O skate é um dos principais esportes urbanos praticados no Brasil e no mundo. Por isso as marcas sempre lançam os top 5 skate mais descolados do momento. Além da prática do esporte, eles também se tornaram práticos meios de tranporte ainda mais com as ampliações de faixas de ciclovias nas metrópoles.

E essa facilidade para o transporte ficou ainda mais evidente com os modelos de skates elétricos. Portanto, é interessante acompanhar não somente quais são os modelos mais descolados no momento, mas também quais características um bom modelo deve ter. Por isso, no tópico a seguir vamos detalhar algumas destas principais características de cada modelo.

O skate é um dos principais esportes urbanos praticados no Brasil e no mundo. Por isso as marcas sempre lançam os top 5 skate mais descolados do momento.

Quais as principais caracteristícas de skate

Como já foi dito, os skates têm diversas funções e finalidades para as quais podem ser usadas. Para crianças e adolescentes é comum o uso para brincar em praças e ambientes públicos, por exemplo. Já jovens e adultos costumam participar mais de torneios de manobras ou apenas para deslocamentos dentro do próprio bairro ou cidade.

Todas estas utilidades irão definir quais caracterísiticas que você busca no modelo. Quem usa para andar em alta velocidade e nas ruas e calçadas com buracos e irregularidades, por exemplo, deve estar ligado ao índice ABEC. Em uma escala de 1 a 11 esse índice aponta o nível de qualidade dos rolamentos de cada skate. Sendo assim, equipamentos ABEC-7 são ideais.

Outra informação importante é o tamanho do shape de cada modelo. O shape é o nome dado para a tábua do equipamento. Os três principais modelos são o skateboard, longboard e cruiser.

O skateboard é o formato clássico, com 73 cm a 83 cm de comprimento, ideal para movimentos radicais e esportes. Já o formato longboard é indicado para asfaltos e locais com mais velocidade, tendo também maior espaço na prancha. Por fim, o cruiser é o mais compacto, prático para usar no dia a dia em trajetos curtos, mas com uma tábua menor.

Skate cruiser Bob Burniquist aguia ES168

Então vamos começar a lista com os cinco skates mais descolados do momento com esse modelo crusier da grife Bob Burniquist, uma dos principais skatistas do mundo.

O skate Cruiser Bob Burniquist aguia ES168 vem com um design totalmente arrojado, com designs e pinturas na parte de baixo do shape. Já na parte de cima a prancha tem um tom amadeirado claro, oferecendo um contraste maior e elegância.

Além de toda a beleza visual, o aguia ES168 é super indicado para quem usa os skates como meio de transporte, pela leveza, que permite um deslocamento mais rápido no trânsito da cidade. Ademais, a praticidade que o tamanho do shape oferece torna mais fácil de carregar e colocar até mesmo em mochila.

Por fim, vale lembrar que esse é um modelo com ABEC-7, permitindo o melhor rolamento das rodas, tendo também o shape produzido em madeira, o que permite mais estabilidade e manobras mais radicais.

Skate Longboard Breeze Mormaii

Agora vamos falar de uma outra grife gigante no meio dos esportes radicais. Todos sabem que a Mormaii é uma das principais fabricantes de equipamentos esportivos, como os skates.

Desse modo, o skate Longboard Breeze Mormaii é super indicado para quem gosta de altas aventuras em cima das rodinhas. Com o shape maior, este é o modelo mais adequado para andar em pistas longas, principalmente asfaltadas ou com solo mais rígido.

Com o certificado ABEC-7, o modelo da Mormaii permite o alcance de uma velocidade ainda maior e manobras radicais, para arrasar na disputa com os amigos ou até mesmo em torneios da categoria.

Voltando ao shape, na parte de cima ele vem no design clássico, na cor preta e com lixas que permitem mais aderência e segurança aos skatistas. Na parte de baixo a decoração fica por conta de designs da marca e tons em preto, branco e verde. O rolamento ABEC-7 é produzido com aço cromado e alumínio.

Skateboard Mormaii Alpha Shape Verão

E por falar em clássicos, não poderiamos deixar de falar desse estilo que é o mais clássico entre os skates, que tornou o acessório popular mundo afora. O skateboard, ou skates street, como também são conhecidos, são indicados basicamente para todos os estilos e gostos.

Então, o skateboard Mormaii Alpha Shape é indicado para aqueles que gostam de fazer manobras nas quadras e praças, onde o shape ondulado permite fazer giros com muito mais facilidade. Além disso, a madeira do shape é produzida em 100% maple, que é considerada a melhor madeira para skates.

Os rolamentos deste modelo da Mormaii também chamam a atenção. Com selo ABEC-5, essa categoria oferece menos aderência ao chão, o que permite as manobras mais radicais. No design podemos falar que remete ao verão e a praia, pelas cores quentes e vivas da parte de baixo do shape, como azul, vermelho e amarelo.

Skate Eletrico Atrio Cruiser com Controle Remoto

Se por um lado os skates clássicos têm todos os seus charmes, design e elegância, os skates elétricos é a tendência mais recente e que mais cresce entre os fãs. Isso tudo é, antes de tudo, o resultado da praticidade que um motor elétrico pode oferecer.

No caso do Atrio Crusier com Controle Remoto, essa praticidade é elevada a potência máxima, devido ao shape Crusier, famoso por seu tamanho e versatilidade no trânsito urbano. Com os skates elétricos da Atrio é possível atingir uma velocidade máxima de até 15Km/H, além de suportar 15º de inclinação.

Para consolidar ainda mais o desempenho desse modelo, as rodas são do modelo 80A, que significa maior absorção para as irregularidades do solo. Ademais, a bateria elétrica tem autonomia de uso por até 12km de rodagem. Através do controle remoto é possível visualizar o nível de bateria, bem como controlar a velocidade empregada.

Skate Longboard Red Nose

Voltando novamente aos skates com designs, formas e marcas clásscas, vamos fechar a lista com um modelo Longboard da Red Nose. A empresa brasileira de calçados, roupas e acessórios de esportes radicais tem uma longa tradição nesse segmento.

O Longboard da Red Nose conta com rolamentos ABEC-7 produzidos totalmente em aço cromado. Além disso, o shape tem na parte superior uma camada com lixa antiderrapante, prendendo melhor os pés e dando maior segurança em alta velocidade.

A parte de baixo do shape é onde todo o lado clássico e conceitual da peça ganha espaço. Com uma faixa vermelha ao centro e outras duas brancas e pretas nas bordas. Ao centro da prancha também o simbolo da fabricante, marca registrada nos seus produtos.

Desse modo, você pode usar essa peça em passeios públicos, em ruas e alamedas com amplo espaço de circulação, ainda tirando uma onda com a velocidade e design. Agora, se você é daqueles amam skates e tem interesse de decorar a casa com um, essa é uma peça adequada, que sintonizam bem com paredes amadeiradas.

Considerações finais

Escolher um entre tantos modelos de alto nível que temos a disposição vai muito em relação ao estilo de vida, preferências pessoais e rotina. Para quem pretente escapar do trânsito das grandes metrópoles e ainda praticar esportes, os modelos Cruiser convencional ou elétrico, são os mais recomendados.

Agora, se a busca é mais no sentido de aproveitar melhores espaços e versatilidade, as versões Longboard irão se encaixar no seu estilo. Ademais, quem utiliza quadras e pistas para manobras e torneios, o skateboard tem um perfil parecido com o seu.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos