Para os apaixonados em fotos, já ouviu falar de Nikon e Canon. Elas são simplesmente as duas marcas mais famosas do mercado quando o assunto é fotografia, com câmeras de alta qualidade, que inclusive são materiais de trabalho de grandes profissionais da área.

Aqui vamos mostrar um pouco da história dessas duas marcas e ainda o que cada uma tem em comum e diferente, detalhes que as tornam únicas. E ainda teremos exemplos de câmeras excelentes de cada uma, para que você possa encontrar a que melhor se encaixa no seu perfil!

Breve história

A Nikon foi criada em 1917 em Tóquio sob o nome de Nippon Kōgaku Kōgyō Kabushikigaisha. Esse nome só foi modificado após 71 anos como Nikon Corporation, devido à inserção de suas câmeras fotográficas no mercado. Mas antes disso tudo, a empresa não tinha a intenção de produzir câmeras, era especializada basicamente em equipamentos ópticos, como microscópios e instrumentos de medidas.

Já a Canon, fundada em 1937 pelo Dr. Takeshi Mitarai também no Japão, junto de uma equipe vinda do Laboratório de Instrumentos de Precisão, que produzia câmeras fotográficas. Naquela época, os itens necessários para a produção eram caros e importados. O primeiro produto veio com a marca Kwanon, e após um tempo ele foi transformado em Canon, visando uma modernização.

Diferenças

Vamos encontrar diferenças nas duas marcas, porém o principal meio de escolha do usuário é o estilo de fotografia que gosta e a forma que vai utilizar, já que as duas possuem uma variedade incrível de câmeras, além de acessórios, e cada um com sua funcionalidade e que auxiliam no resultado final da foto. Tanto a Canon quanto a Nikon lançam produtos constantemente, e aqui não consideramos que uma seja melhor que a outra, não estamos falando de competição, considerando que as duas tem um desempenho altíssimo, seja no ramo da fotografia amadora quanto na profissional. 

Acessórios

Consideramos uma diferença entre as duas a respeito dos acessórios, como as lentes, as da Canon são mais versáteis e podem ser utilizadas em diferentes modelos da marca, claro. Já a Nikon é mais fechada nesse quesito, sendo cada acessório correspondente a um tipo de modelo de câmera, não podendo ser usado em outros da marca. 

Tipo de fotografia

As diferenças entre o tipo de fotografia dizem mais respeito a detalhes. Na Canon, a especialidade se trata de fotografia macro e detalhes, oferecendo lentes capazes de aumentar o tamanho de um objeto em até 5 vezes. Mas caso você prefira fotos mais ao longe, como do céu, estrelas, a Nikon é a mais indicada. 

6 cursos online gratuitos de fotografia para melhorar suas fotos

Lentes

E falando de lentes, é claro que teríamos sutis diferenças apesar de muitas funcionalidades e semelhanças. As marcas obviamente não produzem os mesmos modelos de lentes. Então, somente escolhendo seu nicho de fotografia 

Outro diferencial entre as marcas é que, apesar de muitas funcionalidades semelhantes, elas não produzem exatamente os mesmos modelos de lentes. 

Mas mesmo se você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor para sua necessidade e o que deseja capturar, a linha de produtos oferecidos pelas duas marcas é muito completa e diferenciada, podendo optar por uma ou por outra sem erro. 

Escolhendo de acordo com sua necessidade

Tanto a Nikon quanto a Canon garantem ótimas opções para os apaixonados em fotografia sejam profissionais ou amadores. A linha das DSLR das duas marcas é a melhor do mercado atualmente, e ambas têm semelhanças, sendo sutis detalhes que as diferenciam, como acessibilidade do menu, quantidade de pontos de foco e também o número de disparos por segundo.

E para que você escolha a melhor de acordo com suas necessidades é preciso verificar essas diferenças. Há alguns que possuem mesmo vários equipamentos, até mesmo das duas marcas, sendo cada um destinado a propósitos diferentes.

E algo a ser levado em consideração e muitas vezes esquecido pelos usuários é que a câmera não é apenas o fator principal para que a foto saia excelente ou não. Para isso, tanto os acessórios quanto a habilidade de quem está manuseando interferem e muito, pois não adianta escolher um modelo que tem mais funções se você não sabe como manuseá-los 

Além disso, a performance de cada uma é importante e algo que faz jus à comparação. Exemplos como sistema de autofoco, barulho, megapixels, peso, são detalhes que diferenciam de uma marca para outra. 

E lembre que para ser bem fiel na hoa de comparar entre uma marca e outra, você deve verificar modelos de categorias semelhantes e levando sempre em consideração as suas necessidades. Nikon e Canon são excepcionais e é possível garantir o melhor de cada uma, independente da escolha. Trouxemos aqui exemplos das duas marcas de diferentes categorias:

Câmera Nikon Coolpix P900 

A Câmera Digital Nikon Coolpix P900 é considerada uma semiprofissional que vem com recursos manuais. Seu diferencial é o incrível zoom óptico de 83x com Ajuste Fino Dinâmico, é perfeita para quem é amador e pretende se tornar um profissional. Com 16MP de resolução, a lente dessa câmera é uma Nikkor ED que dá conta do recado para ampliações e impressões sem grandes problemas.

E mesmo com pouca luz ela consegue capturar bem o momento, graças à sua abertura de f/2.8-6.5, além do ISO que também ajuda nessa tarefa, com sensibilidade de até 6400. Seus filmes são feitos em Full HD de 1080p, tendo a possibilidade de você enviar suas mídias diretamente para seu smartphone. Ela conta com duas formas de enquadrar suas fotos, tendo uma tela em lcd com ângulo variável e um visor de alta resolução, podendo também ser gravado o local exato de cada foto tirada. 

Câmera Nikon D3500

Uma boa pedida, a Câmera Nikon D3500 é um modelo intermediário, com resolução de imagem de 6000 x 4000 e vídeo em full hd 1920 x 1080. Sua tela lcd tft possui ângulo de visão em 170º e com 3 polegadas, ela tem 24,2 megapixel, ainda vem com conexão bluetooth e bateria de lítio recarregável. É com certeza uma câmera ótima para iniciantes e com preço super atrativo, além disso tudo, a Nikon afirma que o design do modelo foi repensado para proporcionar melhor ergonomia e facilitar o transporte, com botões reposicionados para dar acesso fácil às funções mais usadas.link:

Câmera Powershot Canon Sx620hs

Para quem busca uma câmera de entrada que mesmo assim aprecia fotografar os detalhes ao longe, a Câmera Powershot Canon Sx620hs é ideal. Muito vendida por bons anos, ela vem com um enorme zoom óptico de 25x num corpo de apenas 27,9 mm de espessura. Possui o recurso Wi-Fi com NFC ativo, que conecta a câmera a dispositivos inteligentes compatíveis, como os smartphones, com o toque de um botão. Seus vídeos são feitos em Full HD (1080p) no formato MP4. E com seus 20,2MP e ISO 3.200 na tela de 3 polegadas, ela tem uma boa estabilização de imagem e não faz feio quando o assunto é fotografia casual. 

Câmera Canon Eos Rebel T7i DSLR 

A Câmera Canon Eos Rebel T7i é uma  DSLR que oferece uma gama de recursos versáteis em um corpo elegante, portátil, além de oferecer recursos avançados de imagem com uma faixa confortável de controles e conectividade. Ela utiliza um sensor CMOS Aps-C com 24.2MP sendo capaz de capturar imagens fixas com um foco rápido e preciso, além de vídeos em alta resolução, e juntamente com o ISO 100-51200, ela se adequa a uma vasta variedade de condições de iluminação. Para aqueles que buscam uma câmera profissional com alto custo benefício e ótimo retorno, essa é a ideal! 

Atualmente as marcas Nikon e Canon são as mais buscadas quando o assunto é câmera digital, e você já sabe o porquê! Se quiser ver mais modelos dessas marcas, nós temos uma sessão com os próprios produtos e mesmo para acessórios para Câmeras Nikon e Câmeras Canon.

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos