Os relógios não saíram de moda, mas têm perdido espaço para os smartwatches, os famosos relógios inteligentes. De maneira geral, eles integram o relógio comum e o smartphone em um único aparelho.

Porém, é preciso se atentar às smartbands, que são outros relógios que têm tomado o mercado, mas que são voltadas ao público fitness, trazendo funções como contagem de passos, medição de batimentos cardíacos, entre outros.

Com a Black Friday já nesta semana, a oportunidade de comprar o relógio com um ótimo preço chegou, sendo assim, separamos os 10 melhores smartwatches para você comprar nesta Black Friday.

Antes de tudo, como escolher um smartwatch?

Design e conforto

 O design costuma ser quadrado, redondo, ou mesmo similar a uma pulseira. Diferente dos relógios comuns, ele possui um design moderno e uma pulseira confortável. Os botões costumam ficar dispostos de maneira estratégica, facilitando e otimizando seu uso.  

Uma das coisas mais legais do relógio é a possibilidade de personalizá-la como bem quiser, sendo possível escolher um design plástico ou de metal, por exemplo.

Smartwatch + Smartphone

 Boa parte dos smartwatches dependem dos celulares para diversas funções, então antes de comprar, confira as compatibilidades do aparelho. Apple só funciona com Apple, por exemplo.

Interface touch ou de botões

Apesar de os displays sensíveis ao toque serem os queridinhos do público, é possível comprar modelos com botões físicos.

Recursos especiais

Alguns recursos podem ser bons diferenciais, como GPS integrado ou ser à prova d’água.

Agora que você sabe o básico do relógio inteligente, vamos à lista dos 10 melhores do mercado:

Amazfit Bip – Xiaomi

Com ótimo custo-benefício, o Amazfit tem uma bateria impressionante, podendo chegar a 45 dias sem precisar carregá-lo! Ele é resistente à água e poeira, e conta com os principais requisitos procurados no relógio do momento: GPS, frequência cardíaca, barômetro e bússola.

Porém, seu lado negativo é que ele não possui memória, vem com uma tela com menor qualidade, além de você ser impossibilitado de instalar aplicativos.

Watch GT – Huawei

O modelo da Huawei conta com GPS integrado, tela  AMOLED, além de monitoramento cardíaco e estatísticas de sono. Diferente do anterior, o seu design lembra os relógios analógicos. Com ele você tem a possibilidade de reproduzir músicas e responder mensagens. Sua bateria pode durar por mais de uma semana.

Amazfit Pace – Xiaomi

Mais moderno que o Bip, o Amazfit Pace veio para agradar o público fitness. Sua bateria pode durar até 7 dias. Ele vem com sensor de frequência cardíaca e recursos para monitorar atividades como caminhadas, trilhas e corridas.

Amazfit Pace – Xiaomi

Amazfit GTR – Xiaomi

O smartwatch GTR conta com monitoramento em até 12 modalidades esportivas diferentes, indo da corrida ao montanhismo. Seu GPS deixa a desejar, sendo contraindicado para quem deseja se exercitar com resultados precisos. Ele também não instala apps terceiros.

O relógio possui monitoramento cardíaco 24 horas, sistema de chamadas e notificações, resistência à água e bateria que pode durar até duas semanas.

Huawei GT 2

Com capacidade menor que os relógios anteriores, a bateria do Huawei GT 2 dura em média uma semana. Sua tela é OLED, com 1.39 polegadas. Ele possui compatibilidade com Android e iOS, além de fazer e receber chamadas. Não é possível instalar apps. Você pode ouvir músicas, tem armazenamento interno, player, além de alto-falantes – para corridas, a cada quilômetro o relógio informa o tempo total da atividade, ritmo do último km, e batimento cardíaco atual.

Galaxy Watch Active 2 – Samsung

Com um belo design, o Galaxy Watch Active 2 também é mais voltado para atividades físicas. Ele possui 4G integrado, funcionando independentemente da conexão com o celular. Possui proteção contra a água, funcionando até 50 metros. Ele monitora até 7 tipos diferentes de exercícios, possui funções como monitoramento de sono, contagem de calorias e monitoramento cardíaco. Sua bateria pode durar até um dia.

Watch Series 3 – Apple

Com o melhor custo-benefício da Apple, o Watch Series 3 é para quem ama a empresa da maçã. Com suporte para Bluetooth e WiFi, o gadget tem várias opções de conectividade. Apesar da baixa autonomia de bateria e da falta de funções de monitoramento de ritmo e eletrocardiograma, por exemplo, ele traz a possibilidade de instalar apps terceiros, algo que nenhum dos relógios anteriores oferece. É resistente à água, possui funções de monitoramento de atividades físicas, memória interna e uma grande tela.

Forerunner 735XT – Garmin

Excelente para esportistas, a marca Garmin é especializada na produção de GPS para diversos setores. Com design parecido com os tradicionais, o relógio vem com controles de atividades físicas, medidor de natação – ele conta com ferramentas para piscina e mar –, além de um relatório detalhado das calorias gastas, distância percorrida, ritmo da atividade, entre outras informações. Sua bateria pode durar até 12h, porém seu carregamento é rápido, levando apenas 1h.

Watch Series 5 – Apple

Com preço bem superior aos anteriores, o Apple Watch 5 traz funcionalidades de eletrocardiograma e notificação de ritmo irregular. Possui função Always-On – mantém a tela ativa, mas com energia reduzida; GPS e bússola integrado, monitoramento de exercícios. Sua bateria pode durar até 18 horas. Diferente dos outros, é possível fazer chamadas e enviar mensagens, além de ouvir música! Tudo sem precisar do celular, apenas da conexão à rede.

Apple Watch 5

Galaxy Watch – Samsung

Sendo um dos mais mais completos do mercado, o Galaxy Watch foi lançado em 2018, mas é excelente e possui um ótimo custo-benefício. Sua tela é AMOLED, garantindo cores mais vivas e nítidas. Ele conta com recursos como monitoramento de frequência cardíaca, qualidade do sono, acompanhamento de atividades físicas, além de poder ser usado para visualizar ligações e mensagens. Sua bateria é de 270 mAh, podendo ficar até 2 dias longe do carregador.

Antes de escolher o smartwatch favorito já é possível ver que o design muda bastante de uma marca para outra – além do preço. Algumas funções de atividade física estão presente em todos, mas alguns outros recursos são mais exclusivos, então fique de olho antes de fazer a escolha final.