas ainda tem dúvidas se realmente vale a pena investir, a gente separou alguns pontos positivos e negativos para você avaliar antes de comprar a sua.

Pontos positivos da secadora de roupas:

  • As secadoras são uma mão na roda naqueles dias mais frios e chuvosos que não permitem a secagem das roupas com o ar natural. Logo, se você mora em um local frio, ela vai ser uma ajudante e tanto;
  • Existem modelos suspensos, então, se você tem uma casa ou apartamento pequeno e não tem muito espaço disponível para colocá-la no chão, pode comprar uma suspensa e anexá-la na parede;
  • Ela vai ser perfeita para quem não tem uma máquina que lava e seca e nem quer investir em um aparelho assim. A secadora vai servir de complemento para a sua lavadora comum apenas quando você precisar dela;
  • Ter um aparelho desses pode otimizar o seu tempo. Enquanto uma máquina lava e seca demora bastante para fazer as duas funções, com uma lavadora e uma secadora separadas, você pode utilizá-las ao mesmo tempo. Essa é uma ótima opção, principalmente, para quem precisa lavar uma grande quantidade de peças em um só dia.

Pontos negativos da secadora de roupas:

  • A secadora é um aparelho à parte, então, você vai precisar encontrar um cantinho para ela na sua lavanderia, seja um modelo de chão ou não. E para quem tem casa pequena, esse pode acabar sendo um grande problema;
  • Ela não é um aparelho indispensável, já que muitas máquinas de lavar fazem as duas funções e acabam sendo mais vantajosas para quem quer economizar espaço;
  • Algumas delas podem ter os preços bem altos, chegando ao valor de uma máquina que faz as duas funções. Então, não hesite em analisar se realmente vale a pena você investir em aparelhos separados;
  • Nem todas as roupas podem ir à secadoras. Sendo assim, você precisa ficar de olho nas etiquetas de todas as peças para não correr o risco de elas encolherem e você acabar perdendo-as.
Vale a pena comprar uma secadora de roupas?

Agora que você já sabe quais são os principais pontos positivos e negativos das secadoras de roupas, confira 5 ótimos modelos e decida qual deles você vai levar para casa:

Secadora Turbo Electrolux ST11 – 11 kg

Começamos a nossa lista com a Secadora Turbo Electrolux  ST11, que não é uma opção muito barata, mas garante ser bem potente e fazer um bom trabalho no dia a dia. Ela tem capacidade para 11 kg e você vai conseguir secar várias roupas ao mesmo tempo com mais facilidade. Com ela, você vai ter acesso a 6 programas de secagem, que são divididos de acordo com o tempo, a quantidade e o tipo de tecido das peças.

Algumas funções que se destacam nela e que vale a pena destacar são: o Pega-fiapos, que retém os pelos que podem ficar grudados nas roupas; o Tira odor, que é ideal para remover os cheiros desagradáveis das peças que ficam guardadas por muito tempo; e o Passa Fácil, que deixa as roupas com um pouco de umidade para facilitar na hora de passá-las.

Secadora de roupas Philco PSC11B – 11 kg

Um outro modelo que também tem capacidade para 11 kg, mas é bem mais barato, é a Secadora de roupas Philco PSC11B. Ideal para secar várias peças de uma só vez, ela oferece 16 programações de lavagens diferentes para você escolher de acordo com as roupas que estiver nela e com as suas necessidades no momento.

Dentre os programas de lavagem há ciclos especiais para roupas delicadas, vários tipos de tecidos diferentes, roupas de bebê, antirrugas, desodorizador, ar frio e com limite de tempo específico. O painel dela é resistente e super fácil de usar, e você vai poder acompanhar todo o processo de secagem através da tampa frontal com vidro transparente.

Prometendo um baixo nível de ruído, esse modelo da Philco também conta com desligamento automático, cesto em zinco, filtro de entrada de ar, gabinete protegido contra corrosão e um sistema de proteção contra superaquecimento.

Secadora de roupas Fischer Super Ciclo – 8 kg

Mas se você quiser algo mais compacto, mais simples e mais barato, também há opções para você. Uma delas é a Secadora de roupas Fischer Super Ciclo, que tem capacidade para 8 kg de roupas úmidas, é suspensa e promete deixar suas peças totalmente secas com mais praticidade. O fechamento da câmara de secagem dela é por zíper e por velcro.

Esse modelo é ideal para quem não precisa secar uma grande quantidade de roupas de uma só vez, já que ela vem com apenas 3 varais fixos e 6 cabides removíveis para você colocar as peças.

E além de contar com um timer mínimo de 30 minutos e máximo de 120, ela também possui um ciclo amaciante de 15 minutos com ar frio para que suas roupas já saiam de lá bem macias e prontas para usar. Fora isso, ela também possui um ciclo contínuo, que você pode ligá-la pelo tempo que desejar.

Secadora Brastemp Ative! Suspensa – 10 kg

Com capacidade para secar até 10 kg de roupas úmidas, a Secadora Brastemp Ative! Suspensa é ideal para quem tem uma lavanderia pequena, mas precisa de uma máquina potente e que faça um bom trabalho no dia a dia. Por ser compacta, você consegue fixá-la em cima da lavadora e poupar o espaço que você dispõe no chão para colocar outros móveis e equipamentos.

Com ela, você vai conseguir secar roupas em poucos minutos, tecidos mais delicados, edredons que possuam até 10 kg e até os seus tênis que demorariam bastante tempo para secar ao sol.

Uma outra função bem bacana nesse modelo e que não está presente em todas as secadoras é o Desodorizador. Optando pela função, você consegue tirar o odor das roupas que estão guardadas há muito tempo ou com um cheiro desagradável, sem precisar fazer todo o processo de lavagem.

Secadora de roupas Mueller Sun – 8 kg

E para finalizar a nossa lista, trouxemos a Secadora de roupas Mueller Sun, que tem capacidade para secar até 8 kg e , por ter a câmara de secagem em PVC, é bem mais barata do que alguns outros modelos tradicionais que citamos. Apesar de vir com apenas 6 cabides removíveis, ela é bem prática e vai facilitar a sua vida, principalmente nos dias de pressa ou que estiverem mais chuvosos.

Nesse modelo, o ciclo mínimo é de 45 minutos e o máximo é de 180, sendo os últimos 15 minutos para o ciclo amaciante com ar frio. Assim, todas as suas roupas já vão sair de lá super macias para o próximo uso.

E se quiser deixar o seu ambiente mais organizado e sem poluição visual, ela conta com o sistema Giro Fácil, que permite que ela seja dobrada até a parede quando não estiver sendo usada.

E então, conseguiu decidir se vale a pena você comprar uma secadora de roupas? Não esquece de contar para a gente nos comentários se você acha que elas são necessárias e qual modelo é o seu preferido.

Mas se você analisou todos os pontos e achar que não vale a pena comprar aparelhos separados, confira 5 ótimas máquinas lava e seca para você comprar e não se arrepender.