Manter a casa arejada e com uma temperatura agradável é a meta de todas as pessoas que passam muitas horas fora de casa e não conseguem manter as janelas abertas durante o dia.

Além disso, no verão a circulação do ar é ainda mais importante, no sentido de tornar a temperatura mais amena e até mesmo evitar o uso do ar condicionado. 

Nesse cenário, o ventilador de teto se mantém importante mesmo com todos os novos equipamentos de refrigeração e circulação do ar. Além de ventilar o ambiente, o ventilador é capaz de dar um ar mais solene na casa, com designers e estilos que combinam com diferentes ambientes. 

Sendo assim, podemos listar uma variedade de ventiladores de teto que oferecem potência, economia de energia e estilo para a sua casa. Mas afinal, quais são os melhores modelos de ventilador de teto e qual é o mais indicado para a sua casa?

Para responder estas e outras perguntas sobre o assunto, traremos ao longo deste artigo algumas dicas de modelos de ventilador de teto que podem combinar demais com o que você procura, tendo uma variedade de preços e tamanhos. 

Portanto, confira a seguir e fique por dentro dos melhores modelos de ventilador de teto. 

Como escolher a melhor opção de ventilador de teto

Para começar a escolha do melhor ventilador de teto para você, é preciso partir de alguns requisitos importantes para selecionar o modelo adequado.

Desse modo, um dos critérios principais é a potência de motor do ventilador. A potência é quem vai dar sustentação para o equipamento fazer a vazão do ar, juntamente com as pás. No entanto, a potência também dará um demonstrativo do gasto de energia do modelo.

Portanto, o ideal é que você priorize os ventiladores de teto com selo categoria A do INMETRO, o que indica o baixo consumo de luz.

Ademais, a quantidade de pás do ventilador de teto também é importante, justamente pela vazão de ar que o aparelho irá dar ao ambiente. Atualmente os modelos mais populares contam com duas, três e até quatro pás.

Além disso, o nível de velocidade e quantidade de níveis também é algo que pode ser considerado, já que essa configuração oferece o ajuste da ventilação em diversas situações da sua casa ou escritório.

No mais, questões como luminárias no centro do ventilador de teto, controle remoto, timer para programação de desligamento e outros pormenores que algum modelo ou outro pode oferecer também devem ser considerados na escolha do seu ventilador de teto.

Veja mais: Umidificador de ar: qual o melhor?

Ventilador De Teto Hunter Bayport Metal Antigo 4 Pás de Madeira

E o primeiro modelo de ventilador de teto que trazemos aqui como uma das boas escolhas a se fazer é da marca Bayport. Construído com metal antigo e com 4 pás de madeira, esse pode ser considerado o modelo mais clássico entre os que estão aqui.

O ventilador com pás de madeira é super indicado para quem tem uma casa com tema mais claro e deseja no ventilador de teto também um contraste no ambiente. Além disso, ele fica bem em casas com paredes maciças em madeira, onde o ventilador de teto também vai se encaixar muito bem.

Com selo categoria A Procel, o ventilador da Hunter possui 3 velocidades de rotação. No que diz respeito a sua capacidade de ventilação, a vazão média de ar é de 1,94 m³/s, atingindo uma área de ventilação de até 9 m². Já a potência de motor deste modelo de ventilador de teto é de 62W.

Avaliando todas essas configurações técnicas do Hunter Bayport Metal Antigo, podemos afirmar que ele é adequado para instalar em salas de jantar, de estar ou até mesmo em acomodações mais sociais da sua casa ou salão.

Ventilador de Teto Arno Ultimate Silver 6 velocidades

Se o ventilador com pás de madeira remete a um modelo mais clássico, o Arno Ultimate Silver representa o que há de mais moderno e tecnológico entre os ventiladores de teto disponíveis no mercado.

Com até seis velocidades de rotação, o Ultimate Silver é ideal para ambientes mais amplos que precisam de mais ventilação e circulação do ar. Com uma cor clara, ele se torna discreto, mas sem deixar de ser notado, pela eficiência e design arrojado.

Outra questão interessante do ventilador de teto Ultimate Silver é o espaço central para até duas lâmpadas, deixando o ambiente ainda mais claro e decorado, conforme as lâmpadas que são instaladas.

Além de todas essas qualidades de ventilação e decoração, a Arno garante que o modelo oferece uma economia de energia de até 35%, graças ao uso da tecnologia no desenvolvimento do motor. Essa característica também oferece ao modelo um motor mais silencioso.

Mas se engana quem pensa que essa economia de energia significa menor potência. O ventilador de teto da arno tem uma capacidade de motor de 150W. Além do próprio ventilador, o pacote vem ainda com um controle remoto, que permite ajuste de timer por até 8 horas e função dormir.

Britânia Cancun

Talvez sem a mesma imponência do Arno Ultimate Silver, mas com similar eficiência e qualidade, o ventilador de teto Britânia Cancun é ideal para qualquer ambiente da sua casa.

Com até três velocidades de rotação, o modelo ainda conta com a opção de exaustor, permitindo que você utilize ele para limpar o ar de dentro de casa e deixar o ambiente mais leve.

Com as pás sendo produzidas em plástico e com cor branca, esse ventilador de teto ainda conta com suporte para duas lâmpadas, deixando a sua sala, escritório ou quarto ainda mais iluminado e claro.

Para fazer o controle de todas as funções do Britânia Cancun, o ventilador de teto vem também com um controle de parede, onde é possível ativar as velocidades do motor, além da função reverso. Assim como o ventilador de teto da Arno, o Britânia Cancun conta também com o selo A Procel, o que indica uma economia no valor da conta da luz.

Ademais, a potência de motor também é bastante interessante, contando com 126w de potência. 

Todas essas características fazem do ventilador de teto Britânia Cancun uma excelente aquisição, oferendo uma boa durabilidade, facilidade para fazer a limpeza e deixando o seu ambiente mais arejado e fresco durante o ano todo.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos