Comprar na internet é sempre muito prazeroso. Desde um móvel de quarto, passando pelos eletrodomésticos tão sonhados da cozinha até mesmo aquele celular potente que a gente fica namorando por dias, talvez meses! E atualmente, com a internet tão popularizada, nos recorremos a ela para pesquisar reviews, ver avaliações e opiniões de quem já comprou, muitas vezes são artigos e vídeos que visitamos para acertar e o produto ser mesmo do jeito que sonhamos!!

Mas além de pesquisar o tão querido objeto de desejo, a internet tem sido o meio mais utilizado para efetuar de fato a compra. Principalmente após a pandemia, as vendas online cresceram em mais de 200%, com o comércio por tanto tempo de portas fechadas. E quem começa a comprar na internet não pára mais! 

É tão prático, você escolhe o produto no conforto do lar, sem precisar se locomover até a loja (e ainda acabam empurrando algo que não queremos), muitas pessoas compram produtos até mesmo de outros países, isso sem dizer o preço, (talvez a parte mais interessante) que varia demais! Muitas vezes também na internet encontramos produtos que não tem em lojas físicas, dependendo da cidade. Quem diria que poderíamos fazer compras vindas da China, há anos atrás, nem chance disso existia. Enfim a internet é atrativa demais!

E aqui, como estamos sempre prontos para ajudar, vamos dar dicas para você, consumidor, que está começando a fazer transações de compras online, ou mesmo para você, que já compra mas quer fazer aquela economia, como na Black Friday, por exemplo. E falando nisso, se quiser dicas de como aproveitar essa data aguardada, nós informamos aqui O que saber antes de comprar na Black Friday 2020?

Se você ainda não conseguiu se decidir por um modelo, ainda está naquela dúvida se leva ou não tal produto, é hora de pesquisar. Existem muitos comparativos de produtos e sites que fazem reviews, explicando as funcionalidades, explicando para qual tipo de consumidor tal produto foi planejado, trazem as fichas técnicas, item muito importante que especifica todas as características detalhadas. E nessas fichas técnicas muitas vezes são comparados dois ou três produtos com a mesma finalidade, e aí é o consumidor quem escolhe no final aquele que tenha os recursos desejados.

Esses comparadores de produtos normalmente são ótimos para artigos eletrônicos, já que é possível confrontar desempenho, usabilidade, entre outros detalhes que fazem diferença. Então, é só buscar no seu navegador pelo nome do item e pedir comparativos e especificações que a internet traz na palma da sua mão as informações necessárias. As ferramentas comparativas são muito úteis quando se pretende mesmo economizar!

Agora, se você já tem um produto em mente e determinou que vai ser ele a sua próxima compra, já tem meio caminho andado. Primeiramente você deve comparar os preços, e normalmente, como já dissemos, aqueles praticados por lojas físicas são maiores do que a online. Então essa é a hora de aproveitar a comodidade que só as compras na internet oferecem, e sem sair de casa, você compara o preço em diversos sites e economiza.

Dica 01: Compre apenas em equipamentos de confiança

Para início de conversa, é ideal sempre utilizar um equipamento de sua confiança, não é bom fazer esse tipo de navegação/transação por um computador público, pois existem muitos meios maliciosos de se capturar os dados como os bancários e documentos pessoais, e a última coisa que queremos ao realizar uma compra é esse tipo de dor de cabeça.

E mesmo em sua máquina de confiança, certifique de que ela esteja com o antivírus atualizado, e evite também armazenar seus dados, como email, telefone e número de cartão de crédito. E para quem compra a partir de um celular, as regras são as mesmas, incluindo o cuidado com a rede sem fio (Wi-Fi) que estiver conectado, o ideal é que ela seja também de confiança. 

Dica 02: Escolha por lojas conhecidas

Constantemente surgem novas lojas no mercado, com várias promoções e descontos de encher os olhos. Não caia nessa sem antes procurar saber a procedência dos produtos, se a loja vai realmente entregar, mesmo que tudo pareça irresistível.

A dica é comprar apenas de lojas conhecidas, que sejam indicadas por amigos, e mesmo nos comparadores de preço, pois por lá as lojas parceiras são de confiança. Ainda, vale ressaltar que mesmo essas lojas conhecidas passam por problemas com compradores. É válido pesquisar também a reputação desse estabelecimento, e você pode saber isso consultando nos órgãos de defesa do consumidor, e exemplo, o Procon e sites de avaliação de compras e relacionamento com o cliente, como o ReclameAqui.

Dica 03: Informações sobre a empresa e Política de Privacidade

Sim, até isso precisamos estar atentos. No site da loja deve conter algumas informações de contato, como telefone, endereço, Razão social, pois como irá entrar em contato caso algo não dê certo, ou tenha alguma dúvida? Para garantir isso, e se o site tiver essas informações, você pode telefonar ou mandar um email para o SAC da loja, conferindo se ela existe mesmo. E também assim como o contato, a Política de Privacidade é super importante, pois lá você enfrente como a empresa faz seus envios, trocas, devolução de mercadorias e prazos de entrega. E essas informações são obrigatórias em todos site de compras ok?

Dica 04: Direito de trocar o produto comprado pela internet

Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, no caso da internet ou até catálogos, em que o consumidor não consegue avaliar o produto em mãos, o Código de Defesa do Consumidor garante o “direito de arrependimento”.

Segundo essa lei, o cliente tem até 7 dias a contar da data de entrega para desistir da compra, caso o produto não atenda suas expectativas. Ele deve devolver o produto e receber o dinheiro de volta, sem qualquer custo, inclusive com o envio da mercadoria.

Dica 05: Pagamento seguro

Atualmente muitos são os meios de pagamento utilizados pelas empresas a fim de que você compre de qualquer jeito! Seja no cartão de crédito, boleto, transferência, até mesmo Mercado Pago ou Picpay, as variedades são múltiplas e é aí que você tem que ficar de olho.

Nossa dica é, utilizando o computador de segurança, fazer a transação por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras. Mas colocar numero do cartao nao é perigoso? Sendo a loja de confiança, as plataformas utilizadas para transações com cartão de crédito já possuem sistemas de segurança, os sistemas financeiros já fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, sendo mais fácil recuperar seu dinheiro em caso de um eventual problema. 

Ainda, calcular o frete antes de fechar a compra é importantissimo, pois muitas vezes fechamos o carrinho de compras com algum produto, e na hora do preço final, o valor da entrega acaba não compensando.

Dica 06: Registrando os passos e acompanhamento da compra

Você pesquisou bastante, escolheu o site e o produto desejado, fez a compra, pagamento aprovado, é hora de acompanhar a entrega do produto pela internet. Essa é a parte que ficamos mais ansiosos. Sua encomenda pode chegar pelos Correios ou transportadora. E fique tranquilo, pois essa informação chegará para você assim que a loja enviar o produto, a maioria até mesmo informa o número de rastreio, que é a identificação do seu produto. Com ele você fica sabendo se a compra já foi despachada, se já está chegando, e também sempre é estipulado um prazo para essa entrega. Com isso você já pode se programar para no dia da entrega ter alguém para receber. 

E esse rastreio deve chegar também por email. Caso não receba, é só conferir na “área do cliente” no site que deve estar disponível. Outra dica: mesmo que o pedido fique registrado internamente no site, guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Nós compramos com a intenção de tudo dar certo mas imprevistos acontecem e se precaver é o melhor.

Bônus: Utilizando a Extensão do Vigia de Preço 

Como dissemos a respeito dos comparadores de preço temos aqui uma dica mais que importante para você. Além do site, temos disponível agora a Extensão Vigia de Preço. O que é isso? Com ela, além de garantir o melhor preço, você terá certeza que estará fazendo transações com lojas de confiança e seguras.

Nossa extensão é própria para Google Chrome, e você encontra para baixar fazendo o seguinte: com a nova aba aberta, você vai digitar na barra de endereço “Extensão Vigia de Preço” e dar Enter. Após isso, é só clicar no primeiro resultado e logo a seguir, no botão 

Nela você encontra tudo que tem no site Vigia de Preço, e nas abas laterais há uma busca rápida, em que pode digitar o nome do produto que deseja, e ela compara todos os preços dados pelas lojas parceiras, além de notificações, também as ofertas mais recentes, produtos separados por categorias, alertas, em que cadastrados podem solicitar, quando o produto tiver no melhor preço, e os artigos, todo dia tem vários novos com dicas e sugestões dos melhores produtos para você adquirir sem medo! 

Além de, quando você acessa algum site parceiro, a extensão te auxilia a encontrar as melhores ofertas que ele tem a oferecer, não é ótimo? 

Com todas essas dicas, você não tem mais porque nao comprar pela internet!! Agora é só aproveitar o que já aprendeu até aqui e todas as vantagens da extensão, e se jogar nas ofertas!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos