Parece fácil, mas não é: escolher a ração ideal para o seu amiguinho muitas vezes pode ser uma dor de cabeça, apesar de ser muito comum. Porém, como muitas vezes as variedades são tantas , e existem tipos diferentes para cada necessidade do cãozinho, é importante definir a comida ideal de acordo com a idade, porte e se o cachorro possui algum problema de saúde. E é através da alimentação que ele se mantém saudável, se você escolhe qualquer ração, pode ser que algum dia essas vitaminas faltantes cobrem da saúde do bichinho, e funciona semelhante com a gente: se comermos “porcaria” o tempo todo, vamos pagar o preço uma hora com a nossa saúde.

Por isso é importante que se escolha a marca com cuidado e consultando sempre o veterinário, pois ele sabe a ideal de acordo com as necessidades do pet. Vamos aqui neste artigo apontar os diferentes tipos de ração para cachorro e citar exemplos de bons produtos, para uma alimentação de qualidade. 

Algo não indicado é aquele tipo que se encontra a venda a granel, já que, apesar de mais baratas, a maioria é de marcas que não possuem os nutrientes necessários, e além disso, elas ainda costumam ter qualidade inferior, e pode ser que o produto esteja aberto por vários dias parado. É recomendado que se compra sacos fechados, pois é com a escolha de uma boa ração que se evita futuros problemas de saúde e idas constantes ao veterinário.

Nós vamos aqui dar algumas dicas para a escolha da ração ideal para o seu pet, e você deve primeiramente considerar pontos como idade e porte, pois cada fase da vida do seu cachorro requer nutrientes específicos, e o porte também conta muito na quantidade necessitada desses nutrientes. 

O que uma boa ração deve conter?

  • Proteína animal, que pode ser de carne, frango, peixe, entre outros.
  • Vitaminas, principalmente as naturais, é importante que a ração contendo vitaminas C e E. Minerais como Ferro, Zinco, Cobre, Manganês e Cálcio são também super válidos.
  • Gorduras saudáveis, que podem estar presentes, dependendo da marca. E não é algo ruim uma ração ter gordura, muito pelo contrário! Pois as gorduras que vêm de fontes saudáveis, como ácidos graxos ômega 3  são essenciais.
  • Legumes e grãos integrais, que também são ótimos e recomendados para a boa saúde do animal, e entre os melhores estão o arroz ou arroz integral, polpa de beterraba e cevada.

Sabendo dessas dicas, você já está preparado para pesquisar sobre os componentes ideais para a ração do seu melhor amigo, e saiba também que, caso você note na embalagem do produto algo escrito nos componentes como “proteína animal” ou “subprodutos da carne” pode não ser a melhor escolha, pois são escolhas pouco saudáveis, e alguns fabricantes usam esses ingredientes por serem baratos e saciam a fome, apenas. 

No Brasil, há vários tipos de rações. São muitas marcas, com nomes e especificações tão diferenciadas, que muitas vezes nos confundimos na hora da escolha, então vamos facilitar por aqui, apresentando as principais classificações das rações, e logo a seguir, listar alguns produtos de cada classificação, que com certeza irão ser especiais para seu pet!

Classificação das rações

  • Ração econômica: como o nome diz, é a mais barata, e consequentemente a que contém menor qualidade nutricional. Não é uma escolha recomendada para o seu cachorro, pois com o tempo pode afetar a saúde e o bem estar do animal.
  • Ração standard: É a mais vendida no Brasil, por ser intermediária quando o assunto é termos nutricionais, tem um preço acessível, mas ainda não é a mais indicada pelos profissionais, já que, segundo eles, as proteínas geralmente não são de boas origens.
  • Ração premium: essa é indicada, e a proteína utilizada na fabricação desse produto é boa parte vinda de animais, além de sua composição ser enriquecida com vitaminas de qualidade. Se você quiser buscar por uma ração boa com preço ainda acessível, essa opcao é certa!
  • Ração super premium: são as mais indicadas, pois são produzidas a partir da proteína animal de qualidade, e além disso, em sua composição existem ingredientes naturais. Normalmente esse tipo de produto é livre de transgênicos, corantes e ingredientes sintéticos. Essa ração é aquela com preço mais elevado, porém se você pode fazer esse investimento e preza pela boa saúde do animalzinho, esse alimento é a melhor opção de todas.

Ração Champ Para Cães Filhotes – 1 Kg

A Ração Champ para Cães Filhotes é do tipo Standard para filhotes, e segundo o fabricante é  um alimento completo e balanceado, pois tem um complexo de fibras e nutrientes chamado Nutriflora, que traz auxílio quando o assunto é equilíbrio da flora intestinal, dá uma melhor absorção dos nutrientes e fezes mais firmes. Ela possui quatro variedades, promete também ser rico em cálcio, que fortalece os ossos e dentes do animal, e possui um formato exclusivo, que ajuda na higiene bucal, pois limpa os dentes de acordo com que é ingerido e deixa as gengivas mais saudáveis.

Ração Kanina Adulto Carne E Cereais Purina 

Esse produto também da lista dos Standard é indicado para cães adultos, entre 1 e 8 anos, e é de carne e cereais. A Kanina Carne e Cereais promete ótima alimentação do seu melhor amigo, pois contém proteína de fácil absorção, além de cálcio para fortalecer dentes e ossos,  e ainda o Ômega 6, aquela gordura boa que pode fazer com que os pelos do seu cãozinho tenha mais brilho e força. em sua composição vai milho integral moído, sorgo integral moído, farinha de carne e ossos, gordura animal estabilizada, entre outros nutrientes. Vale a pena conferir a listagem dos ingredientes.

Ração Golden Seleção Natural para Cães Filhotes 

A Ração Golden Seleção Natural para Cães Filhotes é do tipo Premium, e, como diz o nome, é indicada para filhotes, pois possuem nutrientes especiais para a idade do animal. Ela garante proporcionar mais vitalidade e saúde, pois conta com o complexo de 6 vegetais, tem fonte de fibras e vitaminas, além de não possuir corantes e aromatizantes artificiais, o que é ideal.

Ração Dog Chow Nestlé Purina Adultos Raças Pequenas 

Esse alimento, também da linha Premium, foi especialmente feito para as raças pequenas, que apesar do tamanho, esbanjam energia e precisam de muitas vitaminas e nutrientes. A Ração Dog Chow Nestlé Purina Raças Pequenas foi elaborada para os adultos, possui ingredientes de alta qualidade, e além de ter grãos 30% menores, do tamanho ideal para a mastigação, vem com multivitaminas, prebiótico natural e minerais, essenciais para o desempenho do metabolismo e auxílio na digestão, garantindo saúde e vitalidade por muitos anos

Ração Royal Canin Medium – Cães Adultos

A Ração Royal Canin Medium – Cães Adultos é da linha Super Premium, é indicada para cães de porte médio e adultos. Segundo a marca, ela auxilia no suporte às defesas naturais do cão, contém um complexo de antioxidantes e probióticos, e ainda promove uma ótima digestibilidade, pois em sua composição há uma quantidade equilibrada de fibras e proteínas. Tem ainda gorduras boas, que ajudam a manter a pele saudável e pelos fortes. Ela tem um preço mais elevado que as outras, por ser Super Premium, porém é um alimento completo.

Ração ProPlan para Cães Filhotes Puppy Small Breed

Outra da linha Super Premium, a Ração Pro Plan Puppy Small Breed é indicada para filhotes, e pensando no melhor para a saúde deles, que acabaram de sair do desmame e não terão mais os nutrientes vindo da mãe, o produto oferece  formulação com colostro, proteínas do leite, e é de fácil digestão, além de possuir anticorpos naturais, que promove o equilíbrio do sistema digestivo nessa fase de transição alimentar. Possui ainda minerais e ômega 3, garantindo uma primeira alimentação industrializada de qualidade e complexidade. 

Agora que você já sabe sobre como escolher, os tipos de rações e alguns produtos selecionados por nós, vale pesquisar com carinho sobre o melhor alimento a oferecer para seu pet, e ver também a procedência do fabricante para garantir o fornecimento adequado de ingredientes. Além disso, é importante ter sempre a opinião do veterinário, pois cada animal tem uma especificidade diferente. Se você quiser saber mais, ou pesquisar por outras marcas, temos um setor inteiro de rações disponíveis, com preços comparados pelo nosso site!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos