Empreender e tocar o próprio negócio nem sempre é fácil. São muitas funções que consomem tempo, estudo e prática. Algumas tarefas são inevitáveis, mas com uma boa organização, você otimiza seu tempo, tornando seu negócio mais produtivo e motivador. Se você não faz ideia de por onde começar, nós vamos te dar algumas dicas e apresentar produtos para facilitar sua rotina de trabalho.

Anote tudo: é normal esquecer coisas no dia a dia, mas quando se trata de uma empresa, é preciso tomar cuidado. Um pequeno esquecimento pode causar um impacto grande nos seu próprio negócio, por isso, anote tudo! Nessas horas, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

Planeje sua semana: ter uma rotina planejada com horários e metas é um forte aliado contra a procrastinação. Tire um momento no início da semana para anotar todos os compromissos e horários referentes aos próximos dias, assim você consegue distribuir o trabalho sem prejudicar nenhuma tarefa.

Marque datas importantes: quem nunca se esqueceu de que dia do mês estava? Para evitar contratempos, mantenha um calendário sempre por perto e anote todas as datas importantes para o bom funcionamento do seu negócio.

Tenha um controle de gastos: é impossível saber se sua empresa está lucrando ou não e qual é essa margem de lucro quando não existe controle de gastos. Registre sempre todo dinheiro que sai e entra, por mais que sejam quantias baixas, no final do mês, todas essas somas podem atrapalhar sua organização e o futuro da sua empresa.

Mantenha a organização da sua mesa: se você tem uma mesa destinada ao trabalho, é importante que ela esteja sempre organizada, com os itens mais utilizados por você a mão. Dessa forma, você economiza tempo durante o expediente.

Organize sua vida pessoal: muitas pessoas podem achar que a vida pessoal não influencia nos negócios, mas isso não é verdade. Uma pessoa que não tem tempo para si e para os afazeres ligados a casa fica mais suscetível ao estresse, o que pode prejudicar os negócios.

Recomece: por último, temos uma dica muito importante: não tenha medo de recomeçar! Nem sempre as coisas que planejamos acontecem exatamente da forma como gostaríamos e está tudo bem. Mantenha o foco, a organização e recomece sempre que for preciso.

Agora que você já anotou as principais dicas, vem com a gente conferir alguns produtos para investir na organização do seu negócio:

Organizador Maxi Office – Acrimet

Canetas, lápis, clipes, grampos, borracha, elásticos, tesouras… são itens pequenos que não acabam mais na hora de trabalhar no seu negócio próprio. Para deixar o seu ambiente mais organizado e não perder nenhum desses objetos, nossa indicação é o Organizador Maxi Office – Acrimet que comporta todos esses objetos com muita praticidade e estilo. Com 16 centímetros de altura, 16 centímetros de largura e 10 centímetros de profundidade, esse organizador possui divisórias de tamanhos distintos, que se adequam a todos os tipos de objetos, mantendo sua mesa organizado até mesmo nos doas mais agitados.

Dica de uso: na hora de organizar os seus materiais, sempre guarde os itens no mesmo lugar, assim fica mais difícil perder algum objeto importante.

Planner semanal Game Boy

Lembra da dica de organização semanal? Chegou a hora de colocar em prática! O Planner Game Boy foi desenvolvido para te ajudar a não esquecer nenhuma atividade ligada ao seu negócio. Você pode anotar seus afazeres semanais, compromissos e horários em um só lugar. Com design divertido, esse planner traz um ar de descontração para o trabalho com cores vivas e vibrantes.

Se você é o tipo de pessoa que tem muitas coisas para anotar, não tem problema! Esse planner de 32,5 centímetros de altura e 25, 5 centímetros de largura disponibiliza um amplo espaço para escrever e já acompanha uma caneta para você não perder mais tempo na hora de organizar sua semana.

Movimento De Caixa Grande 100 Folhas – Tilibra kit com 10

Na hora de organizar as finanças do seu negócio, muitas pessoas optam pelo uso de planilhas online, mas se você prefere o bom e velho papel, essa é uma ótima opção de produto! O Livro Movimento Caixa Oficio possui 100 folhas com gramatura 56 g/m² para registrar todas as movimentações financeiras da sua empresa. Com folhas amplas de 21,0×31,1 centímetros, esse livro é capaz de durar muitos meses, se tornando um ótimo investimento. Nas folhas você pode registrar a data, números de documentos, entradas e saídas de dinheiro, histórico, saldo atual, saldo anterior, recebimento de cheques e ainda fazer toda a soma para conferência.

Dica de uso: preencha o seu livro caixa sempre, você pode fixar um dia na semana para organizar ou até mesmo conferir todos os dias em que houver movimentação de dinheiro. Dessa maneira, fica mais fácil deixar tudo em ordem e não perder nenhum dado importante.

Calculadora Casio com bobina 12 dígitos HR-8RC

Gostou do livro caixa, mas não tem muita facilidade na hora de fazer contas extensas? Talvez esteja na hora de investir em uma calculadora capaz de oferecer essa e muitas outras utilidades. A Calculadora Casio com bobina 12 dígitos HR-8RC é compacta e repleta de funções interessantes para o seu negócio. Com esse produto você pode até mesmo imprimir suas contas, sem perder nenhum registro. As funções de reimprimir, verificar e corrigir somadas ao visor amplo são um diferencial importante na hora do uso. Leve e pequena, você pode transportar ela para onde precisar, basta possuir um adaptador bivolt para começar a usar. Gostou desse produto? Confira as melhores funções que vão te ajudar no seu negócio:

A função de Alíquotas e Câmbio faz conversão de moedas, te auxiliando na hora de receber ou comprar. A função de custo, venda e margem calcula o custo de venda e a margem de lucro que você consegue ter em cima de um objeto a partir de dois valores dados. Se você precisar dar descontos ou acréscimos, basta acionar a tecla % que oferece acesso rápido a essas funções. Depois de utilizar todas essas funções, você ainda pode reimprimir o histórico de cálculos quantas vezes quiser.

Calendário de Mesa Planner Soho 2020 – Tilibra

Chegamos ao final da nossa lista com um item que pode parecer simples, mas é um grande ajudante na hora de manter a rotina dos seus negócios organizada. O Calendário Planner de mesa Soho 2020 – Tilibra possui gramatura de 150 g/m² e dimensões de 13,8×19,0 centímetros, ideal para a sua mesa de trabalho. Com 12 folhas, você pode organizar todo o seu ano de forma concisa.

Diferente do planner semanal onde você pode (e deve) anotar todas as tarefas do dia, esse é um produto indicado para anotações menores como datas de reuniões ou entregas de produtos. O campo de anotações importantes permite que você deixe um lembrete em cada dia do mês.

Dica de uso: você pode destacar dias importantes com canetas coloridas ou marca-textos, assim fica ainda mais fácil visualizar.

Conta para a gente, qual desses produtos você acha mais importante na sua rotina de organização: Planner’s, calculadoras, livros caixa, organizadores de mesa ou calendários? Independente da sua preferência, lembre-se das nossas dicas e coloque em prática no seu dia a dia. Temos certeza que seus negócios vão se tornar ainda mais práticos e bem-sucedidos depois dessa lista. 

Sobre o autor

Flavia Giordano

Graduanda de jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso, apaixonada por livros, música e filmes.

Ver todos os artigos