Apesar de boa parte dos celulares virem acompanhados de fones com fio, os fones via Bluetooth já ganharam o mercado há tempos. Com a Black Friday à nossa porta, nada melhor do que aproveitar uma ótima promoção para fazer uma boa aquisição, sendo assim, separamos os melhores modelos de fones de ouvido sem fio para você comprar nesta sexta!

Mas antes, como escolher um bom fone sem fio?

Formatos

O mercado trabalha com alguns, dentre eles:

Auricular (earbud): é o fone comum que fica na orelha, mas sem entrar no ouvido. Não conta com nenhum tipo de isolamento do ruído exterior.

Fone auricular (earbud)

Intra-auricular (in-ear): esses entram no canal auditivo e têm aquela proteção de silicone para fixar um pouco de isolamento do som, sendo uma boa escolha para quem vive em ambientes barulhentos.

Fone intra-auricular (in-ear)

Supra-auricular (on-ear): ficam fora da orelha e sobre ela (headphones). Até possui um isolamento de ruído, mas dependerá da construção e ajuste para cada pessoa, já que esse modelo não cobre toda a orelha.

Fone supra-auricular (on-ear)

Circoauriculares (over-ear): cobrem toda a orelha, sendo excelente para isolar ruídos externos e imersão sonora. São maiores e mais difíceis de transportar.

Fone circoauriculares (over-ear)

Bluetooth

Atualmente estamos na versão 5 do Bluetooth, mas alguns fones ainda são encontrados na versão 4.1, por exemplo. A nova versão trouxe o dobro de velocidade e quatro vezes mais alcance entre os dispositivos conectados. Ele também trouxe melhorias em relação à interferência com outras tecnologias, como Wi-Fi e redes móveis.

Bateria

Há fones que duram 6 horas e fones que duram 60 horas! Os headphones permitem a adição de uma bateria de maior capacidade. A maioria dos fones menores traz um estojo que funciona como uma bateria, fazendo com que os fones possam ser recarregados onde você estiver. A bateria se desgasta naturalmente com tempo, podendo cair sua capacidade pela metade, então fique de olho nesse quesito.

Usará para praticar exercício?

Observe se o fone oferece resistência à água e ao suor! Alguns modelos possuem proteção IPX4 — certifica a resistência contra jorros d’água por até 10 minutos de forma intercalada.

Os intra-auriculares são os modelos mais recomendados; os headphones tendem a esquentar demais a orelha, além de serem bem mais pesados.

Codecs de áudio

É responsável por codificar e descodificar o arquivo digital e transmiti-lo aos fones. É a partir deles que poderá obter a qualidade de reprodução.

SBC: presente na maioria dos dispositivos, é o mais simples. Não tem uma taxa de transferência alta como os outros.

ACC: é considerado um avanço em relação ao anterior por entregar uma qualidade melhor a partir de uma compressão maior.

aptX: sua taxa de transmissão é maior que os anteriores, oferecendo uma qualidade próxima à de um CD.

aptX HD: entrega mais qualidade sonora por uma taxa de transmissão maior.

aptX LL (Low Latency): melhora a latência — tempo entre a transmissão e a reprodução do áudio — no fone de ouvido.

LDAC: permite variar a taxa de transmissão de acordo com o áudio reproduzido, otimizando o consumo de energia do fone. A transmissão tem quase o dobro de velocidade do aptx HD e o triplo do SBC.

Pretende apenas ouvir música numa boa? Qualquer um deles será suficiente. Quer assistir ou jogar? Opte por fones com suporte ao aptX e aptX HD.

Após entender melhor sobre as especificações dos fones sem fio, vamos aos melhores do mercado para você comprar nesta Black Friday:

Redmi AirDots – Xiaomi

Com ótimo custo-benefício, o Redmi Xiaomi alia a alta tecnologia a um custo justo. Com design discreto, o fone pesa apenas 4,2 gramas cada. Sua bateria chega a durar 4 horas, mas seu carregamento é rápido e feito no próprio estojo. Vem com microfone embutido e recurso de cancelamento de ruído, evitando que sons externos cheguem a você.

Especificações:

Tipo: In-ear

Bateria: 40mAh – 4 horas

Microfone embutido: sim

Cancelamento de ruído: sim

WF-1000XM3 – Sony

Com alto custo, o Sony WF-1000XM3 está entre os mais vendidos da categoria. Sua bateria chega a durar 24 horas com o uso do estojo de carregamento. O cancelamento de ruído e a qualidade de som são excelentes. Ele vem com controles de reprodução inteligentes como o Google Assistente, Alexa e Siri.

Especificações:

Tipo: In-ear

Bateria: 24 horas

Microfone embutido: sim

Cancelamento de ruído: sim

WF-1000XM3 – Sony

SHB2505BK – Philips

O Philips SHB2505BK tem conectividade via bluetooth ou TWS (True Wireless Stereo), garantindo rapidez e eficiência. Você pode realizar chamadas de celular, dispensando o uso do dispositivo. Como os anteriores, o carregamento é feito através do estojo – a marca não indica o tempo de bateria. Seu design garante total conforto por conta de suas curvaturas.

Especificações:

Tipo: In-ear

Microfone embutido: sim

Cancelamento de ruído: não

SHB2505BK – Philips

JBL Free

Garantindo uma conexão rápida via wireless ou bluetooth, o modelo Free da JBL tem bateria com 24 horas de reprodução combinada. Seu carregamento é super-rápido, durando 15 minutos para 1 hora de carga. As ligações possuem muita qualidade, ele é resistente à água e possui certificação IPX5. Para garantir o máximo de conforto, ele vem com três tamanhos de extremidades auriculares e dois protetores em gel.

Especificações:

Tipo: In-ear

Bateria: 24 horas de reprodução combinada

Microfone embutido: sim

Cancelamento de ruído: não

Fone Esportivo Endurance Jump – JBL

Para os esportistas, o modelo Endurance Jump é excelente. É seguro e resistente – o suporte para pescoço traz mais segurança durante os movimentos –, vem com função PoweHook – garante o acionamento do fone automaticamente ao posicioná-lo aos ouvidos –, é à prova d’água, podendo ser usado em piscinas – submerso por 1 metro de profundidade por 30 minutos. Sua bateria tem duração de 8 horas.

Especificações:

Tipo: Neckband

Bateria: 8 horas

Microfone embutido: sim

Cancelamento de ruído: não

Fone Esportivo Endurance Jump – JBL

Live 650 BT – JBL

O Live 650 BT é ideal para quem gosta de conforto e segurança – vem com protetores circum-auriculares macios. Sua bateria pode chegar a 30 horas sem precisar carregar! É possível realizar ligações; possui cancelamento de ruído, envio de mensagens e checagem da previsão do tempo.

Especificações:

Tipo: Over-ear

Bateria: 30 horas

Microfone embutido: sim

Cancelamento de ruído: sim

Live 650BT – JBL

CX 6.00BT – Sennheiser

Indicado para quem leva uma vida mais tranquila, o CX 6.00BT vem com um design trazendo o conforto que você precisa. Com 10 minutos de carga ele garante duas horas de bateria! Sua autonomia é de 6 horas. Para jogos on-line seu uso é excelente – sua qualidade sonora é potencializada com a tecnologia Qualcomm apt-X –, além de possuir cancelamento de ruído.

Ele vem com suporte para o pescoço e conjunto de adaptadores de orelha em 4 tamanhos especiais.

Especificações:

Tipo: Neckband

Bateria: 6 horas

Microfone embutido: sim

Cancelamento de ruído: sim

CX 6.00BT

I12 Tws

Com valor super acessível, o fone I12 Tws não deixa a desejar em suas funcionalidades! As funções são controladas por toques, a qualidade do áudio é considerada regular e seu design é bonito e discreto.

Especificações:

Tipo: In -ear

Bateria: 3 horas

Microfone embutido: sim

Cancelamento de ruído: não

São muitos modelos de fones, para todos os gostos e bolsos. Observando seu estilo de vida já é possível fazer uma rápida seleção dos melhores fones para o seu dia a dia. Qual foi o seu favorito?