O suspense é uma categoria muito procurada no universo literário e cinematográfico. Como o próprio nome já diz, esse estilo de livro tem como objetivo instigar o leitor e despertar sentimentos de ansiedade e incerteza a partir do fatos principais contidos na obra.

Aproveitando que 2020 está chegando ao fim, separamos alguns dos títulos mais buscados e queridos pelo público dentro desse gênero durante todo o ano. Antes de indicar os melhores livros, vamos falar um pouco mais sobre o gênero e te dar algumas dicas sobre como acertar em cheio na hora de comprar seus suspenses:

Como saber se eu gosto de suspenses?

Nem todas as pessoas possuem o hábito da leitura, mas com certeza você assiste filmes e séries com alguma frequência, não é mesmo? Esse é um ótimo termômetro para identificar qual o seu gênero literário favorito. Se você gosta de filmes policiais e de suspense, provavelmente encontrará o que procura nesse gênero literário.

6 livros sobre logística reversa que você precisa ler - Maplink

Conheça os principais subgêneros do suspense

O suspense possui alguns subgêneros, sendo os mais conhecidos o policial, psicológico e sobrenatural. No subgênero policial você vai encontrar histórias que giram em torno de crimes, investigações e mistérios que envolvem a lei. No suspense psicológico os assuntos mais tratados são a morte, os medos e distúrbios ligados a mente. Por fim, no subgênero sobrenatural, como o próprio nome diz, você encontra histórias focadas em fenômenos ou criaturas sobrenaturais.

Livros ficarão 20% mais caros com aprovação da reforma tributária | Jovem  Pan

Comece com os clássicos

Gostou da premissa do gênero e já decidiu qual o seu subgênero favorito? Então comece pelos clássicos! Optando por dar início ao hábito da leitura com títulos renomados, você menos chances de se decepcionar, além de ficar por dentro das obras de suspense mais aclamadas pelo público.

8 suspenses investigativos que se tornaram best-sellers - Blog da TAG

Como comprar o melhor suspense?

Escolha o subgênero: o subgênero é muito importante para escolher o livro que melhor se adequa as suas expectativas. Como foi possível ver acima, os enredos dentro de cada subgênero focam em aspectos muito diferentes. Se você adora suspenses policiais por exemplo, não adianta comprar um suspense sobrenatural esperando uma investigação misteriosa de crime.

Leia a sinopse com atenção: a sinopse é uma espécie de provador quando se trata de livros. É na sinopse que você irá encontrar a premissa do suspense, saber um pouco mais sobre os personagens e decidir se é isso mesmo que você procura. Em alguns sites ainda é possível ter acesso as primeiras páginas do livro, o que é muito legal para quem ainda está em dúvida depois de ler a sinopse.

Confira o feedback do público: nada melhor do que conferir a opinião de quem já leu um livro para saber se ele é bom, não é mesmo? Depois de escolher o suspense que mais chamou a sua atenção, confira o feedback. Você pode buscar pelo título na internet ou ler os comentários do produto no próprio site de compras.

Compare preços: já decidiu qual suspense vai levar para a casa? Então compare os preços! Melhor do que garantir um bom livro, é fazer isso pelo menor preço!

Abaixo-assinado virtual critica imposto sobre livros e viraliza nas redes  sociais - Negócios - Diário do Nordeste

Agora que você já sabe mais sobre o gênero e sobre como acertar em cheio na hora de comprar, confira os títulos mais queridos de 2020:

Coleção Agatha Christie

Começamos a nossa lista com uma ótima opção para presentear os fãs da literatura clássica no próximo Natal. A coleção Agatha Christie é um box com os melhores títulos de um dos maiores nomes do suspense, ideal para quem não quer errar na hora de comprar. Agatha Christie dedicou sua vida a escrever livros de suspense, ficando conhecida como a dama do crime. Em suas obras você encontra crimes sem solução, mistérios, desaparecimentos e claro, muito suspense.
Nesse box você encontra as obras: morte no Nilo, um corpo na biblioteca e assassinato no expresso do Oriente.

A paciente silenciosa – Alex Michaelides

A paciente silenciosa pertence ao subgênero psicológico e é ideal para aquelas pessoas que gostam de ler um livro e ficar pensando nele por dias! O livro ganhou tanta repercussão que se tornou um best-seller do New York Times.

Na trama somos apresentados a Alicia Berenson, uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem sucedido. Ambos moravam em uma área nobre de Londres e levavam a vida perfeita aos olhos de todos, até que um dia tudo muda. Alicia dispara cinco tiros contra o rosto de seu marido e se recusa a falar após o incidente. O silêncio traz um ambiente ainda mais instigante ao leitor. A partir disso, o enredo segue com Alicia sendo internada em um hospital psiquiátrico e se tornando uma grande incógnita para Theo Faber, o psicoterapeuta forense indicado para o seu caso.

A mulher na janela – A. J. Finn

Seguimos a nossa lista com o livro a mulher na janela, que conquistou o primeiro lugar na lista do The New York Times, sendo elogiado por grandes nomes da literatura como Stephen King.


Nessa trama conhecemos Anna Fox, uma mulher que mora sozinha em uma casa que um dia foi lar de uma família modelo. Distante do marido e da filha, ela se mantém sozinha e sofrendo ao longo dos dias enquanto se divide entre taças de vinho, filmes e conversas com estranhos na internet.
Anna começa a espiar os vizinhos para ocupar os dias, tendo preferência pela família Russells, composta por pai, mãe e o filho adolescente, formando a família perfeita que ela tanto almejava. Mas até as famílias mais perfeitas possuem defeitos. Em um dia de espionagem, Anna vê algo que a deixa aterrorizada e começa a se questionar o que é realidade e o que é imaginação.

Estou atrás de você – John Ajvide Lindqvist

Estou atrás de você é uma obra que combina perfeitamente suspense e terror, sendo indicado apara quem gosta de histórias mais profundas e assustadoras. Nessa obra, Lindqvist leva o leitor a um universo macabro, onde é impossível distinguir o que é realidade e o que é o seu pior pesadelo.


Ambientado em um acampamento, a trama tem início de forma comum, em uma espaço onde todos os personagens estão se divertindo, comendo juntos e conversando, mas esse não é o cenário clássico do gênero, não é mesmo? No dia seguinte, toda a calmaria se vai, dando lugar a um campo infinito, onde os dez personagens nem imaginam o que os espera. A cada instante que passa, o pesadelo está mais próximo.

Boneco de neve – Jo Nesbo

Encerramos nossa lista com um suspense que ganhou adaptação para o cinema: o boneco de neve!
A história tem início no período de neve em Oslo. Na noite em que cai a primeira neve do ano, Jonas acorda e percebe a ausência de sua mãe, ao olhar pela janela, ele encontra um boneco de neve no jardim com a echarpe da sua mãe em volta do pescoço. No dia seguinte a polícia é chamada e o inspetor Harry Hole desconfia que o desaparecimento possa ter ligação com uma carta recebida por ele.


Conforme as investigações prosseguem, vários desaparecimentos na última década parecem encaixar no mesmo perfil: mulheres com filhos que desapareceram na primeira neve do ano. É a partir dessa constatação e de um segundo caso recente que o inspetor tem a certeza de que está lidando com um serial killer.

Gostou das nossas indicações? Conta para a gente qual desses títulos já tem um espaço resevado na sua estante!

Para não perder nenhuma novidade de livros, acompanhe nosso blog. Nele você encontra uma categoria específica destinada ao universo literário.