Comprar pela internet está se tornando cada vez mais comum, principalmente após a pandemia e com o fechamento das lojas convencionais. Sem falar na Black Friday e as festas de fim de ano, que esquentam ainda mais as vendas.

Mas estamos aqui para falar sobre aqueles que nunca buscou comprar algo online, ou mesmo já pesquisou algum produto interessante e acabou resolvendo ir na loja física, por medo de o produto não chegar, ou por segurança mesmo. Muitas vezes os maiores descontos e promoções estão nas compras online, além de cupons que as lojas disponibilizam para prender o usuário. 

E para esses que já perderam por vezes compras super interessantes na internet, vale reforçar aqui que é possível sim fazer compras seguras, e que para isso é necessário ter algumas precauções. Para quem não está por dentro do assunto e quer saber mais sobre os erros que as pessoas mais cometem ao comprar pela internet, e não repeti-los, é só continuar a leitura. 

Navegar sem antivírus

Seja na compra de um smartphone, produto para cozinha, ou para presentear, você deve ter precaução quanto ao roubo de identidade. E o que é isso? Os malwares, que são vírus nocivos ao computador podem ficar sem serem percebidos na máquina captando os dados que você utiliza para fazer compras. E a dica é: instale um bom antivírus, de confiança em seu computador ou onde for utilizar para compra antes de digitar seus dados e fechar negócio. 

Comprar em sites não confiáveis

Muitas pessoas, ao procurarem por um produto, digitam em sites de busca orgânica (páginas e links que são exibidos “naturalmente” em um mecanismo de busca como o Google, por exemplo.), e isso pode ser perigoso, pois nem sempre serão das lojas mais confiáveis. Deve-se verificar sempre em site de confiança, e caso tenha dúvidas, é só pesquisar pela reputação da loja  em sites como o Reclame Aqui, que mostra a reputação das lojas e marcas, e evita muita dor de cabeça depois. Outro local interessante para verificar sobre isso é no Procon e avaliações do Facebook, que podem ajudar a ver quais os prós e contras antes de efetuar a compra. 

Não verificar a segurança do site

Normalmente os sites seguros possuem criptografia tipo SSL (secure sockets layer), e as pessoas cometem muito o erro de não verificar. Se no site nao tiver essa criptografia significa que seus dados podem ser acessados por qualquer pessoa má intencionada. E caso você não saiba como verificar, é só visualizar a URL na hora da compra. Se ela tiver HTTPS em vez de HTTP, significa que você está em um site seguro.

E atenção! Muito cuidado com as informações que vai passar! Para efetuar a compra não é necessário oferecer todos os documentos que você tem. Caso esteja em algum site que pede seu PIS, título de eleitor ou algum documento que seja muito específico (a não ser RG), desconfie logo.

Não pesquisar em vários sites

Outro erro comumente cometido pelos consumidores é encontrar o produto com um preço muito barato e confiar. Quando vamos em busca de um objeto para comprar, não sabemos exatamente o valor, mas também temos uma ideia de quanto possa custar. E infelizmente podem acontecer fraudes nas compras online. Se um site está prometendo um preço muito abaixo da média ou quando o desconto é grande demais, desconfie. 

Além disso, descontos grandes demais é uma estratégia bem difundida, mesmo pelas principais lojas de varejo, e mais ainda em datas como Black Friday, por exemplo: colocar o valor anterior como se fosse mais alto e comercializar o atual valor como se fosse uma promoção, que na verdade não existe. É importante buscar em mais de três endereços antes da certeza da compra. Outra coisa: Sabe essas propagandas falsas que te prometem um iPhone se você comprar algo? Nunca se deve clicar nesse tipo de link, são fraudulentos e nunca confiáveis. 

Não se atentar aos seus direitos

Muitas pessoas não sabem, mas existe um código de defesa do consumidor que resguarda o cliente quando o mesmo se arrepende da compra. E é importante destacar aqui que, caso não queira mais o produto, ou tenha se arrependido, você tem sete dias para devolução. E como funciona? Você deverá formalizar à empresa o motivo do cancelamento, para assim reaver seu dinheiro.

E outra coisa: O fornecedor não poderá cobrar o frete para a devolução do produto, bem como é vedado não aceitar o cancelamento por conta de embalagem violada. E para evitar problemas de logística, antes de comprar online observe a respeito do tempo, valor e opções de entrega e devolução, pois em alguns sites o processo de devolução é mais demorado.

Bônus: É muito importante antes de comprar qualquer coisa pela internet verificar suas especificações de medidas, se for um eletrônico ver as instruções de uso, voltagem, material, entre outros detalhes. Caso seja uma peça de roupa, é útil ter atenção quando se trata de tamanho, para não se preocupar com uma possível troca.

Não utilizar comparadores de preço 

Talvez o erro mais grave frente a esses apresentados é a nao utilizacao dos comparadores de preço. Você nunca deve comprar de primeira o produto que deseja. Já que está na rede, procurar pelo melhor preço é menos trabalhoso do que se pensa. Os comparadores são sites que fazem uma busca completa em todas as lojas que são de confiança acerca dos produtos que você estiver a procura. Ele mostra o comparativo entre cada loja e ainda podem ser criados alertas, para quando  o preço chegar ao valor desejado por você, que seja avisado. Não tem melhor!

E uma dica valiosa que temos a oferecer é a busca pelos produtos no Vigia de Preço. Nele, além de acessar pelo site tradicional, ainda tem a opção de instalar a extensão do Google Chrome, que tem exatamente as mesmas funções, porém, muito mais prático!

Para instalar é super simples, é só buscar no Google pelas palavras “Extensão Vigia de Preço”, e clicar no primeiro resultado da busca. 

Com ele você pode fazer uma busca rápida do produto que precisa, além de ter disponivel em primeira mão as ofertas com os maiores descontos.

Ainda, é possível criar alertas daquele produto que tanto deseja, e a extensão faz o resto! Quando o valor abaixar, você é avisado! Não é incrível? 

E para completar, você ainda pode ler os nossos artigos especiais, com dicas e inspirações dos melhores produtos, em lojas confiáveis.

Sabendo de todas esses erros mais cometidos e as dicas voce nao tem mais empecilhos para que suas compras online sejam certeiras e prazerosas!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos