Uma das formas mais eficientes de diminuir o calor é investir em aparelhos que consigam resfriar o ambiente e deixá-lo fresquinho. E não há como negar que os aparelhos de ar-condicionado conseguem fazer isso muito bem. Quer uma ajudinha para escolher um que seja ideal para a sua casa? Vem com a gente, que vamos te mostrar.

BUTs: O BTU, ou Unidade Térmica Britânica, é um ponto bem importante e que deve ser sempre levado em consideração na hora da compra do seu aparelho. É ele quem vai definir a potência de refrigeração do equipamento, e lembre-se: quanto maior for o ambiente, mais BTUs o ar-condicionado precisa ter.

Geralmente, você deve multiplicar cada metro quadrado e a quantidade média de pessoas que vai ocupar aquele espaço por 600 BTUs (quando o ambiente recebe pouca luz solar) ou 800 BTUs (quando o ambiente recebe mais luz solar).

Por exemplo: Se um cômodo tem 12 metros quadrados e geralmente ficam 3 pessoas nele, a soma vai ser entre 12×600 = 7.200 e 3×600= 1.800. Logo, esse cômodo precisa de um ar-condicionado com pelo menos 9.000 BTUs. Lembrando que se ele recebe mais luz solar, a multiplicação deve ser feita por 800.

Funções: Fique de olho em todas as funções que cada aparelho oferece, pois elas podem ser cruciais e vão definir se você realmente fez uma boa compra. Algumas funcionalidades que você deve reparar são: aparelho silencioso, economia de energia, funções automáticas, qualidade do ar e outras especificações mais exclusivas de cada marca.

Preço: Esse é um fator que depende muito de você e do quanto você tem disponível para gastar. Os preços geralmente variam de acordo com as marcas, funções e também com a quantidade de BTUs. Por isso, analise as opções com base no seu orçamento. E se ele não for tão grande assim, você pode escolher um dos 10 melhores aparelhos de ar-condicionado de até R$ 2 mil ou os melhores ares-condicionados portáteis que separamos para você.

Agora que você já sabe o que deve olhar na hora da compra, confira 6 modelos que separamos para você escolher o que vai ficar perfeito para a sua casa:

Ar-condicionado Philco Inverter

Abrimos a nossa lista com um aparelho que é ideal para os dias quentes e frios, o Ar-condicionado Philco Inverter. Com capacidade de refrigeração de 9.000 BTUs e vazão de ar de 509 m³/h, ele promete ser bem eficiente e bastante econômico.

Esse modelo conta com 5 modos de operação: Refrigerar, Aquecer, Desumidificar, Ventilar e Automático. Além de vir com 6 funções para você escolher: Dormir, Oscilar, Timer (que permite a programação em um período de até 12 horas), Turbo, Silêncio e Apagar display. E você pode controlar todas essas funcionalidades através do controle remoto que vem acompanhado por ele.  

Vale ressaltar que ele possui filtros antibactérias e antifungos, que inibem a proliferação de micro-organismos indesejados e trazem mais segurança para a sua saúde e da sua família.

Ar-condicionado de janela Springer Midea

O Ar-condicionado de janela Springer Midea também pode ser uma ótima opção para você. Um dos pontos fortes dele é conter o sistema de renovação ar, permitindo a troca do ar e dissipando fumaças e odores do ambiente, deixando-o mais puro e saudável.

Com 10.000 BTUs, esse aparelho só apresenta o ciclo frio e possui uma vazão de 374 m³/h. Ele é bem simples e possui 2 níveis de velocidade, baixa e alta, mais o modo de ventilação, se adequando bem a cada etapa do seu dia.

Assim como em outros modelos, o fluído refrigerante dele é o gás ecológico R410-A, que é atóxico, não inflável e também não agride a camada de ozônio.

Ar-condicionado Split Hi Wall TCL

Com potência de 18.000 BTUs e ideal para locais de tamanho médio, o Ar-condicionado Split Hi Wall TCL também deve entrar na sua lista. Oferecendo apenas o modo de operação frio, ele garante ser bem eficiente e proporcionar muito conforto para os ambientes da sua casa.

Através do controle remoto, você consegue acessar as 7 funções que ele dispõe: Eco, para economizar energia; Timer, programação para desligar quando você quiser; Fan/Ventilação, nos níveis auto, baixo, médio e alto; Sleep, para que a temperatura seja automaticamente ajustada; Swing, com ajuste do defletor horizontal; Mute, para deixar o ambiente mais silencioso; e Turbo, para atingir a temperatura ideal em um curto período de tempo.

E além de possuir o modo Auto-restart, que faz o aparelho voltar com a mesma temperatura após uma queda de energia, ele também conta com o Dry Mode, que entra em modo de desumidificação quando é acionado.

Ar-condicionado Agratto Split FIT

Quer uma opção de 12.000 BTUs? A gente tem o Ar-condicionado Agratto Split FIT. Ele promete ser econômico e sustentável, e ainda trazer muito mais conforto ao seu ambiente.

Esse modelo conta com um sistema de filtragem, o Multi Filter, que garante 90% de eficiência na limpeza do ar, apresentando também uma função antibactericida que elimina grande parte das bactérias presentes.

E se sua preocupação ao comprar o aparelho é a economia de energia, ele conta com a função Eco, que ajuda a economizar e permite que você faça ajustes precisos na temperatura.

Além de possuir tubos 100% de cobre para melhorar a condutividade térmica, ele conta com o gás ecológico R410A e não danifica a camada de ozônio.

Ar-condicionado Split Wind-Free Samsung

Prometendo uma economia de energia de até 72%, o Ar-condicionado Split Wind-Free Samsung 8-polos é ideal para todas as épocas do ano, em dias quentes ou frios. Nesse modelo, o grande diferencial é o resfriamento Wind-free, como o próprio nome já indica, que mantém um nível confortável de frescor sem a sensação de vento frio.

Segundo a fabricante, o compressor Digital Inventer de 8-Polos dele consome apenas 28% da energia que outros modelos convencionais consumiriam. Além de manter a temperatura sem precisar ficar ligando e desligando o aparelho com frequência.

Uma outra promessa é que esse modelo também resfria o ambiente até 43% mais rápido que outras opções e tem um sistema de filtragem que coleta pós, contaminantes e alérgenos, e elimina até 99,9% de alguns vírus e bactérias.

Com 9.000 BTUs, ele garante um desempenho estável e duradouro, e menos ruídos do que outros aparelhos. Seu compressor tem garantia de 10 anos, o que proporciona mais vida útil para ele.

Ar-condicionado LG Dual Inverter Voice

E para finalizar a nossa lista, trouxemos o Ar-condicionado LG Dual Inverter Voice, que promete ser silencioso e inteligente para facilitar o seu dia a dia. Outras promessas que chamam bastante atenção é que ele alcança até 70% de economia de energia elétrica e uma refrigeração até 40% mais rápida.

Além de ter uma condensadora com gabinete de metal de alta durabilidade, ele também tem um filtro lavável e durável. E se quiser facilitar o seu dia, ele funciona através do comando de voz pelo Google Assistente e pelo LG ThinQ.

A boa notícia é que assim como o ar-condicionado da Samsung, este também tem um compressor com 10 anos de garantia.

Com tantas opções, você com certeza já achou o seu favorito, né? Conta pra gente aqui nos comentários qual foi.

E se quiser outras indicações, a gente tem um blog recheado com as melhores dicas sobre os mais variados produtos. Dá uma passada lá!

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos