Leves, versáteis, eles estão cada vez mais práticos e menores. Você pode até mesmo carregar no bolso, como chaveiro, pendurado na bolsa. Estamos falando do pendrive. E se tem um dispositivo que ficou popular no mundo da tecnologia, é ele, tendo capacidade de armazenamento cada vez maior, desde que surgiram os primeiros modelos.

O pendrive também é conhecido como dispositivo USB de memória flash, para alguns, ele é um excelente item que pode armazenar dados e transferir de um computador a outro. E nele podemos guardar desde fotos, músicas, documentos, até sistemas operacionais e programas de computador, sendo de múltiplas utilidades.

E hoje em dia há uma grande variedade de modelos, capacidades e tamanhos. E não depende do tamanho para sabermos se o pendrive tem uma capacidade grande não! Existem modelos chamados de “nano” que até se perdem de tão minúsculos, podendo atingir a capacidade de 128GB! 

Para quem está aqui e muitas vezes prefere não guardar seus documentos na nuvem e quer comprar um modelo de pendrive, vamos te ajudar agora! Preparamos dicas, explicações e alguns bons exemplos que você pode se interessar!

A memória do seu dispositivo

Existem os mais variados tipos de pen drive, grandes,  pequenos, em formato de bichos, ou aqueles bem minúsculos, que já citamos. E a dica para saber sobre qual a capacidade de memória escolher é identificar qual tipo de arquivo você vai armazenar com mais frequência, por exemplo fotos, vídeos, planilhas, filmes, PDFs, cada um demanda um tamanho de memória diferente, e quanto mais memória, mais afeta no preço final do produto. Outra dica é entender como será o uso do seu produto, se vai usá-lo com frequência, se vai apagar e gravar novos arquivos constantemente, ou se é apenas uma unidade de backup de arquivos. Assim, você vai determinar se o gasto com o pendrive será grande ou menor. E as memórias desses bonitinhos são as mais variadas, desde 4GB até 512GB de armazenamento!

Vantagens e desvantagens

Como principal vantagem destacamos aqui a facilidade de carregar e o pouco espaço que ocupam. Eles cabem no bolso, em uma mochila e podem até ser usados como se fossem um chaveiro. Ainda conseguem trocar informações de um dispositivo para o outro de maneira fácil e rápida. E pensar que, a alguns anos jamais imaginaríamos poder carregar documentos pesadíssimos e filmes em uma espécie de chaveirinho, é incrível!

E tem desvantagens também, que apesar de poucas, vale destacar. Esses itens são vulneráveis a mudanças de tensão elétrica, além de impactos físicos, ou seja muito cuidado, que são frágeis. Ainda, os mais antigos podem ter problemas após o uso prolongado, e para quem não é muito organizado e possui algum dos modelos menores, perder esse pequenininho é a maior facilidade. 

A segurança

Uma dica essencial no momento da escolha do seu pen drive é verificar a segurança. Mas caso você esteja carregando arquivos sem muita importância, desconsidere. Agora, se você precisa de um pouco mais de privacidade, ou se seus documentos são sigilosos ou muito importantes, é legal investir em algum modelo que venha no hardware a encriptação, ou seja, somente quem tiver a senha vai poder acessar seus dados. 

A velocidade

E para quem não sabe, vamos explicar: existe uma diferença na velocidade de transferência de dados via porta USB. Quem optar pela versão 2.0, vai ter um produto que transfere dados em média a uma velocidade de 480 Mbps. Já quem optar pela versão 3.0, terá uma velocidade melhor, que transfere dados até 10 vezes mais velozes. Ou seja, um modelo versão 3.0 transfere a 4,8 Gbps. Porém, essa velocidade só será atingida se seu computador tiver a placa mãe com padrão 3.0. Ela será importante caso você estiver transferindo arquivos pesados, como vídeos e renderizações. Ou seja, mais uma vez depende da sua necessidade. 

Quanto à compatibilidade, o padrão 3.0 suporta também os dispositivos 2.0, que são mais antigos. Já o padrão 2.0 não suporta um dispositivo 3.0, por ser mais moderno e possuir o dobro do número de fios. Explicando melhor, um pen drive 3.0 pode rodar tanto em um computador de placa-mãe com padrão USB 2.0 quanto 3.0. Caso possível, a dica é sempre optar pelo mais moderno, que roda em qualquer dispositivo.

Agora vamos de exemplos!

Pen Drive SanDisk 16GB Ultra Fit USB 3.1 Flash Drive

Um modelo simples de armazenamento extra com alta velocidade. O Pen Drive SanDisk Ultra Fit 3.1 tem 16Gb de memória, é uma ótima opção para quem busca alta taxa de transferência, tem padrão 3.1 de velocidade, que oferece desempenho que permite mover um filme completo mais rápido do que as unidades 2.0 padrão. Além disso, ele possui design compacto e simplificado, e não ocupa espaço nem mesmo conectado no computador. Vem com seis diferentes capacidades, sendo 16GB, 32GB, 64GB, 128GB, 256GB e 512GB.

Pen Drive 64GB Sandisk Cruzer Blade

O Pen Drive 64GB Sandisk Cruzer Blade vem com armazenamento seguro e confiável de 64GB. Tem velocidade padrão 2.0 e funciona bem em Notebooks, Computadores, Tablets, Televisores e Rádios, podendo transportar com facilidade os mais variados tipos de arquivos, com sua boa memória de 64GB. Ele é habilitado para qualquer saída USB, e tem um ótimo custo benefício, uma ótima opção para quem quer gastar pouco e precisa de um produto básico. Com seu preço atrativo, ele é um modelo durável e está disponível  com 16GB, 32GB, 64GB e 128GB.

Pendrive Kingston DataTraveler G4 32GB 

Diferente das outras marcas, esse é o Pendrive Kingston Datatraveler G4, que permite também transferir fotos, músicas e outros documentos entre computadores, telefones, tablets e dispositivos inteligentes. Com ótimo custo benefício, ele pode armazenar até 32GB, e tem velocidade de transmissão de 3.0, retrocompatível com o padrão USB 2.0, e é um modelo durável, vem com tampa, que é perfeito para viagens, como o próprio nome diz. Ainda nesse modelo, o design pode ser personalizado para adicionar seu nome, logotipo ou nome da empresa. Além disso, a marca dá garantia de cinco anos, um bom motivo para ser a sua escolha.  

Pen Drive 128gb Ixpand Mini Flash Drive – Sandisk

Se você tem algum produto da Apple, mesmo que seja mais antigo, você pode obter esse modelo. O Pen Drive Ixpand Mini Flash Drive é da marca Sandisk e foi projetado para facilidade de uso com iPhones e iPads, graças a um conector de plástico que se encaixa atrás da parte traseira da tela. Com velocidade de transferência 3.0, ele pode armazenar mais de 7000 fotos, tem backup automático e transferência de contatos para ajudar a liberar espaço em seus dispositivos sem ter que lidar com as velocidades de upload lentas. Além disso, ele é discreto e compacto, tem 128GB de armazenamento, suporta vídeos Ultra HD 4K, funciona para quem possui iPhone/iPad ou iPod 5ª geração e ainda conexão Lightning, que permite conectar-se diretamente aos dispositivos móveis compatíveis, além do USB comum, para descarregar os arquivos em computadores e notebooks.

Pen Drive 8Gb Multilaser Nano PD053 

Esse é o último da nossa lista, o Pen Drive Multilaser Nano, com 8GB de memória, ótimo para quem não precisa de muito espaço, ele oferece a vantagem de possuir um tamanho extremamente compacto. Bem pequenininho, ele acaba sendo ideal para uso em rádios automotivos com entrada USB, pois não se estende muito além da frente do aparelho de som, o que evita batidas acidentais como acontece normalmente com os modelos maiores, de tamanho convencional. Ele tem velocidade de transferência 2.0 e ainda vem com uma capinha de proteção para quando não está em uso.

Agora que você já sabe as dicas para comprar seu novo pen drive, pode escolher entre os modelos citados aqui, ou também dar uma olhadinha na nossa seção de pen drives!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos