2020 foi um ano incomum em muitos aspectos, principalmente no que diz respeito à economia. A chegada da pandemia resultou na alta do dólar e no aumento de muitos produtos importados, principalmente eletrônicos. Atualmente, não há como dizer que tem produtos a preço de pechincha no mercado, mas se você está em busca de um bom notebook para estudar e fazer tarefas básicas, nós separamos 5 modelos para você comprar pagando um preço razoável, em comparação com outras opções.

Lembrando que se você quiser uma máquina mais potente e que rode aplicativos pesados, como jogos e programas de edição, é preciso ter em mente que vai ser preciso um investimento um pouco maior. Os modelos que separamos são ideais para aqueles usuários mais básicos e que não precisam de um notebook robusto.

E se quiser um local bacana para estudar, confira as melhores mesas para home office e use seu computador de forma mais confortável. 

Vamos ao que interessa? Confira as opções de notebook bons e baratos para você comprar em 2020:

Notebook Positivo Motion Plus Q464B

O primeiro da nossa lista é o Notebook Positivo Motion Plus Q464B, que, como todos os outros que compõem a relação, é bem básico, mas atende muito bem às necessidades de quem precisa de um equipamento para fazer pesquisas, estudar e assistir filmes ou vídeos.

Com a tela de LED no formato widescreen de 14” em alta definição, esse modelo da Positivo possui o processador Intel Atom Quad Core com velocidade de até 1,92 GHz. A memória RAM dele é de 4 GB e a capacidade de armazenamento no eMMC (Embedded Multimedia Card, ou seja, cartão multimídia embutido) é de 64 GB + 64 GB de armazenamento na Nuvem, gratuito por 1 ano. 

Uma característica bem bacana dele e que pode ser considerado o diferencial são as teclas de acesso rápido para a Netflix e para o Youtube, deixando os seus conteúdos preferidos a um clique de distância. Além disso, ele vem com a versão teste do Office grátis por 30 dias, antivírus McAfee, leitor de MicroSD e um touchpad com teclado numérico. 

Essa opção já vem com o Windows 10 Home instalado e conta com uma bateria de 10.000 mAh, prometendo até 6 horas de autonomia. E para que você tenha mais privacidade, o notebook vem com o recurso Webcam Cover para você cobrir a câmera quando ela não estiver em uso.

Notebook Multilaser Legacy Air

Disponível nas cores azul, prata e dourado, o Notebook Multilaser Legacy Air é uma outra opção básica que pode ser o ideal para você comprar. Apesar de não ser uma marca muito popular e nem muito procurada no que diz respeito a notebooks e computadores, esse modelo da Multilaser promete ser uma ótima opção para usos mais comuns.

Com a proposta de ser um computador leve e portátil, ele possui uma tela de 13,3” em resolução Full HD, garantindo cores e imagens em alta resolução. O desempenho dele fica por conta do processador Intel Celeron com velocidade de até 2.4 GHz e a memória RAM de 4 GB. Assim como o Motion Plus da Positivo, ele possui armazenamento do tipo eMMC, só que com 32 GB de memória, que pode ser expandida com um SSD.

Nessa opção, o sistema operacional também é a versão do Windows 10 Home e a bateria é de 9.500 mAh. Ele vem com uma placa de vídeo Intel HD Graphics 500 integrada, que permitirá que seu notebook não fique super carregado, proporcionando uma navegação fluida e rápida, mesmo com atividades simultâneas.

Notebook Compaq Presario CQ-25

O Notebook Compaq Presario CQ-25 não é o equipamento mais potente que essa linha oferece, mas ainda assim consegue oferecer bons benefícios quando você só precisa utilizar as funções mais básicas do computador. Como é comum de notebooks mais simples, esse modelo é bem compacto e leve.

Equipado com um processador Intel Pentium N3700 com velocidade de até 1.6 GHz e 4 GB de memória RAM, ele promete um bom desempenho sem travamentos e a abertura de vários aplicativos sem preocupação.

A bateria dele não é um dos pontos fortes, já que conta com apenas 4.000 mAh, menos da metade do que os outros dois modelos que citamos oferece. Sua tela é de 14” com resolução HD e a memória fica por conta de um SSD de 120 GB.

Ideal para estudar e ter acesso a recursos mais básicos, esse modelo também conta com uma tecla que te direciona diretamente para a Netflix, deixando os seus momentos de entretenimento mais práticos. O sistema operacional que vem instalado nele é o Windows 10 Home, e ele possui leitor de cartão SD e conexões bluetooth e HDMI.

Chromebook Samsung XE500C13-AD2BR

Apesar de conter menos recursos do que um notebook comum, o Chromebook Samsung XE500C13-AD2BR vai conseguir te satisfazer bem no momento de fazer pesquisas e assistir suas séries e filmes favoritos. Os pontos fortes dele são: design compacto e ergonômico, armazenamento direto na nuvem, imunidade a vírus e rápida inicialização.

O processador que o acompanha é o Intel Celeron N3060 com velocidade de até 2.48 GHz, que junto com 4 GB de RAM oferece um bom desempenho nos momentos de uso. Já a memória não é tão excepcional, ele conta com 16 GB de memória no eMMC, mas você tem acesso a 100 GB de armazenamento na nuvem gratuito por 1 ano.

Se você procura uma bateria duradoura, esse pode ser o modelo ideal, já que é um dos pontos fortes do Chromebook. A promessa é que ela possa ser usada por até 11 horas sem descarregar. Além disso, conta com a tecnologia Battery Life, que mantém até 70% da capacidade original da bateria, mesmo após 3 anos de uso.

No mais, ele é um aparelho portátil bem simples, tem um display de LED de 11,6” em resolução HD com antirreflexo, conexão HDMI, USB e leitor de cartão Micro SD.

Notebook Lenovo Ideapad S145

E finalizamos a nossa lista com o Notebook Lenovo Ideapad S145, que passa da casa dos R$ 2 mil, mas é um bom investimento. Ele está entre os notebooks mais buscados e vendidos dos últimos meses e pode ser considerado um bom custo-benefício no momento atual em que estamos vivendo.

Com o design fino e compacto, sua proposta é oferecer um computador portátil mais prático. Há modelos com diferentes processadores, esse vem acompanhado pelo Intel Celeron N4000 e conta com 4 GB de memória RAM.

Esse notebook possui um HD com capacidade para 500 GB de memória, mas você pode optar por um armazenamento de forma híbrida, comprando um SSD para deixá-lo mais ágil e produtivo.

Nele, o sistema operacional é o Windows 10 Home, a tela é antirreflexiva de 15.6” e ele conta com uma ótima qualidade de som. Uma outra característica bem bacana é a abertura de até 180º, permitindo que você ajuste o ângulo de visão com mais segurança sem causar danos na dobradiça do equipamento.

Curtiu a nossa lista? No nosso site, você encontra essas e outras opções com os melhores preços possíveis. E se o valor ainda estiver alto para você, é só criar um alerta de preço que a gente te avisa assim que o preço baixar. 

Confira também outros modelos interessantes de notebook para se ter em 2020, levando em consideração a relação custo x benefício.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos