Provavelmente você deve ter brincado com ele na infância: o patinete. Tão comum quanto a bicicleta, o patinete sempre esteve no meio do brasileiro, mas na fase adulta ele costuma a sumir, dando espaço às bikes. Porém, nos últimos anos surgiram os patinetes elétricos dispostos pela cidade para você alugar. A febre foi grande e os usuários começaram a comprar seus próprios patinetes. Sendo assim, trouxemos os 8 melhores modelos do mercado.

Patinete

Quais as vantagens de se ter um patinete elétrico?

Qualquer pessoa pode comprá-lo sem a necessidade de ter CNH. É prático e bem fácil de usar. Ele é bem ágil – podendo atingir até 40 km/h. –, substituindo um carro em alguns momentos, como no trânsito, por exemplo. Não polui o meio ambiente e é mais barato que outros meios de transporte. E claro, você pode chegar aos compromissos sem suar, diferente das bicicletas comuns.

Patinete

O que saber antes de comprar um patinete elétrico?

O patinete possui uma série leis para utilizá-lo nas ruas:

  • É obrigatório o uso de capacete;
  • É proibido trafegar em calçadas;
  • A velocidade máxima permitida no patinete é de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas, e 6 km/h em calçadas.
  • É permitido levar cargas de até 5 kg;
  • Animais e outros passageiros são proibidos;
  • Eles devem possuir indicador de velocidade e buzina – ou algo semelhante;
  • Os equipamentos devem conter sinalização noturna dianteira, traseira e lateral.

OBS: as regras podem ser diferentes na sua cidade!

A prefeitura de São Paulo estabeleceu algumas regras específicas:

  • É proibido a circular em calçadas, acostamentos e outras áreas destinadas a pedestres e carros;
  • Velocidade máxima de circulação de 20km/h.
  • Aos domingos pode ser utilizado na Av. Paulista.

Como ele será usado? Eles são indicados apenas para distâncias curtas e médias.

Conforto: a altura faz toda a diferença na hora do conforto – pense nas suas costas!

Fique de olho no tamanho do guidão

Velocidade: a velocidade média é de 20 a 30 km/h, e quanto mais potente for o motor, maior a capacidade de carga. A maioria dos modelos suporta até 100 kg de carga.

Bateria: uma bateria maior lhe dará maior alcance, mas também deixará o patinete mais pesado. Alguns detalhes sobre ela:

  • Elas alcançam seu rendimento total apenas após alguns ciclos de recarga.
  • As primeiras recargas não alcançarão a autonomia total da bateria, ou seja, serão necessárias de 3 a 4 recargas para que atinjam a capacidade completa.
  • Essas 3 ou 4 primeiras recargas devem ser com tempo superior a 4h.

Durabilidade: procure patinetes feitos com estruturas de aço e motores de alto torque acionados por corrente.

Tamanho dos pneus: alguns dos melhores modelos têm tamanho de 8 ou 9 polegadas – estilo todo-terreno –, mas existem modelos para a cidade com rodas de até 4 polegadas.

Peso e portabilidade: você precisará carregá-lo, então leve seu peso em consideração! Alguns modelos oferecerem mecanismos para dobrar.

E as crianças, podem usar? É seguro?

Com cuidado, é possível que crianças possam usar o patinete elétrico, mas a partir dos 10 anos, ok?

Patinete

Patinete Elétrico – Freego

Compacto, o patinete Freego pesa 9 kg e chega até 24 km/h. Sua bateria recarregável tem 36V e 4.4 amperes, com autonomia para 30 km. Suas rodas possuem 8,5 polegadas.

Patinete Elétrico S08 Pro – Foston

Com painel digital, o patinete Foston permite visualizar a velocidade e a carga de bateria com muita praticidade. Ele chega a 25km/h, percorrendo até 32 km. A bateria carrega em até 3 horas. Suas rodas possuem 8,5 polegadas com câmara de freio a disco e Abs eletrônico.

Patinete Elétrico S08 Pro – Foston

Patinete Elétrico FS-B08 – Foston

Outro modelo da Foston, o FS-B08 tem boa estabilidade e desempenho em percursos planos. Ele é leve – 11 kg – e indicado para pequenos percursos em cidades planas. É dobrável, facilitando o transporte. A bateria é completamente recarregada em 3 horas, tendo autonomia de 18 km. Sua velocidade máxima é de 20 km/h. E sua capacidade máxima é de 120 kg.

Patinete Elétrico FS-B08 – Foston

Scooter Two Dogs

Se você quer um patinete bem potente, encontrou. O modelo Scooter vem com pneus CST 145/70-6, permitindo até praticar atividades off road. Ele vem com banco e retrovisor, parecendo uma pequena moto. Sua velocidade chega a 45 km/h; sua bateria dura até 35 km e seu carregamento completo leva até 8 horas.

Patinete Eletrico ES06C – Freego

Leve, com boa autonomia e bom custo-benefício, o modelo ES06C percorre até 30 km com uma carga – de 2h a 4h – e chega a 24 km/h. Ele pesa apenas 9 kg, sendo um dos mais leves do mercado. Seu sistema de luzes é led, poupando bateria; sua base é antiderrapante; os pneus são maciços – possuem 6,5 polegadas –, absorvendo menos impactos.

Patinete Eletrico ES06C – Freego

Patinete Elétrico Ninebot ES2 – Segway

Diferente da maioria, o Ninebot possui Bluetooth, oferecendo estatísticas de viagens, atualizações e até bloqueio em caso de roubo. Seu assento pode ser comprado separadamente. Ele vem com sistema de amortecedores, podendo expandir sua autonomia de 25 para 45 km acoplando uma bateria extra. Seu sistema de luzes pode ser personalizado. O pneu frontal tem 8 polegadas e o traseiro tem 7,5 polegadas. Sua capacidade é de 100 kg. Seu tempo de recarga é de 3h30.

Patinete Elétrico Ninebot ES2 – Segway

Patinete Elétrico – Two Dogs

Não quer ficar em pé? Não seja por isso! O modelo Two Dogs vem com banco! O patinete entrega duas horas de autonomia e uma velocidade de até 42 km/h. Seu corpo é de carbono e dobrável. Os pneus CST possuem 4 polegadas. Sua função econômica poupa bateria! Seu banco é regulável, e pode ser removido caso queira ir de pé. Ele possui capacidade para até 120 kg. Seu tempo de recarga é de 6h a 8h. Bem diferente dos patinetes anteriores, esse modelo possui 52 kg!

Patinete Elétrico Infantil – Unitoys

Chegando a 12 Km/h, o patinete Unitoys é aprovado pelo Inmetro. Ele pesa 10 kg e suporta até 70 kg. Seu material é feito em alumínio e plástico. Suas dimensões: 5 cm de altura (roda ao guidão) x 20cm de largura (base) x 78 cm de comprimento (roda) e 57 cm de comprimento (base). Ele é dobrável, facilitando – e muito – o transporte.

Patinete Elétrico Infantil – Unitoys

Escolher o patinete ideal dependerá de várias características, mas dentre as principais está o local que você usará. Comece por aí e escolha as especificações que mais lhe agradar.