Nos últimos anos o pilates tomou fama e não parou mais. Após o yoga, o pilates acabou sendo outra opção para quem quer fortalecer a musculatura sem precisar ir à academia, podendo se exercitar em casa. Outro motivo por muitos começarem a optar pelo pilates foi por ser um exercício individualizado. Você pode fazer a modalidade em algum espaço para isso ou em sua própria casa, sendo assim, separamos 6 Itens essenciais para você montar um mini estúdio de pilates em casa.

Quais os benefícios da prática de pilates?
Melhora da postura
A consciência corporal e o foco nos músculos do centro do core fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, melhorando a postura. Com isso, o exercício reduz as dores nas costas.
Mais prazer na relação sexual
O pilates trabalha a musculatura do assoalho pélvico, beneficiando indiretamente a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo – principalmente as mulheres.
Aumento do tônus muscular
Os exercícios trabalham com a contração e força musculares, além da flexibilidade. Com isso, as fibras do músculo são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de gordura por massa muscular e um melhor contorno corporal, reduzindo as medidas.

Maior mobilidade articular
Como os exercícios trabalham o corpo por inteiro, as articulações são estimuladas, tornando o corpo mais móvel e facilitando os movimentos diários.
Evolução da marcha e corrida
Como todo o corpo é estimulado, movimentos comuns, como a caminhada, tornam-se mais simples e melhor executados.

Alívio de tensões
Por focar na respiração e concentração na hora de executar os movimentos, o pilates ajuda na redução da ansiedade e do estresse diário.
Foco na respiração
A respiração adequada é indicada para facilitar os movimentos durante os exercícios, trazendo mais consciência sobre como respiramos diariamente, reduzindo o cansaço.
Incremento da flexibilidade
Os exercícios para o alongamento do corpo trabalham a extensão dos músculos e articulações. Com o tempo, perceberemos mudanças em atividades comuns como amarrar os sapatos, por exemplo.

Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.
Dentro do pilates você encontrará dois tipos:
Pilates com aparelhos
Nele você usará aparelhos baseados em molas, podendo facilitar – ou dificultar – movimentos de pessoas com limitações físicas, levando o aluno a níveis avançados.

Pilates solo
Considerado mais difícil que o anterior, o pilates solo é feito apenas com o peso do corpo, ou seja, você precisará ter controle dos seus movimentos e músculos. Essa técnica é ideal para se praticar em casa, sendo simples e prática para ser feita em qualquer lugar.

Algumas perguntas comuns em relação ao pilates:
Pilates emagrece?
O pilates pode contribuir no emagrecimento, tonificando os músculos e ajudando na troca de gordura por massa magra, porém não há queima de calorias suficiente para fazer diferença na balança. O ideal é aliá-lo a atividades aeróbicas.
Grávidas podem fazer pilates?
Não só podem, como devem. Grávidas costumam sentir dores devido às mudanças que seus corpos passam. O pilates podem ajudá-las nesse aspecto, readaptando-as às suas novas formas – além de auxiliar em possíveis lesões.

Pilates ajuda na hipertrofia?
A hipertrofia é melhor atingida na musculação, ou seja, atividades que estressam os músculos. O pilates trabalha os músculos de outra forma – que melhora seu tônus e força –, sem aumentar o volume.
Vamos aos itens essenciais:
Colchonete e tapete para yoga
Aqui será uma questão pessoal, mas você precisará de algo para executar seus exercícios de maneira mais confortável e sem se machucar.
Os tapetes de yoga costumam ser fabricados em PVC, possuindo antiderrapante, ou seja, traz segurança tanto para você quanto para o próprio tapete não escorregar. Geralmente são bem mais compridos que os colchonetes.
Os colchonetes tradicionais encontrados em academia já possuem um tamanho padrão. Costumam ser mais lisos e feitos em EVA.
Bola Suíça
Um acessório essencial para quem pratica o pilates solo, a bola de pilates tem bom preço, fácil de encontrar e pode ser usada para inúmeros exercícios. Muitos não sabem, mas elas possuem três tamanhos diferentes:
- Bola pequena (até 55 cm): alunos que medem entre 1,60 – 1,75 cm
- Bola média (65 cm): alunos que medem entre 1,75 cm – 1,95 cm
- Bola grande (75 cm ou mais): alunos que medem mais de 1,95 cm
Flex ring
Ganhando muitos adeptos no pilates, o flex ring tem formato circular e dois apoios laterais – para mãos ou pernas –, dependendo de como for utilizar nos exercícios. Ao puxá-lo – ou fazer pressão –, o flex oferece uma leve resistência, auxiliando no fortalecimento muscular.

Faixas elásticas
As faixas elásticas são indispensáveis no pilates solo. São excelentes para alongamentos e no auxílio de exercícios para resistência. Você pode escolher em três tensões: leve, médio e forte.
Extensores
Parecidos com as faixas, os extensores possuem alguns modelos diferentes para exercícios diferentes.
Rolo miofascial
Muito utilizado no pilates, o rolo miofascial é usado no aquecimento para o exercício, auxiliando na melhora da flexibilidade corporal.

Que pilates faz bem ninguém precisa afirmar, mas para fazer um bom exercício é preciso de alguns equipamentos essenciais. Analise bem a nossa lista e compre os itens das marcas que te interessarem mais. Qual deles você mais gosta?