Os músicos apesar de serem pessoas como quaisquer outras, tem gostos peculiares quando o assunto é presente, pois nesse caso assim como outros profissionais, geralmente seus presentes estão quase que inteiramente ligados a sua atividade musical, independente dela ser profissão ou hobby.

Natal é uma época que antes de mais nada é de celebrar, juntar família e amigos e dar vida as tradições, mas também é a data em que se escolhe para dar presentes para parentes e até amigos, e é a hora de dar asas a criatividade e mostrar que você conhece o seu presenteado.

Qual presente escolher?

O Papel de Cada Instrumento em uma Banda - Canto do Batuque

Se podemos dizer que existe uma regra na hora de presentear um músico é que você deve conhece-lo para assim o surpreender ou com jeitinho ir sondando suas necessidades e assim também deixá-lo surpreso e feliz. Mas se você não tem muito problema com isso o caminho é perguntar diretamente o que ele quer ganhar e torcer para seu bolso aguentar a “pancada”.

No mais não existe uma regra fundamentada que possa nortear qual presente comprar para um músico, já que ele possui necessidades e ainda mais sonhos específicos e atender 100% dos anseios não é uma missão fácil e na maioria das vezes bem cara.

Mas para ajudar você consultamos alguns músicos e montamos uma lista de presentes que agradariam com toda certeza e, que além de poder fazer um som maneiro, esses presentes ajudariam muito na carreira profissional deles. Prontos para colocar esse presente embaixo da árvore de Natal?

Teclado Controlador Akai MPK Mini Mk2 25 Teclas MIDI USB

Vamos começar devagar no orçamento. Se o músico que vai ser presenteado é DJ então você pode presenteá-lo com um Teclado Controlador Akai MPK Mini Mk2 25 Teclas MIDI USB e dar um “up” em seu equipamento ou até um para começar mesmo, e sem gastar tanto.

Teclado Controlador Akai MPK Mini Mk2 25 Teclas MIDI USB - Teclado  Controlador - Magazine Luiza

Essa controladora pode até ter o “mini” na sua definição mas de “mini” ela não tem nada a não ser o nome. Diferente da Akai MPD 26 que não tem memória e assim forçando o DJ a criar suas batidas todas ao vivo e ainda tendo que usar um pc ou mac para criar as harmonizações, esse modelo facilita esse trabalho oferecendo essas duas ferramentas.

Aqui temos uma ótima integração entre hardware e software controlando e expandindo seu instrumento virtual (VST) e a coleção de efeitos com o MPK Mini Play e o Akai Pro VIP3.0. Encontre rapidamente sons com base no tipo de instrumento, timbre, estilo ou articulação de toda a sua biblioteca VST. você poderá moldar sons e texturas imersivas e expressivos com camadas de até 8 instrumentos e patches separados por instância VIP, carregue até 4 efeitos VST diferentes por canal de instrumento para esculpir o som perfeito.

Para ajudar ainda mais o MPK mini vem com softwares adicionais para produção musical profissional e instrumentos virtuais para criação de música. São o O Hybrid 3, da AIR Music Tech um poderoso sintetizador que cria desde sons pesados como de sintetizadores retrô a leads modernos, já o Wobble da SONiVOX é um sintetizador de música eletrônica que apresenta dois canais independentes de síntese de transformação espectral com controles harmônicos, filtragem individual e controles LFO discretos.

Akai profissional mpk mini mk2 mkii-25 teclas, ultra portátil usb, bateria  midi, controle de teclado

O MPC Essentials é um software de produção de groove/beat e acionador de samples que permite que produtores e músicos incorporem o fluxo de trabalho MPC genuíno em sua DAW de escolha e ampliam o poder do MPK mini adicionando até 8 bancos de pads e 4 samples e inserindo efeitos por pad. O MPC Essentials também é executado no modo independente para que você possa começar a fazer música sem uma DAW.

E para completar essa combo tem o MPK mini MIDI Editor. Este editor MIDI é um software de gerenciamento de predefinições que permite a configuração de hardware e software em seu PC ou Mac. São 25 mini teclas de sintetizador
Joystick 4-vias para dinâmico controle de pitch e modulação,8 pads retro iluminados sensíveis à velocidade estilo MPC, com Note Repeat & Full Level
8 Botões Q-Link podem ser atribuídos para mixagem, ajustar plug-ins e para, controles adicionais ele vem com, Pitchbend/Mod Joystick, botões note repeat, Full Level e tap tempo, arpejador integrado, com resolução, alcance e modos ajustáveis, botões dedicados Octave Up e Octave Down.

Começamos bem não acham?

Amplificador Laney Lv300 Para Guitarra

Digamos que o músico que você cai presentear seja um guitarrista e que ele precisa de um cubo ou de um cubo novo e mais potente, você pode presentá-lo com o Amplificador Laney Lv300 Para Guitarra que com toda certeza ele vai ser só alegria.

Ele possui 120 watts RMS de potência, válvula do Preamp ECC83, 1 entrada Jack P10 (1/4), canais Clean, Drive 1 e Drive 2, equalização bass, mid, treble, Bright Switch no canal limpo isso permite que os sons de frequência mais alta sejam transmitidos em níveis baixos e médios quanto mais alto for o ajuste de volume, menos afetará o som quando for desviado pelo limpador.

Temos ainda 1 alto falante de 12 HH, efeito Reverb,conexão para caixas 1 Jack (8 Ohms) e cantoneiras cromadas e pés e alça de borracha. Esse é um aplificador que rivaliza diretamente com o Marshall Valvastate e se sai muito bem sem contar que a Laney é a marca que já teve nomes como Tommy Iommi do Black Sabbath, Kiko Loureiro que na época ainda estava com o Angra e o vocalista Robert Plant do Led Zepellin, nas devidas proporções de equipamentos é claro.

Já que é assim que tal adicionar seu músico preferido nesse hall?

Baixo Fender Jazz Bass

Esse é o sonho de consumo de muitos baixistas, e quando digo de muitos é muitos mesmo, passeia ao lado de outros gigantes como Fender Precision, Music Man, Rickenbacker só para citar alguns, mas o Fender Jazz Bass vai ser um presente e tanto, do modo que músico nenhum vai botar defeito.

Escolhemos aqui um da série signature de ninguém menos que Geddy Lee do Rush que usou esse modelo de contrabaixo mais de 1000 vezes, seja para gravar ou em suas tours. Ele é baseado no modelo de 1972 mas com especificações dadas pelo prórpio Geddy Lee e o que dá um “tempero” a mais em um dos melhores e mais versáteis contrabaixos já criados na história.

Corpo em alder, braço em maple thin “C” shape, escala em maple com 34″ (864 mm), escala com raio de 9.5″ (241 mm), 20 trastes medium jumbo, largura do nut (pestana) 1.5″ (38.1 mm),tarraxas Fender ’70s estilo vintage, ponte Fender High Mass com 4 saddles, ferragem cromada, 2 captadores American Vintage Jazz Bass Single-Coil, controles de V/V/T, escudo sanduiche (3ply), encordoamento Fender USA Bass 7350M (.045-.105).

Falar desse contrabaixo é até difícil porque se corre o risco de não fazer justiça a sua grandeza, basta ouvir alguns sons do Rush ou ver suas apresentações que você tem a noção de que esse baixo “fala”, mas não adianta colocar ele em qualquer amplificador porque se não vai estar matando um som impressionante.

Esse é o tipo de presente que vai fazer os olhos de qualquer baixista brilharem, pode ter certeza!

Meteoro Bx200

Agora é hora de falar de um bom cubo para contrabaixo, seja para nosso Jazz Bass aqui em cima ou qualquer outro baixo o Meteoro Bx200 é uma potente opção para tirar um som. Ele é muito usado em igrejas, ensaios e pode sim ser usado em pequenas apresentações como retorno, mas não é o modelo mais indicado para isso em locais grandes e/ou abertos.

https://static.vigiadepreco.com.br/fa/3aa/63e2/9b06f/cb4941/no-image.png

Possui 250watts de potência, 1 entrada com sensibilidade de 100mV (Alta Impedância), “Hi” e “Low” (Baixa Impedância), alto falante de 15, saída de linha Balanceada para conexão em mesa de som (Mixer) e também saída para caixa externa. suas dimensões são 540x470x390 mm e cerca de 27kg e chave seletora de voltagem 127 v~ / 220 v~.

Pronto para conectar o baixo e sair tocando!

Bateria Odery Fluence Jam Session

O primeiro a chegar, último a sair, aquele que tem o equipamento mais demorado na montagem e o que menos tem ajuda, é claro que estamos falando do baterista, o músico que mais sofre por conta da quantidade de peças que tem que montar e desmontar seja para ensaio ou apresentações.

Para presenteá-los que tal uma bateria Odery Fluence Jam Session? Essa belezinha é composta por 2 tipos de madeira, temos o acabamento White Ash, com 6 lâminas que juntam totalizam 7.2mm de espessura externo temos Maple/Maple e interno Basswood.

Essa linha da Odery prima pela versatilidade já que músicos de sons mais calmos como o pop, mas também aos aos bateras de heavy metal e outros estilos da “música pesada”. As configurações dela são o clássico bumbo de 22×18, caixa de 14×06, tom 1 de 10×7,5 e tom 2 de 12×08 e o surdo de 16×15.

As ferragens são 1 máquina de chimbal H-802fl, estante de prato reta C-802fl, estante girafa Ca802fl, estante de caixa S-802fl, 01 tom holder duplo com clamp P/ extensor, pedal P-802fl, infelizmente esse kit não acompanham pratos e nem banco.

Agora é só preparar as baquetas!

Kit Pratos Sabian B8x

O que seria dos bateristas sem os pratos? nem os percussionistas vivem sem. E já que o nosse modelo da Odery apresentado anteriormente não acompanha, então a nossa dica de presente para esse ou qualquer outro kit, com o valor mais camarada é o Kit Pratos Sabian B8x.

A Sabian dispensa apresentações, só em saber que nomes como Mike Portnoy usa e o eterno Neil Peart usou já da para saber que estamos de uma das melhores no mercado. As linhas de pratos da empresa são infinitas, modelos signature, ligas de metal diferentes e afins mas primando pela economia optamos por uma linha de pratos mais “modesta”.

A liga usada para esse prato é a B8 que é caracterizada por compor pratos semi e profissionais e outra de sua característica é o som pesado e a resistência, para isso ela funciona bem para músicos que tocam som pesados e usam baquetas mais pesadas também, os batera de rock e outros estilos mais pesados se dão bem com pratos dessa liga.

Esse kit é composto por 1 Hi-Hat de 14, 1 Thin Crash de 16 + 1 de 14 e uma ride (condução) de 20 com uma cupula bem grande para oferecer aquele som de “ping” bem definido. Um set básico mas que vai atender as necessidades dos bateras mais “baratos” e com kits de bateria menores.

Então já sabe, se é pratos que você vai presentear, não quer gastar tanto mas quer qualidade, essa será uma ótima opção.

Pedaleira Sintetizador Midi Roland Gr55gk Completa C Gk

Para agradar ainda mais os guitarristas temos a Pedaleira Sintetizador Midi Roland Gr55gk Completa C Gk esse produto é um show a parte. Além da pedaleira temos um captador para guitarra GK-3 que é compatível com qualquer violão com corda de aço e qualquer guitarra. ele lê de forma mais rápida as notas tocadas graças a tecnologia avançada aplicada pela Roland, sem contar na fusão de guitarra sintetizada e modelagem COSM de guitarras.

Ela vem com 2 x PCM, 1 x Simulação para geração de som, sendo 910 PCM (A sigla PCM significa Pulse-Code Modulation, uma representação digital crua dos sinais analógicos de áudio, ou seja, não há compressão envolvida no processo e a gravação digital se aproxima bastante do som analógico capturado) 23 tipos de simulações de guitarra e mais 17 de baixo, 20 tipos de efeitos, 42 AMP (preamp), 14 tipos de modulações, 7 de Delay, 5 de reverb, 4 tipos de chorus e 1 tipo de equalizador.

Patches de Memória são 270 presets de guitarra + 297 para o usuário criar, 90 presets de baixo + 297 para usuários, conversão AD: 24-bit (GK Pickup), 24-bit + método AF (Normal Pickup), conversão DA: 24-bit, taxa de amostragem 44.1kHz, saída jacks -10 dBu e GUITAR OUT jack 10 dBu, impedância de saída OUTPUT jacks 2 k ohms e GUITAR OUT jack 2 k ohms, player de áudio de arquivos em formato WAV e AIFF, display: Gráfico LCD 240 x 64 dots.

Agora é só entregar e fazer dele um músico mais feliz e equipado.

Guitarra Tagima Arro 1 Juninho Afram

Já que falamos de uma pedaleira legal, de um amplificador legal porque não colocar nessa lista de presentes de Natal para músicos um modelo de guitarra signature de um dos maiores guitarristas do Brasil? Estamos falando da Guitarra Tagima Arro 1 Juninho Afram que sem dúvidas vai agradar a quem recebe-la como presente.

Seu corpo em feito em cedro, o braço de marfim, escala em rosewood totalmente escalopada com 22 trastes e marcações em abalone, lock nut (trava/pestana) 43mm, um conjunto de 1 ’59 Model no braço, 1 SSL-7 no meio e 1 Parallel Axis na ponte da Seymour Duncan. Ela possui chave de 5 posições, 1 controle de volume, 1 de tonalidade, ponte Floyd Rose System Gotoh cromada e tarraxas cromadas e blindadas Gotoh.

Para quem conhece sabe que o Juninho Afram é conhecido ou muito conhecido pelo seu trabalho no Oficina G3, banda de metal cristão que inclusive já ganhou um grammy latino com o albúm “Depois da guerra” e ao longo de sua carreira ele coleciona sons pesados e melódicos, com acústicos, guitarra limpa e toda essa experiência ele empregou na construção dessa guitarra.

Então um produto top, de um musico top, que será um presente top também!

Violao Epiphone Aj210ce Outfit Com Case Vs – Vintage Sunburst

Nem só de guitarra e distorções vivem as 6 cordas por isso trouxemos o Violao Epiphone Aj210ce Outfit Com Case Vs – Vintage Sunburst um violão no estilo Dreadnought profissional que são conhecidos pelo seu volume e timbre cheios, que vai atender tanto para os músicos solo, quanto para bandas.

Seu corpo é Mogno, o tampo Select Spruce, braço Okoume com perfil D, Slim TaperTrastes, 20 marcações, captadores Shadow NanoFlex, sob o selimPreamp, Shadow Performer Tuner e ferragens cromadas e ele ainda vem acompanhado de um case em material rígido. Seja para voz e violão, banda, show acústico e afins, esse é o modelo de violão que de fato é presente para qualquer músico.

Cajon Fsa Confort Fca4503 Vinho

E para fechar nossa lista temos o Cajon Fsa Confort Fca4503 Vinho que ao lado do nosso produto anterior temos um show completo. Esse instrumento é para músicos mais educados, para show acústicos e pequenas apresentações como um bares.

Aqui temos um modelo da FSA que é a criadora do sistema de captação dupla, interna e externa, que proporciona a máxima capacidade sonora dos cajons. Seu corpo é feito em madeira Sumaúma tratada com produto especial anti-umidade e pintura fosca especial preta, caixa de ressonância maior, captação dupla, sendo um interno e outro externo para melhor precisão do grave e possui duas saídas (XLR) balanceadas.

A pele de ressonância é também em Sumaúma tratada de 4mm, captação (externo e Grave (interno) – SM-58 e sua esteira é fixa de 24 fios. Se você tem um músico dessa linha para presentear então pode apostar nesse cajon que os sons e agradecimentos estarão garantidos.

Chegamos ao final de nossa lista, aqui não possui uma regra, foram opções escolhidas por músicos com base nas suas vontade de receber esses presentes de Natal, óbvio que existem uma infinidade de outros presentes que podem ser dados a músicos, vai da criatividade de cada, uma coisa é certa, presente é presente e todos estarão certos, mas se precisar de alguma dica a lista está aqui para isso.

E para mais dicas acesse Dicas Especiais e saiba mais sobre diversos produtos para todas as ocasiões e necessidades. E se quiser saber mais sobre música, evolução dos instrumentos musicais e a tecnologia deles, veja o especial Guitarras, mi que crofones e home studio; a tecnologia dos instrumentos musicais.