Em boa parte do Brasil nem é preciso estar verão para usar o ventilador já que o calor está presente o ano todo. Pelo alto custo que o ar condicionado traz, muitos preferem comprar o ventilador, que além de ser mais barato, é leve e prático para levar de um cômodo ao outro ou até mesmo em viagens. Dentre os modelos existentes, o de coluna é bem comprado, ótimo para a estação quente que se aproxima, mas quais os melhores ventiladores de coluna para 2020?

Antes de tudo é preciso saber comprar um ventilador correto. O que é importante analisar antes do valor:

Verifique a vazão de ar do ventilador: quanto mais alta, mais vento!

A vazão do ar indica quanto de ar o ventilador é capaz de liberar por metro quadrado/cúbico a cada segundo. Os mais fortes podem chegar a emitir cerca de 3 metros cúbicos por segundo!

Essa vazão dependerá da potência do motor, do número e tamanho das hélices. Como nem todos os produtos vêm com esse valor na descrição, verifique a potência, mas cuidado, nem sempre alta potência significa mais vento.

Seu ambiente é grande? Escolha aparelhos com hélices de 40 cm ou mais.

Para que serve o tamanho da hélice e a quantidade de pás? Elas influenciam o desempenho do ventilador. Uma hélice com menos de 40 cm oferece vento mais concentrado por ser menor, já os maiores de 40 cm são indicados para grupos maiores e ambientes mais espaçosos por distribuir melhor o vento.

Observação: quanto maior o comprimento das pás, mais barulho o ventilador fará! Há ventiladores de coluna com até 8 delas.

Qual a altura do ventilador? Opções reguláveis são mais versáteis.

Há ventiladores de coluna entre 1 m e 1, 60 m de altura. Quanto maior ele for, mais fácil será utilizá-lo para diferentes ocasiões. Os melhores aparelhos podem ser encurtados, geralmente entre 40 e 50 cm.

Busque pelo selo PROCEL A para economizar energia!

Selo Procel

Quanto mais quente estiver, mais tempo você usará o ventilador. Imagine passar 24h com ele ligado e descobrir que o selo do seu aparelho é E… o gasto será absurdo. Ao fazer sua compra, procure o Selo Procel (regulamentado pelo Inmetro), que classifica a economia entre A e G. Quanto mais próximo da letra A, mais econômico.

Quer mais conforto? Opte por um ventilador que venha com controle remoto!

Além de ventilar, o aparelho pode trazer outras funções, como timer, por exemplo, além do liga/desliga. Hoje há modelos com modo silencioso, excelente para quem não gosta de barulho na hora de dormir.

Está pensando em comprar modelos diferentes? Opte por um aparelho três em um.

Há aparelhos que você consegue alternar entre parede, mesa e em pé.

Conseguiu entender como o ventilador funciona? Então vamos à lista:

Ventilador Supreme – Cadence

O velho bom, bonito e barato, o ventilador de coluna da Cadence é uma boa opção para quem quer gastar pouco, mas quer comprar um aparelho que cumpra bem a função. Ele é silencioso e pode ser bem acomodado sobre a mesa.

Especificações:

Diâmetro: 40

Altura: 145 cm

Número de pás: 6

Potência: 80w

Selo Procel: A

Ventilador Cadence

Ventilador Turbo – Ventisol

O ventilador da Ventisol é silencioso e vem com hélice de 6 pás. Ele possui tecnologia Wind-line na grade, ou seja, consegue oferecer melhor vazão e direcionamento de ar. Ele ainda tem regulagem de inclinação manual e altura ajustável.

Especificações:

Diâmetro: 38

Altura: 146 cm

Número de pás: 6

Potência: 80w

Ventilador Premium – Mondial

Ventilador com bom custo-benefício? O modelo premium da Mondial está entre os mais comprados do mercado. Vem com uma boa potência e base firme. Uma das reclamações dos consumidores é seu barulho excessivo, além da má qualidade do plástico da grade.

Especificações:

Diâmetro: 40

Altura: 150 cm

Número de pás: 6

Potência: 140w

Selo Procel: B

Ventilador Turbo Action 4000 – Mondial

Quer um ventilador com design bonito? O modelo turbo da Mondial combina com qualquer ambiente. Ele é feito de aço inox, oferecendo resistência e durabilidade.

Sua potência não é excelente, mas aceitável para boa parte dos consumidores. Todas as suas velocidades contam com o Selo Procel A.

Especificações:

Vazão de ar: 0,642 m³/s

Diâmetro: 40

Altura: 137 cm

Número de pás: 4

Potência: 50w

Selo Procel: A

Ventilador Oscilante Premium – Venti-Delta

Um clássico Venti-Delta, o ventilador é fabricado 100% no Brasil. Seu motor vem com 2 rolamentos. É bivolt.

Especificações:

Vazão de ar: 230m³/min

Diâmetro: 40

Altura: 120 a 190 cm

Número de pás: 3

Potência: 170w

Ventilador Silence Force – Arno

Como já diz o nome, o modelo da Arno é silencioso, podendo ser instalado em 3 posições diferentes: no chão, na mesa ou na parede. Com 6 pás de 40 cm de diâmetro, este é um dos melhores aparelhos para refrescar um bom número de pessoas no mesmo ambiente.

Especificações:

Diâmetro: 40

Altura: 152,5 cm

Número de pás: 6

Potência: 126w

Ventilador Mega Turbo – Britânia

Quer um modelo confiável? O ventilador de coluna da Britânia é um dos mais bem avaliados por seus usuários, além de ter um ótimo custo-benefício. Sua potência está entre as mais altas do mercado. A altura da coluna é ajustável em até 42 cm.

Especificações:

Vazão de ar: 0,642 m³/s

Diâmetro: 40

Altura: 154 cm

Número de pás: 6

Potência: 126w

Ventilador New Ultra Wind Control – Polishop

Quer um modelo potente? O ventilador da Polishop tem um visual diferente dos demais, vem com 8 hélices e controle remoto. Indicado para calor intenso já que a primeira velocidade já tem potência suficiente.

Especificações:

Diâmetro: 40

Número de pás: 8

Potência: 140w

Selo Procel: B/C

Ventilador Air Timer TS+ Mallory

Um dos mais completos do mercado, o ventilador da Mallory possui controle e timer programável para até 7 horas. Com alta potência, ele possui uma excelente vazão de ar.

Seu design difere dos demais no mercado, além de apresentar um painel de botões touchscreen. Além de eficiente – selo A –, é um dos mais econômicos da categoria.

Especificações:

Vazão de ar: 1,40 m³/s

Diâmetro: 40

Altura: 130 cm

Número de pás: 6

Potência: 126w

Selo Procel: A

São muitos os modelos disponíveis no mercado. Para facilitar na escolha, você pode considerar algum dos itens. O que é mais importante para você: a quantidade de pás ou a potência? O design te importa de alguma maneira? Analise cada uma das questões e faça uma boa escolha! Passou pela lista e ficou em dúvida se deve optar por um ar-condicionado? Então veja a nossa lista!

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos