A ceia de Natal é um dos momentos mais lindos e simbólicos para muitas famílias. Decorar a mesa com acessórios e peças especiais de Natal é uma forma de tornar a ceia ainda mais marcante. Portanto, nada melhor do que as travessas de mesa para fazer uma apresentação de luxo dos pratos.

Com formatos e materiais diferentes, existem travessas para todo o tipo de situação. Alguns modelos, principalmente os refratários, ainda podem ser levados ao forno, indicado para o preparo de lasanha e arroz à grega, por exemplo.

Por isso é interessante conferir os modelos e características das travessas de mesa, conforme o tipo de refeição que você pretende servir na ceia e a decoração do ambiente e da mesa. Desse modo, trouxemos aqui algumas das principais opções de travessa de mesa para o Natal 2021.

Decorando a Ceia: Travessas de Mesa para o Natal 2020

Opções de travessas de mesa

A escolha das travessas de mesa vai muito de acordo com o perfil de uso que você pretende dar a ela. Se a intenção é buscar por um modelo prático, que seja útil para além da ceia de Natal, os modelos de vidro costumam ser os preferidos, por sua resistência e versatilidade.

Bem como as travessas de vidros, as de porcelana também são interessantes para diversas situações, pois também podem ser levadas ao forno. No entanto, se você prefere opções mais no sentido de decoração, as travessas de cerâmica, ou até mesmo de madeira, estão em alta.

Ademais, leve em conta o número de pessoas que serão servidas na ceia, pois isso é importante para escolher o tamanho das travessas de mesa. Em relação ao formato, as mais tradicionais são retangulares e ovais, mas algumas opções em formato de folhas e peixes, por exemplo, podem ajudar na composição do prato.

Decorando a Ceia: Travessas de Mesa para o Natal 2020

Travessa em cerâmica 1,8 L

Certamente o vermelho é a cor que mais nos remete ao Natal, pois é o tom principal da roupa do Papai Noel, por exemplo. Combinado com detalhes em branco e também em verde, o clima natalino já está posto.

Portanto, para combinar com toda essa decoração, é interessante travessas de mesa que sigam nestas tonalidades. A Travessa em cerâmica 1,8 L Vermelha é ideal para a ceia de Natal também por isso.

Apesar de ser produzida em cerâmica, a peça é adequada para ir ao forno numa temperatura de até 250ºC. Num formato retangular e 7mm de espessura nas bordas, esta travessa casa muito bem com pratos gratinados, além do clássico arroz à grega.

Travessa de Vidro Refratária

Para você que busca opções de travessas de mesa com valor mais em conta e ainda podendo executar diversas tarefas, a opção mais indicada é a Travessa de Vidro Refratária. De fácil limpeza e uso prático, essa travessa tem um ótimo custo benefício também pela durabilidade e versatilidade.

Com volume de 1,6 litros, ela é ideal para preparar receitas de forno ou também de geladeira, principalmente nas sobremesas.

Em formato retangular, o modelo tem duas alças nas laterais, para facilitar o manuseio em alta temperatura. Além disso, a travessa de mesa em vidro combina com qualquer decoração, pois assume as cores da refeição e ainda permite valorizar os detalhes de cada prato.

Prato em cerâmica Folha de Banana

Como já mencionamos no inicio do artigo, algumas travessas de mesa são ornamentos decorativos, mas que deixam a montagem do prato ainda mais exuberante. Desse modo, o Prato em cerâmica Folha de Banana é um ótimo exemplar destes modelos de travessa.

O formato de folha da bananeira e a cor verde são aspectos que dão vivacidade a peça, que dá contraste aos detalhes em branco da ceia de Natal, além de harmonizar muito bem com o vermelho.

Não podendo ser levada ao forno, estas travessas de mesa são apropriadas para a montagem de pratos secos ou até mesmo com molho já prontos, como batatas, carnes, massas e muito mais.

Travessa de Cerâmica Tramontina Oval

A Tramontina é uma das grandes marcas brasileiras de produtos e acessórios para cozinha, como coifas, panelas, talheres e travessas de mesa. Portanto, para decorar a mensa na ceia de Natal, nada melhor do que a Travessa de Cerâmica Tramontina Oval.

Produzida em cerâmica esmaltada na parte de fora, essa travessa suporta tanto o calor dos fornos quanto o frio de freezers e congeladores, com temperatura indicada entre -18°C e 260°C. É importante lembrar que a travessa deve estar pelo menos a 10cm da fonte de calor e sobre uma grade.

Ademais, a cor azul e o formato oval dão a esta travessa também um visual decorativo interessante, pois assim como o verde também se acentua ao visual da ceia sem maiores problemas.

Para fazer o manuseio sem qualquer risco, as alças laterais e luvas térmicas são essenciais no uso destas travessas de mesa.

Travessa de Cristal Bon Gourmet

Peças em cristal sempre garantem um glamour e elegância na cozinha, ainda mais quando estamos falando de travessas de mesa. Desse modo, a Travessa de Cristal Bon Gourmet é uma peça super interessante para a ceia de Natal.

Versátil, a peça pode ser usada em diversas situações e para servir variados cardápios. Por exemplo, é comum que a ceia de Natal também seja composta por muitas frutas, principalmente as tropicais. Portanto, essa travessa pode tornar o mix de frutas ainda mais imponente.

Mesmo sendo bastante resistente e com uma boa espessura, não é recomendado que esta travessa seja levada ao fogo ou ao forno. No mais, mesmo sendo um modelo mais raso, a travessa de mesa em cristal tem capacidade para até 1,2 litros.

Travessa de Porcelana Retangular

Completando a lista de travessas de mesa para celebrar a ceia de Natal, vamos trazer aqui uma modelo de Travessa de Porcelana Retangular Branca. Adequada não somente para o Natal, o modelo de travessa é interessante para diversos pratos, mesmo não podendo ir ao forno.

O esmalte da porcelana garante a travessa um brilho discreto, mas que confere elegância e ajuda na decoração da mesa. Apesar de não ir ao forno, a peça pode ser usada para alimentos quentes, como carnes, molhos e massas.

Ademais, é preciso ter alguns cuidados na hora de fazer a limpeza da travessa, como usar apenas detergente e esponja macia, ser utilizar abrasivos ou esponjas de aço para remover os residuos. Se necessário, mantenha água e sabão por alguns minutos para soltar os restos de alimento.

Considerações finais

A importância que a ceia de Natal tem para todos nós exige que as travessas de mesa para a ceia sejam elegantes, práticas e que produzam um visual agradável a todos.

Com todas as opções que trouxemos ao longo do artigo, podendo ser combinadas entre elas, ficará mais fácil escolher a peça que mais combina com a sua decoração e os pratos que pretende servir no Natal.