A TV Box, apesar de não ser mais muito procurada, devido à ascensão das Smart TVs, ainda é objeto de desejo em 2020! Muitas pessoas ainda possuem aquelas TVs mais antigas e, por muitas vezes acaba pensando que não pode assistir conteúdos online, e está enganado! 

A TV Box é um dispositivo que, quando conectado ao televisor, permite acesso a conteúdos online, como Youtube, Netflix, Amazon Prime, entre outros, além de ser possível baixar aplicativos e jogos. 

E atualmente, o mercado desses produtos não vem com muita força, pois, como dito, as Smart TVs estão cada vez mais em alta e com promoções. Mas isso não significa que você tem que se desfazer do seu modelo antigo para conseguir assistir seus filmes favoritos! 

Aqui nós vamos dar dicas para quem já está cansado de assistir aos canais abertos de sempre, sem precisar comprar uma televisão nova, e ainda vamos citar alguns exemplos de TV Box ideais. Selecionamos os modelos que hoje estão disponíveis e que têm suporte no Brasil, em várias faixas de preço e com ótimos diferenciais.

Pirataria

Primeiramente, devemos alertar que a pirataria é crime, e quem compra um produto como esse deve estar ciente e ficar atento aos mos delos que são vendidos com promessas de dezenas de canais desbloqueados ou que são oferecidos com valores de assinatura que vão além do preço da TV Box em si. As ofertas oferecidas de canais de Tv por listas de IPTV é considerado crime. 

E ainda, esse tipo de produto (pirata) pode invadir a privacidade do usuário, e devemos desconfiar, pois se são produzidos “fora da lei”, nada garante que suas informações pessoais, assim como senhas e endereços de e mail estejam protegidos. 

Tipo de uso

Outra dica para quem deseja e opta por um aparelho desses é a ideia de como vai utilizar, para fazer a escolha correta. É bom saber se o aparelho será usado para rodar apps, serviços de streaming ou games. Se você for o tipo de usuário que pretende rodar aplicativos mais pesados, aconselhamos que busque por uma TV Box mais potente, com hardware mais robusto e com melhor oferta de recursos.

Mas se sua ideia for deixar sua televisão mais funcional ou smart, os modelos mais simples atendem. E se quiser apenas serviços de streaming, é legal buscar um Chromecast, por exemplo.

Marcas conhecidas

Apesar de conhecermos apenas as marcas mais famosas, no mercado ainda existem opções menores, que podem até ser úteis. Porém, a vantagem das marcas conhecidas, é que elas oferecem atualizações de sistema operacional, suporte mais  e garantia de compatibilidade com produtos e serviços.

Selo da Anatel

Algo muito importante a notar no momento da escolha é se o produto está em conformidade com as normas técnicas nacionais. A Agência Nacional de Telecomunicações realiza processos de testes e consequentemente a homologação de eletrônicos à venda no Brasil. E com a TV Box não é diferentes, ela verifica se o produto está em conformidade com os padrões de segurança exigidos pela entidade e se o uso de tecnologias de comunicação sem fio como Wi-Fi ou Bluetooth atende os padrões regulamentados no país.

Especificações

Existem duas especificações técnicas entre as TV Box, sendo a resolução e armazenamento interno. E para escolher bem, é importante verificar se o modelo está de acordo com a tela da televisão, para que a imagem seja de qualidade. E muitos modelos atualmente estão vindo em $K, que apesar se ser um pouco mais caros que os Full HD, o hardware dos primeiros é mais reforçado. 

E sobre a memória interna é outro ponto útil, pois a capacidade do aparelho pode guardar arquivos para serem assistidos posteriormente, e não apenas instalar apps e serviços na TV Box.

Sistema operacional

E aqui nossa dica também vai para o sistema operacional. É importante frisar que no Brasil, os aparelhos terão algum tipo de Android personalizado. E as edições mais antigas devem ser evitadas, pois quanto mais antigo, menor a oferta de aplicativos. Também é útil saber se o fabricante oferece atualizações do sistema, pois constantemente ele é renovado e não vale a pena ter um aparelho antigo e sem vida útil. 

Outro sistema operacional que você pode encontrar é o tvOS, sistema da Apple TV, bem completo, porém com custo elevado. Ele tem uma ótima oferta de conteúdo e é uma ótima opção principalmente para quem já é usuário da marca. 

Sem mais delongas, vamos aos produtos que irão transformar sua TV. 

Smart TV Box Plus Multilaser PC001

A Smart TV Box Multilaser PC001 é compacta e um design bem diferenciado, para não dizer pequeno, o que é ótimo, pois não ocupa espaço. Em suas configurações ela apresenta processador e RAM modestos, sendo quad-core de 1.5 GHz e 1GB respectivamente. Quanto ao armazenamento de dados, a Smart TV Box da Multilaser oferece 8 GB. O aparelho ainda faz conexões via Bluetooth e Wi-Fi, além de porta Ethernet para conexão de rede via cabo e ainda um par de portas USB.

O local para cartão de memória permite expandir o espaço para guardar dados no aparelho. Seu sistema operacional é o Android 4.4 KitKat, podendo ser útil para quem não pretende jogar muitos jogos atuais, já que essa versão é mais antiga. No mais, para plataformas streaming o desenvolvimento é tranquilo. O aparelho ainda conta com um controle remoto sem fio. É um aparelho útil para quem quer “transformar a TV em smart, porém com pouca exigência. 

Apple Tv 4k 

A Apple TV 4K é a solução para quem deseja transformar qualquer TV em smart. E principalmente pra quem gosta da marca, ela está simplesmente incrível. E faz jus ao preço, começando pelo suporte às tecnologias 4K e HDR 10. O aparelho conta ainda com configuração bem fácil e rápida. Nesse caso, o usuário escolhe o país e idioma, coloca a senha Wi-Fi e a conta do iCloud. 

Seu sistema operacional é o tvOS, que é bem intuitivo, especialmente para quem já é usuário de iOS. Seu diferencial é a função que permite sincronizar os aplicativos e a configuração de outras Apple TV. A Apple TV está disponível nas versões 32 e 64 GB, sendo usado para armazenar dados de aplicativos e também as fotos do usuário. O restante, como filmes baixados e jogos, ficam todos salvos na nuvem do iCloud.

TV Box Xiaomi Mi Box S Ultra HD  

A Mi Box S é a alternativa mais barata à Apple TV 4K para transformar qualquer TV com entrada HDMI em smart. Da Xiaomi, o aparelho permite baixar e instalar apps e jogos na memória interna. Ainda conta com conexão USB e Bluetooth para parear caixas de som e fones de ouvido, tem também a conexão wireless, além do controle remoto, super importante. O aparelho promete alta qualidade de imagem em 4K com suporte à tecnologia HDR, que deixa as cores mais vivas e realistas.

A Xiaomi conseguiu trazer para um aparelho mais em conta os mesmos atrativos da marca da maçã, sendo talvez a opção da maioria dos usuários que não pretendem investir tanto em uma TV Box. Ele traz o Chromecast embutido e habilita o compartilhamento de imagens e reprodução de conteúdo do celular, sendo mais prático e rápido, caso você tenha algum filme salvo para assistir. 

TV Box Xiaomi Mi Box S Ultra HD

Smart Box Aquário STV-2000

A SmartBox Aquário STV-2000 é apresentada em uma caixinha preta pequena e leve, sendo discreta para não chamar muita atenção na sua sala. E o uso é bem simples, bastando conectar na TV por meio do cabo HDMI, transformando sua TV comum em smart. Ainda, uma característica interessante, é que para quem ainda possui aquelas televisões que nao tem entrada HDMI, as de tubo, também é possível conectar com esse aparelho, pois ele vem com entrada AV!

Ele vem acompanhado de um controle remoto e ainda vem com botões específicos para apps como YouTube e Spotify. A marca promete que o produto reproduz imagens em 4K, e conta com quatro portas USB, para conectar qualquer dispositivo com essa entrada, sem falar do cartão SD, que deixa expandir a memória do produto em mais 32 GB. E para finalizar suas funcionalidades excepcionais, com ele é possível acessar à Internet por meio de cabo Ethernet, permitindo maior velocidade na conexão.

Depois dessas explicações e modelos (muitos deles mais baratos que uma smart), você não terá mais desculpas para transformar seu televisor simples em uma bela Smartv, não é mesmo? Em nossa sessão de TV Box, temos mais exemplos, só conferir!