Todos adoramos tirar fotos, afinal, é a partir daí que poderemos guardar os bons momentos que passamos durante a vida, para, no futuro, poder relembrar com carinho do que já se foi, mas que ficou guardado ali. As câmeras fotográficas já estão em nosso meio há quase 200 anos, evoluindo dia após dia. Em pouquíssimos anos vimos o progresso da câmera dos celulares que possuíam até 0.35 MP – em meado dos anos 2000 –, e que agora, 20 anos depois, chegou a uma câmera tripla de 108MP+12MP+12MP – Samsung Galaxy Note 20.

Mas por mais que os celulares tenham evoluído em suas câmeras, nada ainda supera a real câmera fotográfica, que até então usávamos a compacta, e que, com o tempo, foi migrando para a mirrorless e a DSLR, câmeras profissionais, mas que hoje possuem muitas opções com ótimo custo-benefício. Trouxemos algumas dicas para facilitar na sua próxima compra!

Quanto pretende gastar?

Antes de tudo é preciso fazer a pergunta mais importante de todas, a que definirá qual câmera você poderá comprar: quanto você quer (pode) gastar – investir? É preciso definir um orçamento primeiro. Tem apenas R$1000? Sem problemas. Consegue investir um pouco mais? Excelente! Está sobrando dinheiro? Opa, baita alegria!

Baratinha: 

Canon Rebel T100 18-55

Esse modelo é barato e intuitivo, para quem está iniciando no mundo da fotografia e entende pouco sobre DSLR, mas quer algo a mais além do básico celular. Mesmo com o baixo preço, a câmera tem wi-fi, ou seja, você poderá conectá-la no seu celular e transferir as fotos sem precisar usar os antigos cabos! Além de boas fotografias, ela permite gravar vídeos em Full HD a 30 Fps, porém, não possui entrada para fone, ou seja, você precisará de um microfone à parte. Sua lente 18-55mm acaba sendo prática para boa parte das fotografias e vídeos. 

Bom custo-benefício:

Canon Rabel T7i 18-55

Chegamos no bom custo-benefício. Não é barata, mas comparada a outras, a T7i – também chamada de 800D –, tem um bom preço considerando todas as funções que traz. Seu LCD pode virar 180 graus, e melhor que a T6i, a câmera tem lidado com mais acerto com o alto ISO, deixando a imagem mais bonita e com detalhes. Seu sistema de foco automático e estabilização da imagem melhoraram, deixando o resultado final de vídeos muito mais apresentáveis (esse modelo possui entrada para microfone).

Nikon D5600 18-55

Concorrente da T7i, a Nikon capta imagens realistas e de cores vibrantes em 24.2 MP com sistema de foco automático de quase 40 pontos sendo 9 sensores cruzados com alta intensidade, tela LCD giratória, sincronização e transferência de fotos da câmera para o celular, filmagens em Full HD, além de D-Movie – velocidades de disparo de até 50p/60p. 

Top de linha

Canon EOS 70D Ef-S

Já está no ramo da fotografia, tem dinheiro e quer investir, enfim, num bom equipamento? A 70D pode ser a câmera certa para você. Apesar de ter sido lançada há 8 anos, ela não deixa a desejar! Seu foco automático é cruzado, sendo 19 pontos. Seus vídeos podem ser gravados em Full HD de até 30 fps, sendo que as filmagens podem ser transferidas para a nuvem via Wi-Fi. O ISO pode ser ajustado entre 100-12800, podendo expandir até 25.600! 

Qual a sua experiência?

Após separar o dinheiro, chegou a próxima pergunta tão importante quanto a anterior: qual o seu nível de experiência? Por mais que você tenha uma riqueza, não adianta comprar a melhor câmera do mercado, se não vai conseguir manuseá-la, não é mesmo? Câmeras possuem níveis de dificuldade, então pense: você se acha mais iniciante, intermediário ou avançado? Consegue definir? Então agora você poderá ir atrás da câmera de acordo com a sua competência. Separamos algumas opções legais para você ir considerando.

O que vai fotografar?

Você já definiu o valor que irá gastar e o nível de dificuldade, então agora chegou o terceiro momento importante: o que você quer fotografar? Mas você pode perguntar “por que isso é importante?” E te respondemos! Dentro do mundo fotográfico você encontrará uma infinidade de lentes para a sua câmera, e essas lentes nada mais são do que um complemento para te ajudar a registrar essas imagens que tanto quer. Vamos a algumas delas:

Versátil

Básica, a 18-55mm é a mais comum já que vem com o kit da câmera – em sua maioria –, servindo e quebrando o galho para muitos casos. Mas se quer inovar, a Tamron 18-200mm (para a Nikon) é uma boa pedida – caso tenha Canon, você pode optar pela Sigma 18-200mm. Ela é excelente para quem está começando na fotografia, como também para quem ainda não sabe o que quer fotografar, ou simplesmente quer fotografar tudo.

Lente Sigma 18-200mm

Viagem

A lente olho de peixe e Go Pro: aqui trouxemos uma lente desejada por muitos, e cara, e uma mini câmera, também desejada por muitos. Vamos começar pela Canon EF 8-15mm, também conhecida por olho de peixe por conta de sua angulação. Ela é uma lente divertida e que capta um campo de visão maior e incrível, excelente para viagens e esportes radicais. 

Go Pro Hero 7 

Apesar de não ser uma DSLR – que estamos abordando aqui, a Go Pro não deixa de ser uma câmera (ótima por sinal), e para esportes e viagens é uma das favoritas! Além da angulação parecida com a olho de peixe, ela ainda sai ganhando no quesito tamanho – pequenina, cabendo no bolso, além de poder mergulhar na água! 

Go Pro Hero 7

Para youtuber/vídeo

Nos últimos dez anos o YouTube estourou e não parou mais, com isso surgiu o famoso youtuber. Hoje o que tem bombado é o IGTV, plataforma de vídeos do Instagram. E o que os dois tem em comum? A produção de vídeos. Com o crescimento dessa gravação, cresceu também a compra de câmeras e lentes específicas para esse meio. A 24mm é bem famosa e com um ótimo custo-benefício. Ela é fixa, tem ótima nitidez, luz e foco automático. Outra lente, 35mm – da Nikon, é uma das favoritas, não só para vídeos, como também para fotos. 

Lente para trabalhar com fotografia

A famosa cinquentinha: 50mm é excelente pelo custo-benefício. Ela permite ótimas fotos com nitidez, luz e sem distorção. Como para filmar, a 35mm também é excelente para fotos. Ambas as lentes funcionam muito bem para fotografar retratos. Caso queira seguir para eventos e casamentos, aposte nas citadas acima, mas também em algumas grande-angulares, como 14mm, 24mm ou mesmo a olho de peixe

Após passar por essa lista imensa de lentes, conseguiu se encontrar em alguma delas? As opções são infinitas e é possível tentar de tudo. Procure reviews das que se interessou mais e faça a sua compra!

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos