Fazer uma tatuagem requer cuidados, não só no dia do procedimento ou na cicatrização, mas por toda a vida. De nada adianta escolher um bom profissional se você não seguir à risca as recomendações de curto e médio prazo. Um deslize que pode parecer pequeno é capaz de afetar a saúde e aparência da sua tatuagem de forma irreversível.

Não estamos querendo assustar ninguém com esse assunto, como já dissemos, é possível manter sua tatuagem bonita e saudável com pequenos cuidados. Pensando nisso, vamos repassar com você algumas recomendações e te apresentar produtos que vão te ajudar a conservar sua tatuagem por muito mais tempo.

Antes da tatuagem

Primeiro tenha certeza de que o profissional escolhido possui qualidade e segue todos os procedimentos necessários para uma tatuagem segura. Você pode entrar em contato com ele e pedir recomendações sobre o pré tatuagem, hoje vamos te adiantar dois cuidados: alimentação e hidratação.

Antes de fazer o procedimento, se alimente de forma saudável e balanceada, evitando o consumo de álcool. Lembre-se também de beber muita água, principalmente na véspera, para manter uma hidratação perfeita.

Tatuagem nas Forças Armadas: o que é permitido?

No dia da tatuagem

Chegou o grande dia! Para quem já possui tatuagens, tudo pode parecer simples, mas para os novatos não é bem assim. Tenha a certeza de que o profissional escolhido usa agulhas descartáveis e uma tinta de qualidade. Além de poderem afetar a sua saúde, esses aspectos têm ligação direta com o resultado do trabalho.

O que não pode comer depois de fazer tatuagem? Veja os cuidados | MS

Depois da tatuagem 

Acabou o sofrimento e já está curtindo sua arte nova? Agora os cuidados começam para valer. Tenha em mãos uma pomada para cicatrização, mantenha a alimentação balanceada e siga a recomendação do tatuador quanto ao uso do plástico protetor.

Nos próximos dias, você deve manter a área da tatuagem sempre limpa e hidratada. Dentro de pouco tempo sua tatuagem vai começar a descascar e é MUITO importante não puxar a pele que está se soltando. Essa simples atitude pode causar danos ao trabalho, além de machucar sua pele.

CICATRIZAÇÃO: COMO CUIDAR DA SUA TATUAGEM - Dicas e Truques #6 - YouTube

 A longo prazo

Depois de todas essas recomendações, é preciso seguir os cuidados a longo prazo para manter a saúde e a cor da sua arte. Tenha sempre um hidratante de qualidade e um protetor solar de no mínimo 50 FPS na sua bolsa. O hidratante deve ser aplicado todos os dias para manter sua pele hidratada, como o próprio nome do produto sugere. O protetor solar por sua vez deve ser aplicado sempre que você sair na rua, mesmo nos dias de menor calor.

Tatuagem em pele negra: Tire todas as dúvidas! - Blog Tattoo2me

Já anotou todas as dicas e marcou o grande dia? Então prepare o seu carrinho virtual e confira quais produtos devem entrar na sua lista de compras!

Sabonete Cremoso – Long Life Tattoo

O primeiro item da nossa lista é essencial para se obter uma boa cicatrização da tatuagem. O sabonete cremoso da Long Life Tattoo possui uma textura cremosa, como o próprio nome já diz, o que é ideal para os primeiros dias de recuperação. Depois do procedimento o local tende a ficar sensível ao toque, por isso é legal investir em sabonetes líquidos para fazer sua higiene sem sentir dores. A composição desse produto conta com extratos de camomila, hamamélis e hortelã, ingredientes naturais que são conhecidos por suas propriedades relaxantes, que vão ajudar a acalmar e suavizar a área tatuada, proporcionando maior conforto ao longo dos dias.

Quando usar? Você deve usar o sabonete todas as vezes em que for passar a pomada cicatrizante ou sempre que perceber que a área necessita de higienização.

Creme Bepantriz Tattoo

O processo da tatuagem conta com o uso de agulhas que penetram a pele milhares de vezes durante todo o trabalho, criando uma espécie de ferimento na pele. Cada um dos “furinhos” precisa de cuidado para cicatrizar de forma perfeita e não afetar o resultado. A pomada cicatrizante é essencial para acelerar esse processo e garantir que ele aconteça da forma esperada. A opção que trazemos hoje é a Bepantriz Tattoo creme, que além de garantir uma cicatrização perfeita, contribui para a hidratação da pele. Sua fórmula é enriquecida com dexpantenol e conta também com lanolina e óleo de amêndoas. A união dessas substâncias garante a proteção contra o ressecamento e a descamação da pele durante todo processo de cicatrização.

Quando usar? A pomada deve ser utilizada todos os dias durante a cicatrização, podendo ser aplicada sempre que você sentir ressecamento na área.

Tattoo Balm Phinella Cosméticos

Seguimos a nossa lista com um produto super baratinho que vai te ajudar a manter a saúde e beleza da sua tatuagem. O Balm Tattoo foi desenvolvido pela Phinella com o objetivo de oferecer hidratação para a pele e proteger a sua arte dos efeitos nocivos causados a longo prazo pela ação do sol. Esse produto te ajuda a retardar o desbotamento dos pigmentos, mantendo sua tatuagem com cara de que acabou de sair do estúdio por muito mais tempo. O balm ainda possui ação anti-inflamatória, que auxilia no processo de cicatrização.

Quando usar? Esse é um produto que pode ser usado tanto no processo de cicatrização quanto a longo prazo. Em ambas as situações, recomendamos o uso quando você sentir que a pele precisa de hidratação. É importante manter os outros cuidados, independente do uso do balm.

Protetor Solar Neutrogena Sun Fresh FPS 50

O sol é um dos maiores inimigos da tatuagem, responsável por causar danos irreversíveis durante a cicatrização e por acelerar o desbotamento dos pigmentos a longo prazo. Para evitar todos esses danos, é essencial proteger a sua pele todos os dias. O protetor solar Sun Fresh FPS50 da Neutrogena mantém a sua pele protegida contra os raios UV enquanto promove uma hidratação intensa.

Esse é um produto que pode ser usado no rosto e no corpo. Com uma textura fluída, ele é super fácil de espalhar e possui rápida absorção, o que evita aquela sensação desagradável de estar “pregando”. Indicado para todos os tipos de pele, ele é recomendado para todos os tatuados de plantão.

Quando usar? O protetor solar deve fazer parte da rotina, sendo aplicado todos os dias antes de sair de casa.

Hidratante Corporal Intensivo Neutrogena Norwegian Sem Fragrância

Já falamos bastante de hidratação, não é mesmo? Quando o assunto são tatuagens, hidratar a pele nunca é demais, por isso temos mais uma indicação de produto para esse fim. O hidratante corporal intensivo Neutrogena Norwegian é ideal para todos os tatuados e o melhor: não possui nenhum cheiro. Fabricado especialmente para peles secas e extra-secas, ele mantém a hidratação da área por até 24 horas após a aplicação, diminuindo a descamação e o ressecamento. Sua fórmula com glicerina faz com que você sinta a diferença desde o primeiro uso, além de permitir que você aplique esse hidratante nas peles mais sensíveis.

Quando usar? O hidratante é tão importante quanto o protetor solar e deve fazer parte da rotina dos tatuados. Durante e após a cicatrização, aplique o creme quando sentir que a pele está ressecada.

Conta para a gente, você conhecia todos esses cuidados pré e pós tatuagem? Nem todos os tatuados possuem essa rotina, mas nunca é tarde para começar! Com um pouco de tempo, dinheiro e dedicação você pode fazer suas artes favoritas ficarem ainda mais bonitas na sua pele.