Na hora de escolher uma televisão para comprar, a dúvida é grande, com tantos modelos lindos, e as características são tão variadas que muitas vezes ficamos até confusos com os nomes e em meio a tanta tecnologia, às vezes é difícil saber de cada novidade. E entender as diferenças entre Smart TV, TV de LED e 4K é muito importante para a tomada de decisão, já que é um investimento de um produto não muito barato, e que vai ficar por muito tempo com você.

Se quer saber qual a diferença entre essas TVs, e logo em seguida saber qual é a melhor opção para você de acordo com suas necessidade, é só continuar lendo o artigo. Vamos explicar as especificações de cada tipo de TV, os termos e diferenças entre elas. Ainda, vamos apresentar um modelo para representar cada um desses produtos e você se inspirar na compra. Se quiser saber mais sobre quais foram as TVs mais compradas em Agosto, é só clicar aqui.

Sobre a Smart TV

Esse nome dado a ela é basicamente usado para classificar televisões que podem ter acesso a internet. São aquelas que se conectam ao wi-fi da sua casa e possibilita o acesso a internet, permitindo que os conteúdos disponíveis seja muito maior – com ela você baixa aplicativos, ouve música, vê seus vídeos favoritos, é como se fosse um computador na televisão. Mas normalmente a atividade preferida das pessoas nas TVs Smart é assistir conteúdos disponíveis streamings como YouTube, Globo Play ou Netflix.

Sobre a TV LED

Sendo a grande maioria das existentes no mercado, as TVs LED vieram logo após as TVs LCD, que são nomes utilizados para definir as tecnologias da tela da televisão. As telas de LED, também são de cristal líquido, só que o diferencial é a iluminação com lâmpadas de LED, que ficam atrás da tela trazendo como vantagem a diminuição do consumo de energia, e obviamente um aumento significativo da qualidade da imagem, que ganha brilho e contraste, e ainda, as TVs LED são mais finas e leves, contribuindo com o design do ambiente. 

Sobre a TV 4K

Esse modelo, já como o nome define, tem resolução quatro vezes maior que a Full HD.A TV 4K tem características excepcionais, sendo como principal efeito notado pelos usuários, a redução no efeito de pixelização. Nesse caso, a imagem parece real (isso quando a transmissão dessa imagem vem na mesma tecnologia.), além do conforto visual, em que mesmo de muito perto você enxerga com qualidade e nitidez. Vale lembrar que são nas TVs a partir de 50 polegadas que as melhorias da definição 4K ficam mais evidente.

E então, qual a diferença?

Notamos aqui que a diferença entre a Smart TV e a TV LED diz respeito a parte tecnológica, enquanto a TV LED é um tipo de tela, independentemente da tecnologia presente no modelo da televisão. Ou seja não há relação direta nessa situação, e inclusive, você pode escolher Smart TVs que tenham tela de LED! Quando for comprar repare nisso. 

E como já sabemos que existem várias Smart TVs de LED fica a pergunta: qual diferença entre uma Smart TV LED e uma TV 4K? Ela se dá na qualidade de imagem! No mercado, normalmente encontramos Smart TVs com tela de LED Full HD e 4K, e ambas oferecem a mesma funcionalidade com relação aos principais conteúdos online, porém a qualidade da segunda é bem superior (e o preço também!), e atualmente muitos filmes são produzidos nessa definição, plataformas como Youtube e Globosat Play estão investindo nesse tipo de tecnologia, e para ter o melhor aproveitamento possível, só na 4K, que ganha pontos em riqueza de detalhes e até fidelidade de cores.

Modelos para você 

Smart TV Android 43″ Semp 43S5300 Full HD

A Smart TV Semp 43S5300 para início de conversa possui 43”, que é um tamanho mediano, tem controle remoto com comando de voz, google assistant, justamente por ter como sistema operacional o Android TV. Possui também a tecnologia High Dynamic (HDR) e Micro Dimming, que garante detalhes ultra realistas possibilitando ainda que seus conteúdos ganhem um padrão superior de contraste e brilho, com muito mais vida e intensidade. 

Com a Smart TV Semp 43S5300 você tem uma variedade de formas para se conectar e acessar seus vídeos e/ou programas de televisão. Ela conecta via wifi , pelo ChromeCast, bluetooth e ainda as entradas como USB e HDMI. E, como foi projetada para os mais variados ambientes, essa Smart TV possui acabamento metalizado, borda fina e espessura slim, dando elegância e estilo onde estiver.

Tipo de TV: Smart TV Android

Tecnologia da Tela: LED

Polegadas: 43″

Monitor: Full HD

TV LED 32″ LG 32LT330HBSB Modo Hotel

Simples, porém funcional. Essa TV é mais básica, não é Smart, mas ainda assim cumpre um papel excelente no quesito marca, design e qualidade. A TV LED LG 32LT330HBSB tem tela em LED de 32 polegadas, é composta de bordas finas e acabamento arredondado, e conta com qualidade de imagem HD, garantindo mais cores, brilho e contraste. Conta com 2 entradas HDMI e 1 USB para conectar outros dispositivos e assistir seus filmes, séries, transmitindo direto do notebook ou pendrive. 

Ainda, a  TV LED LG 32LT330HBSB vem com um conversor digital integrado para você não perder a programação favorita. E além desses recursos, ainda dispõe de qualidade de som Virtual Surround que traz uma experiência totalmente imersiva com os conteúdos que você for assistir em sua TV.

Tipo de TV: Comum

Tecnologia da Tela: LED

Polegadas: 32″

Monitor: HD

Smart TV LED 55″ UHD 4K Philco PTV55F61SNC

A Smart TV LED 55” UHD 4K Philco PTV55F61SNC tem característica para ninguém colocar defeito. A LG criou essa TV com a proposta de ser em tecnologia de tela LED e ainda com o 4K, que traz muito mais qualidade até mesmo para quem é exigente. Com tela de 55 polegadas em resolução Ultra HD, ela conta com a Tecnologia Smart, que permite acesso ao Netflix, Youtube, Globo Play, entre outros streamings, tendo acesso direto ao WiFi, com o comando todo no controle remoto, sem necessidade da utilização dos cabos HDMI e USB. 

Além disso, vem com o processador Duo Core, criado para proporcionar maior velocidade de conteúdo dos aplicativos e uma maior performance para a TV, e traz também com processador gráfico, que desenvolve maior velocidade quando o assunto é processamento de gráficos mais complexos. A Smart TV LED 55” UHD 4K Philco PTV55F61SNC possui por fim Áudio Dolby e Midiacast, permitindo a comunicação sem fio entre dispositivos móveis. Ela é perfeita para colocar no quarto, na sala, tem tamanho ideal para toda a família. 

Tipo de TV: Smart TV

Tecnologia da Tela: LED

Polegadas: 55″

Monitor: Ultra HD 4k

Agora que você já sabe qual a diferença entre Smart TV, TV de LED e 4K, já está pronto para fazer sua compra! E aí, gostou de algum modelo aqui apresentado? Já sabe qual vai ser sua próxima TV? Deixa nos comentários!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos