Antes era possível se movimentar pela cidade por bicicleta comum e algumas poucas elétricas, até que nos últimos anos foram surgindo alguns outros veículos para competir com a tradicional bike: o monociclo elétrico, o hoverboard e o patinete elétrico. Qual a diferença entre eles? Qual o melhor custo-benefício? Trouxemos todas as informações para vocês.

Monociclo

Talvez você o tenha visto na rua, mas nem tenha se dado conta do que era. O monociclo é o novo transporte do momento. Mas o que ele é? Sim, é parecido com aquele que o palhaço anda, mas é elétrico, feito para andar no dia a dia.

Monociclo

Posso andar com ele em qualquer lugar?

Esse é o grande problema dele. Acredite se quiser, mas ele pode chegar a mais de 50 km/h e não precisa de CNH, ou seja, o que é preciso para andar com ele? Bom senso. Mas em relação ao terreno que você frequentar com ele, sua versatilidade permite andar pelo asfalto, grama, estradas de terra, ou mesmo ruas de paralelepípedos!

Como se equilibrar?

Pode ser um problema para você ou não. Será como patins, por exemplo. Você precisará aprender – e haja treino. Seu funcionamento é através de giroscópios e acelerômetros.

Quais as vantagens de se ter um monociclo elétrico?

Versátil e econômico, o monociclo elétrico é o menor transporte com rodas do mercado, podendo ser levado até dentro do ônibus, por exemplo. Por ele ser elétrico, é capaz de subir morros, excelente para quem quer chegar ao local sem estar suando.

Obviamente você não pegará mais trânsito, e com a velocidade do veículo é suficiente para chegar aos locais com bastante rapidez.

Por mais que você fique apenas em pé no monociclo, é preciso manter o equilíbrio, ou seja, você manterá a saúde e ainda perderá peso!

O que saber antes de comprar um monociclo elétrico?

Velocidade: chega a 40 km.

Alcance: varia de 15 km a 40 km.

Bateria: os tempos na comparação do Solowheel estão entre 1 e 3 horas.

Limite de peso: a maioria dos monociclos sustenta até 120 kg. Pesos mais altos sobrecarregam os componentes técnicos.

Peso do monociclo: costumam variar entre 9 kg e 13 kg, parece pouco, mas se precisa carregá-lo por longas distâncias, o mais pesado pode fazer toda a diferença.

Onde comprar/assistência técnica: por ser algo novo no brasil, há poucos lugares que vendem, ou seja, consequentemente terão poucos lugares para conserto também.

Preço: os valores variam de R$1000 a mais de R$20 mil reais – os tops de linha.

Hoverboard

Pouco mais comum que o monociclo, o hoverboard fez sucesso pela internet afora, seja entre adultos e crianças. Ele é quase como um skate, mas elétrico. Ele também funciona através de um conjunto de motores, giroscópios, sensores e uma bateria.

Hoverboard

O que saber antes de comprar um hoverboard?

Segurança: opte por fabricantes de confiança, como Kiwano e Segway. Observe também se ele vem com o selo UL 2272, concedido pela Comissão para Segurança de Produtos ao Consumidor (CPSC), nos Estados Unidos.

Assistência técnica: há poucas lojas – mesmo as não autorizadas – caso você precise de ajuda com seu hoverboard, fora que a maioria fica em São Paulo.

Bateria: opte por modelos que tenham, ao menos, uma hora de autonomia.

Limite de peso: varia entre 100 kg e 130 kg.

Hoverboard Atrio Bigfoot

Potente e com qualidade, o modelo Atrio Bigfoot pode ser utilizado em diferentes solos.

Especificações:

10 polegadas

Potência: 600W

Velocidade: 16 km/h

Autonomia: 14 km

Peso suportado: 120 kg

Hoverboard Atrio Off Road

Mais confortável que o anterior, o modelo Atrio Off tem mais facilidade para equilíbrio. Sua bateria dura de quatro a cinco horas (14 km). Ele vem com luz frontal e inclinação máxima de 15 graus.

Especificações:

8,5 polegadas

Potência: 600W

Peso suportado: 100kg

Velocidade: 14 km/h

Autonomia: 14 km

Hoverboard Atrio Slide

O modelo Atrio Slide também vem com 15 graus de inclinação. Possuindo potência de 500W e velocidade de 10 km/h, ele é indicado para superfícies mais planas. É prático de carregar no ônibus, metrô, etc.

Especificações:

6,5 polegadas

Potencia: 500W

Velocidade: 10 km/H

Autonomia: 10 km

Suporta até 100 kg

Hoverboard Segway Smart Balance

Com bom custo-benefício, o modelo Segway é excelente para quem está buscando o seu primeiro hoverboard. Ele suporta 120 kg e chega a 12 km/h. Sua bateria dura de 60 a 120 minutos para carregar completamente, funcionando de 15 a 20 km. Funciona melhor em superfícies planas.

Especificações:

6,5 polegadas

Peso: 11 kg

Velocidade: 15 km/h

Peso suportado: 120 kg

Potência: 500W

Autonomia: de 15-20 km

Tempo de carregamento: 60 a 120 minutos

Hoverboard Segway Smart Balance

Hoverboard Smart Balance

O modelo Smart Balance 8,5” vem com rodas maiores e largas, dando mais estabilidade em diferentes locais.

Especificações:

8,5 polegadas

Peso: 12,5 kg

Velocidade: 15 km/h

Peso suportado: 120 kg

Tipo de solo: todos

Potência: 700W

Autonomia: de 15-20 km

Tempo de carregamento: 60 a 120 minutos

Hoverboard Smart Balance

Patinete

O mais comum e conhecido da lista, o patinete já está com o brasileiro desde a infância. Há uns anos os patinetes elétricos tomaram as ruas e não pararam mais.

Quais as vantagens de se ter um patinete elétrico?

É prático e bem fácil de usar – muito mais que os anteriores. Ele é bem ágil – podendo atingir até 40 km/h. –, substituindo um carro em alguns momentos, como no trânsito, por exemplo. Não polui o meio ambiente e é mais barato que outros meios de transporte.

Patinete

O que saber antes de comprar um patinete elétrico?

Diferente do monociclo, o patinete possui uma série leis para utilizá-lo nas ruas, como:

  • É obrigatório o uso de capacete;
  • É proibido trafegar em calçadas;
  • Animais e outros passageiros estão proibidos.

Como ele será usado? Eles são indicados apenas para distâncias curtas e médias.

Segurança e conforto: se for criança a usar o patinete, utilize todos os equipamentos de segurança. Observe o guidão, a altura faz toda a diferença na hora do conforto.

Velocidade: a velocidade média é de 20 a 30 km/h.

Bateria: busque as que durem mais tempo e não precisem carregar por horas. Uma bateria maior lhe dará maior alcance, mas também deixará o patinete mais pesado.

Durabilidade: procure patinetes feitos com estruturas de aço e motores de alto torque acionados por corrente.

Tamanho dos pneus: alguns dos melhores modelos têm tamanho de 8 ou 9 polegadas.

Peso e portabilidade: você precisará carregá-lo, então leve seu peso em consideração! Alguns modelos oferecerem mecanismos para dobrar.

Patinete Elétrico Freego

Compacto, o patinete Freego pesa 9 kg e chega até 24 km/h. Sua bateria recarregável tem 36V e 4.4 amperes, com autonomia para 30 km. Suas rodas têm 8,5 polegadas.

Patinete Elétrico Foston S08 Pro

Com painel digital, o patinete Foston permite visualizar a velocidade e a carga de bateria com muita praticidade. Ele chega a 25km/h, percorrendo até 32 km. A bateria carrega em até 3 horas. Suas rodas possuem 8,5 polegadas com câmara de freio a disco e Abs eletrônico.

Patinete Elétrico Foston S08 Pro

Scooter Two Dogs TD Monster

Se você quer um patinete bem potente, encontrou. O modelo Scooter vem com pneus CST 145/70-6, permitindo até praticar atividades off road. Ele vem com banco e retrovisor, parecendo uma pequena moto. Sua velocidade chega a 45 km/h; sua bateria dura até 35km e seu carregamento completo leva até 8 horas.

Conclusão

Após passar pelos três veículos foi possível observar que todos possuem seus benefícios próprios e alguns em conjunto, como não poluir o meio ambiente e usar bateria, por exemplo. O monociclo é o que atinge a maior velocidade de todos, não sendo tão seguro – mesmo porque não é fácil de andar –, porém, como ainda não é tão comum no Brasil, é mais difícil para comprar e encontrar assistência técnica. O hoverboard pode ser um bom quebra galho, mas sua velocidade é mais baixa, sendo melhor para o lazer do que para o uso diário. O patinete é o mais prático e fácil de usar. Você consegue encontrar por um bom valor e ele chega a uma boa velocidade, ou seja, foi o nosso vencedor.

Mas e para você, qual o melhor?