A panela a vapor é aquele item muito útil quando o assunto é preparar refeições mais saudáveis. Com ela é possível cozinhar legumes e outros alimentos de forma bem prática e simples. Muito famosas no oriente e agora se tornando cada vez mais populares no ocidente, elas são fabricadas para realizar um cozimento lento, mantendo o sabor natural, além dos nutrientes dos alimentos.

E no mercado existem diversos modelos e tipos, tem as tradicionais, as com tampa de vidro, com painel digital e até mesmo as que vão ao microondas. Mas é preciso saber como escolher o modelo ideal para sua rotina, que vai depender da praticidade do uso, o tamanho da sua família, além, dos diferentes tipos, como citado acima. 

Aqui nós vamos dar algumas dicas para escolher melhor sua panela a vapor ideal e os exemplos, claro, de modelos lindos e funcionais.  

Benefícios do cozimento a vapor

Vários são os benefícios de se cozinhar em uma panela desse modelo. E quando o alimento (principalmente legumes) é cozido com água, ele perde seus nutrientes, sendo que na panela a vapor eles perdem muito menos nutrientes, vitaminas e sais minerais durante o processo. Nesse processo você economiza óleos ou azeites, fazendo das suas refeições muito mais saudáveis, além do sabor e cor ficarem muito mais conservados.

Cozinhar a Vapor | O que é cozimento a vapor e como fazer

Tipo de panela de acordo com a forma de preparo

  • Tradicional: Esse modelo também é chamado de cozi vapor, pois é similar a uma panela comum, porém com estrutura diferente. Sua base vai direto ao fogão, e é também onde se coloca a água. Em cima dela vem outro compartimento com furinhos, por onde o vapor da água sobe, garantindo o cozimento. Além de serem funcionais, são econômicas, sendo ideais para quem não quer gastar muito, e para aqueles que amam uma comida feita no fogão. 
  • Para Micro-ondas: O modelo para microondas tem a estrutura bem parecida com a de vasilhas, onde seus compartimentos são para água e os alimentos, separadamente. Garantem mais facilidade na hora de limpar, e para cozinhar, basta colocá-la no aparelho e programar o tempo, sem precisar sujar mais panelas ou usar o fogão. Essa opção é a mais barata para quem quer ter alimentos cozidos de forma mais saudável em casa. 
  • Elétrica: E por último, e como com tudo atualmente já existe o modelo elétrico, com a panela a vapor não seria diferente. Os modelos elétricos nada mais são que um recipiente, que através de uma resistência, aquece a água de um reservatório para a produção de vapor, que por sua vez passa por compartimentos enquanto aquece os alimentos. Ele tem como vantagem o número de compartimentos,  que normalmente é maior, além de possuir controle de tempo e monitoramento da água presente no reservatório. E o que a faz ganhar o coração de muitos usuários é que ele é compacto, muito fácil de lavar e de armazenar. Para se tornar ainda mais prático, basta saber o tempo certo de cozimento dos alimentos, sem precisar ficar olhando a todo momento para saber quando estão prontos, muito rápido e funcional, perfeito para quem é muito atarefado.

Capacidade e compartimentos

E para te adiantar a respeito de quanto cabe em sua futura panela a vapor, verificamos que existem panelas com 1,3 litro e ainda modelos com 7 litros. A variação é boa, e no dia a dia, quando se vai cozinhar pratos mais simples, uma panela menor pode ser útil. Agora se a família for grande, ou precisa preparar mais alimentos opte por aquelas com mais de 3 litros e com compartimentos para alimentos extras. Os modelos tradicionais normalmente tem de 1 até 2 andares, muito úteis para quem deseja preparar várias receitas ao mesmo tempo.

Vamos às top 5 panelas a vapor para você comprar ainda esse ano!

Panela Al Vapore Dona Chefa – Vermelha

Essa panela é um caso à parte quando falamos em cozimento de qualidade. Da marca Dona Chefa, a Panela Al Vapore é uma legumeira feita em alumínio antiaderente interno e pintura externa vermelha. Ela vem com duas caçarolas com alças de baquelite, sendo ideal para cozinhar no vapor ou em banho maria. Sua tampa é de vidro temperado com borda de aço inox, em que você pode acompanhar o processo sem precisar abrir. Seu sistema de troca de vapor e calor permite refogar e cozinhar no vapor mais rápido que você imagina! 
Conteúdo: 01 caçarola 19×8,5 cm, 01 caçarola perfurada 19×8,5 cm, 01 tampa de vidro

Panela a Vapor Alumínio Remaza

A Panela Espagueteira Remaza vai te proporcionar fazer as mais variadas receitas, desde as mais saudáveis, até pudins e espaguetes. Mais uma do modelo tradicional, ela serve para cozinhar vários alimentos no vapor, fazer pudins em banho maria além da função de espagueteira. Sua fabricação é em alumínio craqueado de fácil limpeza, e no conjunto vem 1 forma de pudim, 1 forma de cozimento (com furos) para preparar os alimentos no vapor e 1 panela em formato de caldeirão, com 20 cm de diâmetro por 12 cm de altura. 

Panela a Vapor aço inox Braslu

Pensa em uma panela grande que vai fazer alimentos no vapor para a família inteira? Estamos falando da Panela a Vapor Braslu, que com seus incríveis 7 litros de capacidade, é ideal para facilitar o seu dia a dia na cozinha. A tampa de vidro permite acompanhar todo o processo de cozimentos dos alimentos sem precisar abri-la. Ela é ideal para o cozimento de alimentos no vapor, além disso, é multiuso e pode ser utilizada como escorredor de massa, cozinhar um pudim, bolo, e você pode utilizar também como panela comum.

E para facilitar na limpeza, ela pode ser levada à lava louças e a todos os tipos de fogões. seja a gás, elétrico, indução e vitrocerâmico. Feita em aço inoxidável de alta durabilidade e fundo triplo, essa panela é um produto, que além de lindo, tem design moderno e alta qualidade. Suas medidas são 11 cm de altura,  31 cm de largura e 95 cm de diâmetro. 

Panela de Cozimento a Vapor para Microondas Electrolux

E como exemplo para microondas, a Panela de Cozimento a Vapor Electrolux é excepcional. Com muito menos tempo de preparo, ela faz suas refeições mais saudáveis e de maneira prática. Ela preserva as vitaminas e nutrientes dos alimentos, além de descongelar de forma rápida. Recomendada para cozimento de verduras e legumes no microondas, sem a necessidade de adicionar óleo, podendo utilizar apenas água quente. A panela pode ser levada ao freezer, máquina de lavar louças e suporta temperaturas entre -18°C até 120°C. Perfeita para quem tem família pequena ou mora sozinho, ela é bem leve e fácil de guardar, com 12 cm de altura e 21 cm de largura.

Panela a Vapor Digital Hamilton Beach

Quem diria que algum dia teríamos panela a vapor elétrica? A Panela Digital Hamilton Beach é a solução dos problemas para quem precisa de refeições saudáveis mas não tem muito tempo para checar se o alimento já ficou pronto. Ela foi desenvolvida para preparo rápido, funciona perfeitamente para cozinhar todas as variedades de legumes, vegetais, além de arroz e também frango, peixe, entre outros. O diferencial é que dá pra cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo, pois ela possui duas bandejas com separador removível.

Sua capacidade é de 5,2 litros, ou seja, você pode fazer a refeição inteira nela com conforto e rapidez. Seu display ajuda muito, pois marca o tempo em contagem regressiva, e não é necessário ficar preocupado, que quando ela termina o processo, ainda mantém os alimentos aquecidos. Seu armazenamento é compacto, sendo perfeita para guardar em armários sem dificuldade. Vem ainda com uma tigela de arroz, tem 800W de potência e garantia de 3 anos. 

Com uma lista de itens utilissimos como essa, não tem como não querer uma, não é mesmo? Além de práticas, são funcionais e saudáveis, vale a pena ter uma panela a vapor em casa! Se você quiser ver mais modelos, nós temos uma sessão inteira te esperando!