No mês de outubro comemoramos duas datas importantes: o Dia Nacional do Livro no Brasil e o Halloween. Porque não juntar essas duas datas em um só momento? Os livros são capazes de nos transportar para universos mágicos com suas histórias de amor, aventura, suspense e terror. Um momento de lazer pode fazer com que nossa imaginação vá longe, provocando uma verdadeira viagem pelas páginas. Conheça nossa lista de livros nacionais e internacionais que vão te levar a uma aventura aterrorizante. 

Dica horripilante: se você é o tipo de pessoa que entra de cabeça nas comemorações de halloween, confira algumas dicas de fantasia para entrar no clima e protagonizar a sua própria história de terror.

A metade sombria – Stephen King

Falar de livros de terror é falar de Stephen King. O escritor norte-americano ficou conhecido por seus contos macabros de terror, suspense, ficção científica e fantasia. Sua bibliografia acumula dezenas de títulos conhecidos que valem a pena a leitura, nossa indicação de hoje é “A metade sombria”, livro que ficou por muito tempo esgotado no Brasil e agora volta as lojas. O enredo gira em torno de um pseudônimo que ganha vida após ser descoberto e de um escritor de sucesso que tenta lidar com os rumos de sua carreira pós ser ligado a uma série de crimes que não cometeu, enquanto vê o nome que proporcionou seu status no universo literário ser perdido. 

Informações importantes: 

Ano de lançamento: 2019

Número de páginas: 464

Dia perfeitos – Raphael Montes

O escritor Raphael Montes veio para mostrar que os brasileiros também sabem escrever ótimas histórias de terror. “Dias perfeitos” é o segundo livro da sua carreira, responsável por concretizar seu nome no mundo do terror de uma vez por todas. O livro conta a história de Téo, um estudante de medicina que divide sua vida entre os estudos de anatomia e os cuidados com a sua mãe paraplégica. Talvez Téo nunca conhecesse nossa outra protagonista, Clarice, uma jovem livre e que sonha em se tornar uma roteirista de cinema famosa, mas seus caminhos se encontram em um churrasco. É a partir desse momento que uma obsessão surge, Téo deseja de as formas saber mais sobre aquela mulher e começa a usar todas as táticas possíveis para se aproximar da jovem. As negativas de Clarice culminam em uma atitude assustadora: Téo a sequestra e dá início a uma viagem para dentro da mente de um psicopata, que fará de tudo para ter ao seu lado a mulher que ele tanto deseja. 

Informações importantes: 

Ano de lançamento: 2014

Número de páginas: 280

O casamento – Victor bonini

Seguindo com a nossa lista, temos mais uma obra 100% brasileira. “O casamento”, de Victor Bonini é a prova viva de que nem toda celebração de casamento é calma e cercada de flores. Apesar de terem se conhecido de forma estranha e não obterem o apoio de suas famílias, Plínio e Diana decidem se casar, esse seria o dia mais especial para a vida deles e o momento mais importante para um detetive. Os convidados podem esconder segredos, mas o detetive Conrado Bardelli está disposto a descobrir cada um deles. Para isso, ele se hospeda no hotel-fazenda onde será realizada a cerimônia. A cada minuto que se passa a tensão aumenta e a necessidade de descobrir qual dentre os convidados é seu alvo também. Enquanto o casamento segue normalmente, algo acontece na sala ao lado, é quando as paredes se enchem de sangue que os convidados percebem que essa não é mais uma cerimônia comum. Agora o detetive se vê diante de um esquema muito maior do que ele imaginava e precisa correr contra o tempo para impedir que mais mortes aconteçam. 

Informações importantes: 

Ano de lançamento: 2017

Número de páginas: 368

Deixada para trás – Carlos Szlak

Se você ama o tipo de livro que te deixa intrigado a cada página, essa é a sugestão certa para você! Em “Deixada para trás”, conhecemos a história de duas colegas que são raptadas durante uma festa no lago: Megan e Nicole. Após uma busca intensa, a polícia acredita que as meninas já estão mortas, mas Megan reaparece misteriosamente e após um ano escreve um livro de sucesso sobre suas histórias no cativeiro, só existe um detalhe: Nicole ainda permanece desaparecida. A irmã mais velha de Nicole, Lívia, é uma aluna de patologia forense dedicada e acredita que sua irmã já esteja morta. O que ela não esperava é que as primeiras pistas sobre o paradeiro de Nicole surgiriam em outro corpo que chega até o necrotério onde ela trabalha. Tentando unir o passado e presente de sua irmã, Lívia descobre uma série de desaparecimentos que podem estar interligados enquanto luta para descobrir o que de fato aconteceu com Nicole desde a noite em que ela foi vista pela última vez.  

Informações importantes: 

Ano de lançamento: 2017

Número de páginas: 365

Histórias extraordinárias – Edgar Allan Poe

Os livros de contos são um clássico dentro do mundo do terror. Em “Histórias extraordinárias”, Edgar Allan Poe traz o melhor do gênero com uma escrita fluida e impecável. A seleção de histórias traduzidas por José Paulo Paes conta com “O gato preto”, que narra um tenebroso assassinato, “O poço e o pêndulo”, um conto clássico sobre a ansiedade da morte e outras histórias aterrorizantes. Nesse livro você encontrará personagens únicos e profundos, uma marca registrada de Edgar Allan Poe. Mergulhe nesses contos assustadores e entenda porque Poe é um dos maiores nomes desse gênero literário. 

Informações importantes: 

Ano de lançamento: 2008

Número de páginas: 272

Caixa de pássaros – Josh Malerman

Com mais de 160 mil exemplares vendidos só no Brasil, é improvável que você nunca tenha ouvido falar dessa história. Em “caixa de pássaros”, conhecemos o mundo de outra forma. Após quatro anos de mortes sem explicação terem começado, existem poucas pessoas ainda vivas, Malorie é uma dessas pessoas. Mãe de dois filhos, ela tenta sobreviver com suas crianças em um mundo onde abrir os olhos pode ser a diferença entre morrer e viver. Quando uma grande neblina atinge a região onde os três moram, Malorie decide sair com seus filhos em busca de um local seguro, onde a vida possa ter voltado ao seu estado normal. Nesse livro, você embarca na viagem corajosa de uma mãe rumo ao desconhecido.

Informações importantes: 

Ano de lançamento: 2015

Número de páginas: 272

O demonologista – Andrew Pyper

Para completar nossa lista aterrorizante, temos “o demonologista”, de Andrew Pyper. David Ullman é um professor universitário, que se especializou na figura literária do Diabo. Na sua visão cética, o diabo não passa de um personagem, mas tudo muda quando ele aceita o convite para presenciar um fenômeno sobrenatural em Veneza. O que era para ser um passeio em família, torna-se uma jornada em busca de respostas. Enquanto isso, ele luta contra o tempo para proteger sua filha do inferno.  

Informações importantes: 

Ano de lançamento: 2015

Número de páginas: 320

Dos mais céticos aos mais fantasiosos, ninguém resiste a uma boa história de terror. Depois de reunir toda a sua coragem para ler esses livros, conta para a gente qual o tipo de terror que te faz dormir com as luzes acesas!

Sobre o autor

Flavia Giordano

Graduanda de jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso, apaixonada por livros, música e filmes.

Ver todos os artigos