O tapete é considerado um item de decoração. Seja na sala, no quarto, atualmente ele é utilizado independente do tamanho do cômodo, sendo sempre bem vindo. Os tamanhos são dos mais variados, assim como cores e materiais, e por isso a escolha desse artigo decorativo tem sido tão difícil quanto a de qualquer outro mobiliário da casa.

E as funções dos tapetes podem ser as mais diversas, sendo para deixar o ambiente mais aconchegante, ou mesmo separar cômodos, esconder alguma falha no piso, ou mesmo protegê-lo de arranhões causados por sapatos. Há ainda quem utilize aqueles tapetes mais grossos e felpudos para aquecimento do ambiente, quando possui clima mais frio. Além disso, mesmo em países tropicais, o uso é liberado dos mais comuns, para garantir o estilo da sala. 

Nós vamos falar aqui sobre os tapetes para sala. E com dicas e modelos lindos, com certeza você vai conseguir escolher o melhor e mais ideal!

Como escolher o tapete?

A primeira dica que damos que irá facilitar e muito na escolha do tapete ideal é deixar para adquiri-lo durante as fases finais da decoração. O ideal é que após escolher o melhor modelo que caia bem na sua sala, falte apenas a decisão sobre os demais objetos decorativos. Assim a harmonização será mais fácil e intuitiva.

E caso a escolha seja errada, a sala pode até mesmo parecer outra! Com impressão mais disforme e menos atrativa, dependendo da forma em que foi posicionado ou mesmo o tamanho e cor. Ainda, mesmo que não tenha nada a ver com decoração, mas com bem estar, é também importante se atentar a alguns fatores como, se há alérgicos na casa, como será feita a manutenção da peça e qual seria a principal funcionalidade do tapete.

Tamanho

O tamanho é uma característica essencial para a sala. Ele precisa ser proporcional, e para ficar mais harmonioso, o tapete deve cobrir a área “em aberto” da sala, ficando ainda mais lindo se colocado alguns centímetros abaixo do sofá e rente a estante, por exemplo. 

O ideal é medir antes o espaço da sua sala para que na loja já tenha esses valores e consiga escolher adequadamente. Se for comprar online, atente-se pelas medidas também. E não precisa ser tão exato, até porque como dissemos, o tapete passar por baixo do sofá, ou mesmo ter a medida um pouco maior que seu comprimento, não afeta na decoração.  

Cor

A cor deve ser escolhida da seguinte maneira: você deve saber se o seu tapete será apenas uma parte da decoração ou a peça de destaque. Com base nisso, você vai poder optar por cores e estilos mais decorativos ou neutros. Se sua intenção for apenas de complemento a outros itens decorativos, a dica é buscar por cores neutras e com texturas. Fica lindo!

Agora, se você quiser que o tapete seja o protagonista da sala, é legal que opte por cores fortes, que contraste com os móveis e mesmo com os outros objetos. Você pode optar por um tapete sóbrio com alguma interferência de cor que já está utilizando na decoração ou mesmo uma cor que complemente no oposto.

Estilo

Falando em estilo, não podemos pensar em outra coisa senão formatos. Para quem gosta de um ambiente mais moderno, pode optar pelos redondos, pois eles se caracterizam por serem mais difíceis de serem usados, e a dica é, em cômodos grandes o tapete redondo cai bem quando a mobília fica toda sobre ele, agora, se for um ambiente menor, é indicado utilizar vários tapetes redondos de tamanhos menores.

E existem estilos para todos os gostos, primeiramente o clássico, que contempla aqueles persas, elegantes e bem peludos. Logo após vem o estilo moderno, que contempla os tapetes mais coloridos em formato geométrico, com relevos. E ainda tem aqueles com estilo artesanal, feitos com cores neutras e dos mais variados tipos de fios, como os de crochê.

Material

Ao escolher seu artigo de decoração, você vai encontrar muitos materiais disponíveis para compor. Hoje o mercado possui uma variedade de tipos de fios, e os tapetes mais comuns são feitos de lã, acrílico, poliéster, couro ou fibra sintética. O de lã tem maior duração e maciez, tem qualidade e a manutenção é ótima. Além disso possui variedade de cores, e o único ponto fraco é o custo. 

Mas para quem não pode gastar muito com esse material, pode tentar substituir com o acrílico, que imita bem a textura. A desvantagem é que não é muito durável. Outro material muito utilizado em salas é o poliéster, que também é chamado de fio de seda. 

Ainda existe o material que é ideal para pessoas que possuem alergias, a fibra sintética. Ela normalmente vem com tratamento antiácaro e são resistentes.

Tapete Felpudo Para Sala Bege Mesclado – Essência enxovais

Esse é contemplado pelo estilo clássico, o Tapete Felpudo para Sala Essência Enxovais tem 2 metros de comprimento e 2,40 de largura, sendo fabricado sob medida mediante a solicitação antecipada. Ele vem na cor bege mesclado, tem proteção antiácaro, anti-mofo, anti-alérgico e antiderrapante. E apesar de ser grosso devido os pêlos, ele é de fácil manutenção e limpeza, pois os fios são sedosos que facilitam a retirada de impurezas, além disso, suas cores não desbotam com as lavagens ou exposição solar. O produto é ortopedicamente correto e transmite menor impacto às articulações. 

Tapete Retangular Quarto e Sala Safari Santos e Luan

O Tapete Retangular para Quarto e Sala Safari é da marca Santos e Luan, bem conhecida no ramo de enxovais e tapeçaria. Ele é de pelúcia, feito com acabamento em viés e estampa no tema de Safari. muito lindo, combina tanto no ambiente da sala como no quarto. Seu tamanho é de 2,00 metros por 1,40m, tem a base em EVA, que evita escorregamentos, é lavável e atóxico e dá um toque de modernidade para sua sala. 

Tapete Ondulado para Quarto e Sala Liso Santos e Luan

Outro da mesma marca anterior, o Tapete Ondulado para Quarto e Sala Liso também é de pelúcia, porém quadrado com acabamento ondulado, medindo 1,33m por 1,33m. Na cor branca, seu acabamento é em viés, o tecido superior é 100% acrílico e a base emborrachada em EVA. Um produto para quem quer algo diferenciados dos tapetes comuns, além de ter os mesmos benefícios como ser lavável e atóxico. 

Tapete Redondo Wevans Vitral

Para quem adora algo diferente na sala, vai amar esse! O Tapete Redondo Wevans Vitral tem 84cm de diâmetro, todo feito em microfibra 100% poliéster e estampa digital de alta qualidade, além de sua base ser confeccionada em emborrachado antiderrapante. Ainda, suas bordas tem costura reforçada. Suas cores são vivas, estampas modernas, criativas e clássicas, enfim, para todos os gostos e estilos, esse tapete chama atenção em qualquer sala!

Tapete Redondo Veludo Marbella

O Tapete Marbella é um charme a parte. Na cor vermelha, ele conta com detalhes que podem deixar sua casa muito mais confortável e aconchegante. Da marca Rayza, e com 2 metros de diâmetro, ele é redondo e feito todo em poliéster, tem um desenho com estilo mandala, e será capaz de transformar profundamente a decoração de qualquer cômodo do seu espaço.

BÔNUS:
Tapete Crochê Redondo Para Sala 

Esse é um modelo para os mais rústicos. Feito a mão com barbante de algodão na cor cru, o Tapete Redondo Crochê é lindo e dará um toque de arte ao ambiente. Com 1,50m de diâmetro, ele promove conforto e elegância dando aquele toque sofisticado e ao mesmo tempo rústico na sua decoração. Muito versátil, ele pode ser utilizado tanto na sala quanto no quarto. 

Agora é a hora de você escolher seu estilo de tapete e o melhor modelo para sua sala! Conta pra gente qual mais gostou e se quiser, dá uma olhadinha em nossa sessão de tapetes, lá está recheado de produtos lindos!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos