Se você ainda não se rendeu a ele, pode ser o momento ideal para começar a pensar no assunto. O papel de parede é a forma perfeita de renovar a sua casa de maneira simples, sem precisar fazer sujeira no cômodo ou investir em tantos objetos para aplicar tinta e pintar as paredes.

Além de fazer toda a diferença na decoração, os papéis de parede são de fácil limpeza e aplicação, podem ser removidos facilmente e você vai poder “mudar a cara” dos ambientes com mais praticidade, já que existe uma infinidade de alternativas para você escolher a que mais combina com a sua casa. O custo também não é um dos maiores e eles são bem duradouros.  

Dica: Antes de escolher o papel de parede e começar a aplicar, meça todo o ambiente com precisão e compre sempre um pouco a mais para que não falte caso aconteça algum incidente.

Gostou da ideia? Então vem conferir as dicas que a gente separou para você usar o papel de parede em vários cômodos da sua casa:

Sala

A sala é um dos ambientes ideais para caprichar na decoração, porque além de ser um cantinho de aconchego, é também o lugar onde você vai receber todas as suas visitas. Deixar o cômodo bem organizado e bem decorado, faz toda a diferença, mesmo que seja um ambiente pequeno e sem muito espaço para dispor diferentes móveis.

Se você está pensando em dar uma cara nova para a sua sala, pode escolher o Papel de parede adesivo 3D tijolos vinílico. Ele pode ser usado em vários ambientes da casa, mas com certeza vai ficar lindo por trás do seu painel de TV, por exemplo. Se você quiser, pode deixar as outras paredes mais neutras e apenas uma com esse papel.

Esse modelo é a prova d’água, antimofo, antibactérias e ainda vai conseguir suprimir algumas irregularidades que possa ter na sua parede. Segundo a fabricante, cada rolo possui 3 metros de altura por 52 cm de largura, e vai conseguir cobrir uma parede de 1,56 m².

Quarto

Seja de adulto, criança ou adolescente, o quarto é o local onde mais podemos expressar nossa personalidade e apostar em uma decoração que seja a nossa cara. Colocar papéis nas paredes pode ser o toque que faltava para dar uma cara nova ao cômodo que você tanto ama.

Para renovar o ambiente e deixá-lo mais discreto, você pode escolher o Papel de parede listrado bege 3500 Revex, que não é tão simples, mas tem cores bem neutras e que não chamam muito a atenção. Apesar de estamos indicando-o para o quarto, ele é bem versátil e pode ser usado em vários cômodos.

Com acabamento em vinílico, esse papel de parede pode ser lavado, é resistente à luz, a atritos e à abrasão. Para colocar na sua casa, fique atento às medidas: cada rolo possui 52 cm por 10 metros.

Quer mais ideais? Confira 5 itens de decoração para o seu quarto.

Cozinha

Você também pode aproveitar os papéis de parede para levar um ar mais colorido e alegre à sua cozinha. Existem várias estampas diferentes, e você pode optar por uma mais divertida, para contrastar com as cores mais neutras dos eletrodomésticos. Nesse ambiente, é importante escolher um papel que seja lavável ou de fácil limpeza, já que é um dos locais que mais sujam na casa.

Uma ótima ideia é o Papel de parede hidráulico 0042, que é composto 100% em PVC, lavável e antichamas. Além de ficar super bem em qualquer cozinha, ele é bem fácil de limpar e possui uma textura vinílica semifosca lisa, sem nenhum relevo.

Segundo a fabricante, cada rolo vem com 3 metros de altura e 59 centímetros de largura.

Quarto infantil

Um outro cômodo em que o papel de parede cai muito bem é o quarto infantil. Ele é um ambiente legal de decorar, pois dá para brincar um pouco mais com a imaginação e ousar nas estampas. O ideal é que você compre um papel que combine com a paleta de cores do quarto do seu filho ou filha e, se não quiser preencher todas as paredes com o mesmo papel, pode escolher uma para estampá-la e deixar as outras lisas.

Se você quiser apostar em um quarto temático, pode escolher o Papel de parede Ursinho Pooh 004. Ele pode ser usado tanto em quartos de meninos como de meninas, e vai dar um ar mais divertido ao ambiente.

Essa opção é feita sob medida e você deve medir bem o cômodo antes de fechar o pedido. Ele é composto 100% por PVC com textura vinílica semibrilho lisa, é lavável e autocolante.

E se o quarto for de um bebê, vem conferir 5 dicas de decoração que separamos para deixar o quarto do seu filho perfeito.

Banheiro

Geralmente, os banheiros da maioria das casas são azulejados, já que são ambientes mais úmidos. Sendo assim, eles ficam lá por anos a fio, devido ao enorme trabalho que dá para fazer a troca desses azulejos. Porém, você pode renovar o seu banheiro sem reformas, fazendo o mínimo de sujeira possível, apenas com um papel de parede.

Assim como na cozinha, para o banheiro é preciso investir em papéis mais resistentes e que possam ser molhados sem causar danos. Se você quiser uma opção que se destaque no ambiente, pode optar pelo Papel de parede pastilha azul e branca, que é antibactérias, antimofo, lavável e não propaga chamas.

Neste modelo, o rolo tem 3 metros de altura por 49 centímetros de largura e, segundo a fabricante, ele consegue cobrir 1,44 m².

Brinquedoteca

A brinquedoteca ou o quarto são dois lugares da casa onde as crianças adoram estar e podem soltar a criatividade com brinquedos e brincadeiras divertidas. Assim como no quarto infantil, você pode explorar estampas, personagens e quanto mais divertido o ambiente ficar, melhor vai ser.

Um modelo que faz bastante sucesso ultimamente e as crianças, com certeza, vão amar é o Papel de parede lousa quadro negro. Nele, a criançada vai poder soltar a criatividade e você nem vai precisar se preocupar com as paredes da casa todas riscadas quando elas estiverem com lápis nas mãos.

Medindo 2 metros de altura por 35 cm de largura e com uma impressão de alta resolução, esse papel de parede é lavável, antimofo, possui bactericida, não propaga fogo e tem uma aplicação super fácil.

Escritório

Em tempos de home office, é cada vez mais comum as pessoas terem um cantinho em casa para trabalhar. E apostar na decoração do ambiente é essencial para deixá-lo mais aconchegante e com mais cara de local de trabalho. Além de colocar móveis úteis e versáteis para organizar bem seus objetos, você pode escolher um papel de parede que combine com o local para dar um Up na decoração.

O Papel de parede listrado linhas classic é uma opção bem discreta e que vai levar um charme a mais ao ambiente. Garantindo uma durabilidade de até 7 anos, esse modelo mede 3 metros de altura por 49 cm de largura, é lavável antibactérias, antimofo e não propaga chamas.

E se você ainda não estiver com o escritório completo, confira 5 móveis para mandar bem no home office.

E então, curtiu as nossas indicações? Você encontra várias outras dicas de decoração no nosso blog. Inclusive, não deixe de conferir 6 formas de usar almofadas decorativas em vários cantinhos da sua casa.