Quem tem animais domésticos em casa sabe que não basta dar amor e carinho para que eles estejam bem tratados, é preciso investir em produtos de higiene, alimentação e conforto para que eles sintam-se, de fato, aconchegados no lar. Por isso, resolvemos tratar de um tema que deixa muitas pessoas com dúvidas: shampoo para cachorros.

Está precisando de uma ajudinha para lidar com esse tema? Vem conferir as melhores dicas que separamos para você!

Como escolher o shampoo ideal?

Use produtos destinados para pets: Pode até parecer óbvio, mas vale ressaltar: não use produtos de humanos nos seus animais. Os produtos de pets são feitos exclusivamente para eles e contêm componentes que não farão mal ou serão nocivos à pele. E para evitar problemas sérios aos seus doguinhos, compre sempre shampoo, sabonetes e outros produtinhos que sejam ideais para eles, a maioria desses itens não são caros e, com certeza, você vai achar um que caiba no seu bolso.

Cor dos pelos: Convencido de que você só deve comprar produtos especiais para pets, escolha um shampoo que seja ideal para os pelos do seu cachorro, assim, além de limpá-los, eles vão ficar mais sedosos e terão o tratamento ideal para cada cor. Caso contrário, os pelos claros poderão ficar amarelados e os escuros, desbotados.

Observe os benefícios: Além de olhar se o shampoo é ideal para a pelagem do seu cachorro, observe também quais outros benefícios ele trará ao pelo e à pele. Há opções hipoalergênicas para os cães com peles mais sensíveis, ideais para cada porte de cachorro, feitas para tratar peles mais secas, entre várias outras opções. Claro, que muitas vezes eles acabam saindo um pouco mais caros, mas, na maioria das vezes, vale super a pena investir.

Opções neutras: Porém, se você quiser comprar uma opção neutra para todos os tipos de pelo, sem cheiro ou nenhum componente especial, não há problema algum. O importante é você observar como o seu cachorro se comporta após o uso e se aquele shampoo não traz nenhum malefício para a pele dele.

Kit de produtos: E se você quiser ir além da limpeza, pode optar por comprar outros produtos além do shampoo. Alguns deles já são vendidos em kits e podem acabar ficando mais baratos por estarem conjunto, como condicionador, sabonete e loções. Mas não é uma obrigação! O importante é você manter os pelos do seu cão limpinhos e bem cuidados.

Combo kit banho cachorros Sanol Dog

Para abrir a nossa lista, trouxemos um conjunto que é super completo, o Combo kit banho cachorros Sanol Dog. Ele não é muito caro e vem com todos os produtos que você precisa para deixar o seu cão cheiroso, sendo composto por 1 shampoo antipulgas de 500 ml, 1 condicionador revitalizante de 500 ml e 1 colônia para machos de 120 ml.

Essa opção não é destinada para nenhuma raça específica, então, você pode comprar para o seu cachorro sem medo.

O shampoo vai ser o responsável por tonificar, hidratar e revitalizar os pelos do seu cachorro, além de ajudar na remoção e controle de pulgas. O condicionador vai hidratar, fortificar e amaciar a pelagem. Já a colônia, vai deixar o seu pet suavemente perfumado, reduzindo os odores naturais que todos os animais possuem.

Shampoo para cachorro Shih Tzu e Maltês World Raças

Se você preferir um shampoo ideal para raças específicas, pode optar pelo Shampoo para cachorro Shih Tzu e Maltês World Raças, que é ideal para filhotes, adultos e seniores desses dois tipos, além de ter três funções em um só produto: shampoo, condicionador e desembaraçante.

Essa opção tem 500 ml e é composta por laurel éter, glicerina bidestilada, óleo de macadâmia, proteína de trigo, silicone, poliquatérnio 7 e essência nuance.

Shampoo Power Pets Aloe Vera 5L

O Shampoo Power Pets Aloe Vera é ideal para quem tem vários cachorros em casa ou para quem gosta de comprar em grande quantidade para deixar armazenado, já que ele vem com 5 litros do produto. Porém, fique atento ao prazo de validade e não use o produto vencido no seu pet, mesmo que ainda tenha sobrado bastante no frasco.

Considerado uma boa escolha para quem quer economizar, essa opção também é multifuncional e promete limpar, hidratar, condicionar, revitalizar e nutrir os pelos do cão. De acordo com a fabricante, esse shampoo tem uma formulação balanceada, especialmente desenvolvida para o seu pet, sem agredir a pele.

Esta também é uma ótima escolha para quem trabalha com banhos em animais e precisa comprar produtos em grande quantidade. Ele não é destinado para uma raça específica, mas deve ser usado apenas em cachorros com mais de 2 meses de vida.

Kit banho pet tratamento floral shampoo + condicionador

Outra opção para quem prefere comprar shampoo e condicionador em embalagens separadas é o Kit banho pet tratamento floral shampoo + condicionador. Em cada um dos produtos contém 500 ml e você pode usá-lo tanto em cachorros quanto em gatos.

Um ponto bacana nesses produtos é que, de acordo com a fabricante, o composto floral Bio Florais Resgate S.O.S presente neles induz à segurança, à sensação de paz e bem-estar, ajudando o seu animal a superar os problemas e tensões eminentes.

Ambos também contam com notas de kiwi e lichia para trazer a junção de aromas ao shampoo e ao condicionador do seu pet.

Shampoo antisséptico Clorexsyn para cachorros e gatos

O Shampoo antisséptico Clorexsyn é uma outra alternativa para quem está em busca de um produto que sirva tanto para cachorros quanto para gatos. Com 1 litro de líquido disponível, ele é uma ótima opção para o tratamento de animais domésticos que possuem infecções de pele causadas por bactérias e fungos.

A sua função, além de limpar e hidratar a pele e os pelos, é agir como antisséptico e desinfetante no seu pet. Ele também possui um agente branqueador, que vai evitar o amarelamento da pelagem dos seus animais, caso eles precisem fazer um tratamento prolongado com o uso produto.

Shampoo Power Pets Clean 5 em 1

E finalizamos a nossa lista com outra opção da Power Pets, o Shampoo Clean 5 em 1, que tem 700 ml e é ideal para quem quer investir em apenas um produto, mas que ofereça vários benefícios. Ele promete limpar, hidratar, condicionar, revitalizar e nutrir, assim como a opção de 5 litros que falamos mais acima.

Podendo ser usado em cachorros com mais de 2 meses de vida, ele limpa os pelos e mantém as características naturais. Essa opção também pode ser usada por cães e tem uma fórmula que não agride a pele sensível dos animais.

Gostou das nossas dicas? Se quiser mais conteúdos especiais para o seu cachorrinho, vem conferir o nosso blog, porque ele está cheio de artigos bacanas para você, para os seus animais de estimação e para toda a sua família!

E se estiver em busca de um local para os seus pets dormirem confortavelmente, confira os melhores modelos de camas para cães e gatos.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos