Nada irá substituir um console propriamente dito, e quando digo nada é nada mesmo, ter um videogame de ultima geração, uma tela grande, com um som legal é uma experiência gamer imersiva fantástica que deixou de ser apenas diversão e virou até negócio.

Mas parece que as empresas de Smartphones querem brigar como iguais com essas empresas com seus lançamentos cada vez mais robustos. O fato é que as produtoras de jogos também não economizam em configurações cada vez mais pesadas, gráficos, jogabilidade, jogos que já são sucessos no videogames otimizados para celular e afins.

Isso cobra caro das configurações dos Smartphones que tem que dançar conforme a música e investir cada vez mais no hardware dos seus modelos. Para isso nasceram os Smartphones gamers, eles trazem geralmente tudo que tem de melhor em termo de hardware para esse dispositivo para aguentar toda essa carga que os jogos exigem.

E uma pioneira nesse ramo é uma velha conhecida a Asus, muita gente a conhece pela sua história produzindo excelentes placas mãe para computador, notebooks, mas também é uma das grandes no ramo de celulares e no quesito gamer acho que podemos dizer que ela está quase ou no topo das empresas, ainda mais com seu ultimo lançamento a 3ª geração do Smartphone Rog Phone.

Smartphone Gamer Asus Rog Phone 3

Esse smartphone não é pensado e nem foi projetado para qualquer consumidor, apesar de funcionar bem com qualquer pessoa, ele é de fato em toda sua essência um Smartphone Gamer. Ele é a 3ª geração da linha Rog Phone da Asus e se a outras versões fizeram sucesso, o sucessor do Rog Phone 2 o ASUS ROG Phone 3 não ficará por baixo.

Tela

Aqui temos uma tela FullHd+ (2340 x 1080) HDR de 6,59 polegadas, AMOLED, 650 nits Brilho legível em exteriores e 1.000 nits brilho máximo que fazem você enxergar com clareza, seja em ambiente externo e interno. Possui TÜV Certificação Low Blue Light (Hardware Solution) e Flicker Reduced, que é a baixa emissão de luz azul, seus olhos vão agradecer acredite.

Essa tela possui certificação HDR e HDR+, ou seja, qualidade monstra de cores para seus jogos e qualquer outra tarefas estão garantidas. A taxa de contraste dessa AMOLED é de e 1.000.000: 1 com proteção Corning Gorilla Glass 6. Uma tela sensível a toque com multitoque de 10 pontos, ou seja, até de luvas ela irá responder aos comandos.

Mas o máximo mesmo dessa tela e seu conjunto, é sua taxa de atualização, aqui o caldo entorna, são incríveis 144Hz/1ms, isso faz uma diferença enorme para quem vai jogar, se 120Hz já é uma taxa de atualização ótima, 144Hz/1ms é a resposta mais rápida do mercado, aliada a uma taxa de mostragem de 270Hz diminui para 25ms a latência de toque.

Essa tela foi desenvolvida para que pudesse entregar toda aparência visual que o desenvolvedor do jogo pretendia quando criou o game. Podemos dizer com toda humildade que essa é a melhor tela de um smartphone, seja gamer ou não.

Desempenho

Processador

O Asus Rog Phone 3 possui o processador mais rápido do mundo para smartphones já lançado até agora, trata-se do Qualcomm Snapdragon SMD 865 Plus 5G que possui CPU clock de 3.1GHz, é muito mais que muitos processadores para computadores, num Smartphone! Sua GPU também é top da Qualcomm a Adreno 650.

Memórias

Para esse Smartphone Gamer temos a recentemente lançada memória LPDDR5, ele vem em duas versões uma com 8GB e a versão top com 12GB. Para armazenamento ele conta o UFS 3.1 e 128GB de armazenamento ou 512GB e não é expansível, e nem precisa convenhamos.

Game Cool 3

Para um Smartphone gamer bruto, temos que ter um sistema de resfriamento que atenda a as necessidades, porque muito processamento, jogos de alto desempenho e afins levam o processador a esquentar bastante. Mas o Game cool 3, sistema avançado de resfriamento, usa câmara de vapor 3D e uma grande dissipador de calor, aumentando em 14% a eficiência térmica e dissipando 6x mais calor.

AeroActvive Cooler 3

E se não bastasse o Asus Rog Phone 3 ainda ganha um reforço externo de resfriamento é o AeroActive Cooler 3 que fica acoplado na parte de trás do Smartphone mais precisamento em cima da área onde ficam a CPU e o chip 5G.

Com seus pontos de acesso nessa mesma área ele trabalha de forma a reduzir cerca de 4° já que ele conta com cerca de 40% a mais de rotações por minuto, você poderá jogar sem se preocupar muito com a temperatura do smartphone.

X mode

O que faz de uma Smartphone gamer é você poder liberar o máximo do que ele entrega não é mesmo? Nisso para liberar todo potencial do Asus Rog Phone 3 temos o X mode que além de liberar todo poder desse aparelho, ele permite que você configure a sua maneira para que o desempenho atenda a você precisamente.

Essa configuração pode ser feito de jogo para jogo, configurações de vídeo, de toque, desempenho do sistema, ou seja, você pode de fator deixar o smartphone com funcionamento gamer pessoal.

Som

Um fator que melhora muito a experiência de quem joga video game é o som, poder ter a sensação de realismo através do som conquistar qualquer, pode perguntar. E um Smartphone gamer que se preze deve entregar essa experiência para seus consumidores, que não brincam em serviço e querem sempre o melhor.

O sistema de som do Rog Phone 3 GameFX foi desenvolvido em colaboração com especialistas em áudio Diarc que apresenta dois auto-falantes estéreos, frontais que oferecem uma qualidade de som poderosa. Mas a cereja do bolo está no Game mode que calibra os sons do jogo e permite até que você identifique a localização outros jogadores por meio de um algoritmo de áudio exclusivo da Asus.

AirTrigger 3

Quanto mais interativo melhor e aqui temos o AirTrigger 3 um sistema que permite você interagir controlando a ação através de sensores de movimento bastando apenas inclinar o celular para baixo ou para cima, em jogos totalmente intuitivos. É como um 3×1, sensor de toque, acelerômetro e controle.

São sensores ultrassônicos de toque, eles ficam localizados nas bordas do Rog Phone 3 e podem ser atribuídos a qualquer ação do jogo para uma experiência semelhante à de um console. Os sensores de toque agora suportam mais gestos, incluindo slide e detecção de botão interno e externo.

Bateria

Não basta ter esse poder de fogo todo e em 2 horas você ter que conectar seu smartphone num carregador e ainda mais, se você continuar a jogar terá que se arriscar em jogar com carregador acoplado, que fará com ele esquente mais e você corra mais riscos, mas para esse Smartphone gamer a Asus também não poupou nesse sentido.

Temos aqui uma bateria gigante com 6000mAh, não é uma novidade baterias com essa amperagem, porém no Rog Phone 3, diversas otimizações de software foram incluídas para aumentar a vida útil, dobrando-a e ainda mais com diversas outras otimizações como reduzir o consumo de apps inativos e isso fornece cerca de 67% a mais de bateria.

Acessórios

Assim como a versão passada vinha com uma boa gama de acessórios, o Rog Phone 3 veio para fazer a alegria dos gamers também em seus acessórios, comecemos pelo  Lighting Armor Case, que é a capa que além de proteger o smartphone de arranhões e solavancos ela ainda oferece uma iluminação Aura e um tema personalizado carregar quando você a instala.

Temos o ActiveAero Cooler 3 que já falamos, o TwinView Dock 3 é o acessório que oferece uma experiência em duas telas e ela foi otimizada com uma taxa de atualização também de 144Hz para uma resposta digna ao Rog Phone 3. O ROG Clip bloqueia e carrega seu ROG Phone 3 com o joystick de sua escolha – como o joystick sem fio do Xbox ou o joystick Stadia, dano um experiência bem parecida com os consoles.

A Aero Case é a capa que protege seu telefone como um todo até quando usado os acessórios como o ActiveAero cooler 3 ou TwinView Dock 3. Quer uma esperiência ainda mais top? O Mobile Desktop Dock oferece ao ROG Phone 3 capacidades de expansão sem precedentes. Conecte a um monitor 4K UHD externo, mouse e teclado enquanto usa o ROG Phone 3 como uma tela auxiliar, conecte a uma LAN gigabit com fio e use a saída S/PDIF para conduzir seu sistema de som surround de 5.1 canais.

Construído por Gamers

Desenvolvido por quem entendo do assunto o Smartphone gamer Asus Rog Phone 3 possui o melhor em sua construção para jogadores. Rog Connect que possui recursos de comunidade para manter você ainda mais conectado com sua equipe.

Sua Game Ginie traz o aplicativo de aprimoramento de jogos em sua versão mais avançada, janela flutuante que permite você verificar sua táticas sem sair do jogo e ainda suporte de macro para auxiliar você e automatizar alguns processos nos jogos como griding (que são mais ou menos ações repetitivas num jogo).

Se você quiser jogar no modo multijogador então a conexão não pode falhar, nesse smartphone temos além da já mencionada conexão 5G também temos conexão via Wi-Fi6 que fornece uma conexão ultraestável e ainda mais agora com o HyperFusion que permite conexões simultâneas entre a rede móvel e o Wi-fi para um redirecionamento inteligente, a rede que tiver a melhor conexão será a principal.

Conector Lateral projetado para que os cabos USBs conectados ao celular não fiquem no caminho do jogador e atrapalhe durante a jogatina. Para uma melhor experiência gamer de comunicação o Rog Phone 3 possui sistema quadruplo de microfones para que você se comunique sem problemas.

Para embelezar ainda mais, o Smartphone conta com uma iluminação em Aura RBG além do logotipo da Rog brilhante na parte de trás do dispositivo, como suporta várias cores então, esquemas de iluminação, seu humor e estilo poderão receber uma “luz” a mais.

Parceiros

Integração é também palavra de ordem por aqui e para isso a Asus e sua Republic of Gamers se juntou com as empresas Stadia e Unity que prometeram econstruir uma experiência em dispositivos móveis mais completa ainda para os gamers da atualidade e fornecer o conteúdo do seu jogo favorito em qualquer lugar.

Câmeras

Quando eu disse que esse telefone poderia ser usado por qualquer pessoa e não só os gamers não foi exagero, se esse telefone suporta os jogos mais poderosos, então será que que tem algum app que ele não roda? Esse é um ponto, outro ponto e ponto alto são as câmeras.

Temos um conjunto triplo de câmeras traseiras para fotos e vídeos de alta qualidade em quaqluer ambiente. Temos um sensor desenvolvido pela Sony o IMX686 de 64Mp de 1/1.7 grande angular, tecnologia Quad Byer e abertura de f/1.8, outro de 13Mp Ultra Wide com 200% de campo de visão e mais um Macro de 5Mp. Para câmera frontal temos um sensor de 24Mp com comprimento focal que equivale a 27mm de uma câmera filmadora de 35mm.

Para vídeo ele grava em 8K UHD (7680 x 4320) a 30 fps para a câmera traseira principal, 4K UHD (3840 x 2160) a 30/60 fps para a câmera traseira principal, a 30 fps para a segunda câmera traseira, 1080p FHD a 30/60 fps, HD 720p a 30 fps.

Possui também estabilização de imagem eletrônica de 3 eixos para câmeras traseiras, Time lapse (vídeo 4K UHD), câmera lenta (4K a 120 fps; 1080p a 240/120 fps; 720p a 480 fps) e permite torar fotos enquanto grava. Esse telefone não só oferece suporte como também é perfeito para estraming.

Preço

Tanta inovação e poder de fogo num smartphone gamer não sairiam baratos e infelizmente no brasil apenas a versão com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, foi homologada na Anatel e está custando cerca de R$6.499,00 e os acessórios são vendidos separadamente, no dia do lançamento os 30 primeiros vendidos vinham com um acessório.

É um smartphone gamer para ninguém botar defeito, a não ser no valor é claro, mas ele vale cada centavo empregado pois você tem o que há de melhor num smartphone para esse fim.

Então que tal usar o nosso comparador para comprar o seu e sabemos que o preço está alto então recomendamos que crie um alerta para esse e outro produtos em nosso site é rapidinho. Para mais ofertas tops diárias acesse o super ofertas.

Leia mais sobre outras dicas especias em nosso blog e aproveite.

Sobre o autor

Paulo Canuto

Estudante de jornalismo, apaixonado por comunicação, música, cultura pop e tecnologia.

Ver todos os artigos