A Smart Home é também conhecida como casa inteligência, uma tendência que muitos já estão aderindo. E como funciona? Com o uso da tecnologia, as pessoas garantem muito mais conforto, segurança, além de praticidade aos moradores. 

E incluso à essas “inteligências” estão os alto-falantes, fechaduras, aspiradores de pó, lâmpadas, câmeras de segurança, tomadas e tantos outros gadgets que conversam entre si e proporcionam uma vida mais futurística e intuitiva aos consumidores. Os dispositivos são conectados à Internet e podem ser controlados à distância pelo celular, sendo algo inimaginável por nós há alguns poucos anos atrás. E essa possibilidade de desligar a lâmpada pelo smartphone é algo até mesmo econômico, além da praticidade. Estima-se que daqui a alguns anos, a maioria dos compradores de imóveis terão preferência pelas casas inteligentes.

Vamos mostrar para vocês alguns detalhes sobre essa forma de lares, e ainda alguns modelos de dispositivos no mercado brasileiro que são complementares às novas Smart Homes. 

A casa tecnológica

Uma grande característica das casas inteligentes é o uso da tecnologia nos menores lugares, aqueles que menos imaginamos, como lâmpadas e fechaduras. Isso foi pensado para trazer maior comodidade mesmo em tarefas simples.

Normalmente, esses sistemas de smart home permitem integrar aparelhos de marcas diferentes em uma mesma rede. Assim, você pode utilizar um equipamento de qualidade mais alta ao mesmo tempo em que conta com sensores e itens em conta. 

E o indicado é que para desenvolver um projeto completo de Smart Home, seja feito enquanto o imovel é construído, já que essa sofisticação exige estrutura, sendo mais difícil de implantar quando a casa já está construída. 

Além desses itens considerados “tarefas simples”, a casa inteligente também conta com segurança online, pois pode ser que itens importantes e de valor na casa estejam em risco. Para isso, considerando evitar problemas futuros, é legal que que os dispositivos como fechaduras e sistemas de câmera de monitoramento sejam instalados por empresas especializadas, que protejam a rede e não exponha os itens. Já o controle de lâmpadas e acionamento de mídia, que não compromete muito a segurança do imóvel, pode ser feito pelos próprios usuários.

Questions to Ask When Choosing a Smart Home Provider | IOTAS

Smart Home acessível

E mesmo há pouco tempo na área, já existem empresas competitivas que concorrem a atenção do usuário quando o assunto é Smart Home. O Google Home, por exemplo, é a iniciativa do Google para competir com os dispositivos Echo, da Amazon, e os Home iPod, da Apple. 

Esses dispositivos têm funções parecidas e contam com uma assistente que atende ao usuário por comando de voz, além de responder perguntas e acionar outros dispositivos que estiverem conectados. 

Mas apesar de parecer ter apenas empresas grandes competindo, você pode pensar que os preços podem não ser muito atrativos, e está enganado. Já existem no mercado diversos kits que são mais acessíveis e podem ser uma boa opção para aprimorar uma casa sem investir tanto. Alguns oferecem sensores de movimento, interruptores inteligentes e detectores que informam sobre a abertura ou fechamento de portas e janelas.

Um item interessante, que por ser mais em conta talvez seja mais conhecido é a lâmpada inteligente, famosa por ajudar na economia de energia. Esse acessório permite ao usuário ligar e desligar por meio de um aplicativo para smartphone e tem tido muita aceitação. 

Agora, vamos aos exemplos de itens que irão deixar sua casa mais inteligente!

Smart Home Google Mini Valens Cinza

O Google Home Mini vem com a tecnologia do Assistente do Google, para que você possa fazer perguntas e dizer-lhe para fazer as coisas. Como no smartphone, é só falar “Ok Google” para obter respostas do Google, e quando você pede ajuda, você pode diferenciar a sua voz dos outros para uma experiência mais personalizada. O Google Home Mini funciona sozinho ou você pode ter algum em casa, podendo obter respostas de pesquisas, podendo acessar o Google de qualquer lugar.

Smart Câmera Wi-fi – Positivo

A Smart Câmera Wi-Fi é da Positivo e permite que você monitore o ambiente em tempo real de onde estiver. Você pode assistir e gravar imagens de altíssima definição até mesmo no ambiente escuro em 1080P Full HD. Além disso ainda pode optar por receber notificações no seu smartphone sempre que for detectado movimento, e ainda utilizar o alto-falante e microfone integrados para ouvir e falar com seu pet ou acalmar seu bebê, caso seja utilizada como babá eletrônica.

Interruptor Wifi Sonoff TX-T0US3C

O Interruptor Sonoff TX-T0US3C funciona em touch, vem com 3 botões sensíveis ao toque e led cor azul. Ele tem funcionamento com Wi-Fi, é sem fio e pode ser adicionado ao iOS, Android, aplicativo eWeLink, Alexa e assistente google que permitem que você ligue ou desligue seus aparelhos com um comando de voz. Perfeito para aqueles que precisam lidar com muito trabalho doméstico simultaneamente e com mais agilidade. Ele também permite ligar e desligar os aparelhos em tempo programado. Seu painel é de vidro temperado à prova de fogo, e fácil de limpar e não é apenas um item funcional, mas também de decoração!

Kit Smart Home Xiaomi

Se você quer começar a aproveitar as vantagens que uma casa inteligente oferece, o Kit Xiaomi Smart Home será a sua central de sensores inteligentes. O kit contém todos os equipamentos mais comuns para uma smart home e tem ótimo custo benefício. O kit inclui 6 produtos, sendo 1 Hub controlados, 2 sensores de porta e janela, 1 interruptor sem fio e 2 sensores de movimento. 

O Hub controlador além de conectar e se comunicar com todos os sensores e interruptor, funciona também como campainha e alarme, através do alto falante integrado. Os sensores de movimento funcionam como disparadores automáticos de luz e também como dispositivos de segurança, alertando sobre qualquer movimentação em sua casa ou trabalho. 

Você também pode operar todos os dispositivos inteligentes com um botão quando não estiver com o smartphone. A conectividade utilizada para esses dispositivos é o ZigBee, um protocolo que permite comunicação inteligente confiável e com baixo consumo de energia. 

Aspirador de Pó Robô Midea Smart

O Aspirador de pó Robô Mídea Smart é aquele aparelho inteligente, prático, que todo mundo quer em casa! Você pode fazer outras coisas enquanto a limpeza do piso é feita com ele. O aspirador trabalha sozinho e apesar de não ter contato com aplicativos de smartphone, ele pode ser controlado por controle remoto. Vem com bateria recarregável, é bivolt, e ainda tem sistema de auto recarga, ou seja, quando a bateria está acabando o aspirador retorna para a base sozinho para recarregar.

E além de aspirar e passar pano na casa, ele possui sensor de obstáculos, que o faz redirecionar o trajeto quando encontra uma escada ou objeto no chão. Perfeito para quem possui animal de estimação que solta pêlos, podendo aspirar frequentemente o piso sempre que necessário e sem dificuldade.

Kit Casa Conectada Positivo

A Positivo também inventou o Kit Casa Conectada, sendo a junção de dispositivos que deixarão sua vida muito mais prática e intuitiva. A instalação é super simples e sem segredos, não é necessário solicitar mão de obra especializada. Basta conectar os acessórios ao wifi, relaxar e aproveitar sua casa inteligente, e os comandos são realizados diretamente de seu smartphone, não é fácil?

Ele vem com o Smart Plug In, que permitirá que você programe previamente quando os eletrodomésticos e eletroeletrônicos comecem a funcionar, além de proteger os aparelhos eletrônicos de sobrecargas. E para finalizar, a Smart lâmpada que vem no kit é também conectada pelo Wi-Fi, produzida em LED, o que garante uma maior economia de energia e com mais de 16 milhões de cores que podem ser ajustadas do smartphone, ela possui um timer programável para acender e apagar as luzes.

Agora que você já sabe tudo a respeito das Smart Home, pode começar a construir a sua casa inteligente e viver um pouco da experiência que todos nós provavelmente estaremos vivendo daqui alguns anos. Se quiser ver mais produtos a respeito desse assunto, nós temos uma sessão de produtos para Smart Home.

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos