No início, o aparelho de ar condicionado teve sua aplicação na indústria têxtil, com o intuito de retirar a umidade do ambiente para não prejudicar os produtos. Também foi utilizado em hospitais, de modo a acrescentar umidade aos berçários para evitar mortes causadas pela desidratação.

Com o passar do tempo, ele se tornou acessível ao público não sendo presentes apenas nos ambientes corporativos, mas também nos lares, e hoje sua ausência pode nos fazer muita falta nos dias quentes de verão.

Na hora da compra sempre surgem dúvidas a respeito de marcas e especificações técnicas, para isso a Vigia de Preço irá auxiliá-los.

Antes de tudo é preciso entender quais são os modelos existentes, a seguir montamos um esquema para facilitar:

•     Janela: É o tipo mais tradicional de ar condicionado, eles apresentam um design mais compacto e constituído de uma única peça que une condensadora e evaporadora. Para que sua instalação seja feita, é necessário fazer um buraco na parede. Por ter sua potência reduzida, ele tem baixo consumo de energia e é indicado para ambientes pequenos, sendo mais utilizado em casas e apartamentos.

•     Split:Esse modelo é considerado a evolução do ar condicionado janela. A evaporadora é acoplada na parte de dentro do ambiente projetando o ar refrigerado, já a condensadora é instalada na parte externa do imóvel, daí o nome Split, que traduzido do inglês significa separado ou dividido. Sua potência de refrigeração é maior e possui um design mais moderno.

•     Portátil:O ar condicionado portátil é ideal para ambientes menores, pois além de apresentarem uma potência reduzida, seu tamanho compacto permite que ele seja transportado facilmente de um cômodo a outro ou até mesmo em viagens.

Atualmente existem modelos de ar condicionado mini portátil, como o Arctic Air Cooler Umidificador e Climatizador. Este aparelho tem uma potência de 10W, seu peso pode chegar a 1kg, possui 3 níveis de velocidade, suas dimensões medem 16,5cm x 16,5cm x 17cm, dispõe de luzes de LED com 7 cores aleatórias. Ele conta com um reservatório de água e uma bateria recarregável que pode durar até 8 horas. O carregamento pode ser feito via entrada USB.

Por ser menor, seu custo também é reduzido e pode ser uma ótima opção pra quem deseja utilizá-lo na mesa do escritório, no quarto e em outros ambientes pequenos.

 A seguir, preparamos uma lista com os melhores aparelhos de ar condicionado do ano:

LG Dual Inverter Voice

 Este modelo está inserido na categoria Split e pode ser controlado por comando de voz através do aplicativo LG ThinQ. Ele foi produzido com a tecnologia Dual Inverter (rotor duplo que gera um aumento de velocidade), garantindo uma economia de energia de até 70% e uma refrigeração 40% mais rápida, comparado aos modelos tradicionais. O aparelho também tem a capacidade de regular a temperatura do ambiente durante o sono, por meio da tecnologia Comfort Sleep e conta com um ionizador que torna o ambiente mais úmido e confortável. Possui o selo de eficiência energética ProcelA e é ideal para ambientes de 15 a 20m².

 Split Samsung 24.000 BTUs

Este aparelho também possui a tecnologia inverter (rotores que ajudam a economizar de energia). Seu diferencial é que ele conta com o sistema Virus Doctor, capaz de eliminar 99,9% das bactérias, ácaros e vírus causadores da gripe. Ele também vem com a função Good Sleep que controla automaticamente a temperatura do ambiente durante o sono, economizando 36% de energia. Possui 24.000 BTUs, 220V, ideal para locais de até 40m².

Split Elgin 18.000 BTUs

Com selo Procel A em eficiência energética, possui filtro ION AIR capaz de eliminar vírus e bactérias, é ideal para cômodos de 20 a 25m² e vem com 220V de potência.

LG Dual Inverter

Está enquadrado na categoria dos modelos de ar condicionado de janela, ele é capaz de economizar até 70% de energia, dispõe da tecnologia Dual Inverter, 10.000 BTUs, 127V de potência, adequado para ambientes de 12 a 15m², vem com um sensor luminoso que indica o momento certo para lavar o filtro, e tem a capacidade de ser controlado por comando de voz através do aplicativo LG ThinQ.

Consul CCM12D 12.000 BTUs

 Este ar condicionado possui ciclo quente/frio, ou seja, pode ser usado no verão e serve para aquecer o ambiente no inverno. Sua potência é de 220V, selo Procel A em eficiência energética e conta com um filtro de ar Consul de proteção ativa.

Springer Midea Duo

 Serve para ambientes um pouco menores, de 12 a 15m², sua voltagem é de 220V, 10.000 BTUs, selo Procel A em eficiência energética, utiliza um fluido ecológico atóxico, não inflamável e não danifica a camada de ozônio chamado R410-A, além de possuir duas saídas de ar.

Consul CCI18EB 18.000 BTUs

 Com 220V de potência, serve para ambientes de 20 a 25m², assim como o modelo anterior, ele também utiliza o fluido refrigerante ecológico R-410A. Possui filtro de proteção ativa impedindo a proliferação de bactérias e fungos. O tipo de ciclo é frio, ou seja, serve apenas para os dias quentes e tem o selo Procel A.

Gree 10.000 BTUs

Ele serve para ambientes de até 15m², dispõe de um filtro de ar removível, tubos de cobre com proteção Gold Layer, 127V de potência e selo Procel A.

Ar Condicionado Portátil Philco 11.000 BTUs

Este modelo se enquadra na categoria dos aparelhos de ar condicionado portátil. Possui o tipo de ciclo quente e frio, podendo ser utilizado tanto no verão quanto no inverno, selo Procel A, sua potência é de 127V ou 220V, e é adequado para lugares de 12 a 15m².

Gree Koobes 12.000 BTUs

 Com capacidade para refrigerar lugares de até 20m², o Gree Koobes possui fluido refrigerante R410A, o tipo de ciclo é frio, portanto serve apenas para refrescar no dias quentes. Ele vem com controle remoto e em caso de falha, o aparelho reconhece e exibe o código correspondente a mesma.

Gree Koobes 10.000 BTUs (portátil)

Por possuir a unidade térmica de 10.000 BTUs, tem capacidade para refrescar um ambiente de até 15m², display de LED, seu tipo de ciclo é frio e conta com um controle remoto.