O moedor de carne é um utensílio doméstico que por muito tempo esteve fora das cozinhas daqueles mais modernos, mas está voltando com tudo! Em busca de uma vida mais saudável, as pessoas têm preferido cozinhar em casa e, assim, preparar as refeições com produtos mais frescos e naturais. 

E ao comprar a carne já moída, não sabemos se realmente aquela opção foi a que escolhemos ao pedir, ou mesmo se a peça foi misturada com gordura. E a solução para quem tem essa dúvida é muito simples: ter um moedor de carne!

Com ele a certeza é garantida daquilo que você está preparando, além de ser bem mais saudável. E essa ferramenta, que nem ocupa tanto espaço na cozinha é tão prática que vai se tornar uma grande aliada para pratos mais saborosos com a carne da sua preferência. 

Caso você não conhece ainda ou nunca ouviu falar que poderíamos ter um moedor de carne em casa, estamos aqui para ajudar! Vamos te explicar sobre os tipos que existem no mercado, assim como a utilidade e vantagens que um produto como esse vai dar para sua cozinha ao preparar aquele prato saboroso. E ainda, como sempre, iremos te mostrar as melhores opções de 2020, para você acabar a leitura já sabendo qual será seu novo parceiro na cozinha!

Para chegar ao modelo ideal, você deve considerar alguns fatores, como funcionalidade, material e se vem com aqueles acessórios extras que normalmente vem com o aparelho. 

Existem dois tipos de moedores de carne atualmente, os manuais e os elétricos, cada um com um tipo de funcionamento diferente e preparos de carne em quantidades também diferentes. 

Moedor de carne manual

Sendo fácil de usar e compacto, ele é o mais antigo dos dois tipos, já foi muito utilizado pelas nossas avós, por exemplo. Um clássico, seu funcionamento é simples, bastando apenas colocar a carne no bocal, empurrar o pilão e girar a manivela, moendo a carne em diversas espessuras, de acordo com o disco. 

Esse é recomendado para uso doméstico, pois além de leve, ainda garante uma decoração mais rústica na cozinha. Muitos são fabricados com materiais duráveis e fortes, garantindo o uso por muitos anos e com boa capacidade, além do preço, mais acessível. 

Moedor de carne elétrico

Esse modelo é para quem busca rapidez no processo. Sendo ideal para preparar carne moída além de outras receitas, tendo potências entre 350 até 3000 watts, que conseguem moer até as carnes mais duras. São comumente utilizados tanto em residências como em comércio. Práticos, basta apenas ligar na tomada, apertar o botão e colocar a carne no bocal. Sem esforço, em poucos instantes o alimento já está triturado e moído, com total segurança e comodidade.

O importante, além de escolher seu modelo elétrico ou manual, é preferir por produtos com materiais resistentes, e os melhores são feitos com aço inoxidável, alumínio ou ferro fundido, materiais resistentes ao impacto e força empregada durante o uso. 

Além disso, se quiser um produto durável, prefira os modelos com lâminas em aço inox, pois são mais afiadas e resistentes podendo moer alimentos por muito mais tempo. Caso você compre uma carne mais dura, não terá problemas no preparo. Vamos aos exemplos!

Moedor Carne Manual Metal Fundido

Como primeiro modelo, trouxemos um simples à manivela porém com ótima resistência e durabilidade. O tradicional Moedor de Carne Manual é fabricado em ferro fundido galvanizado, de mesa e tem um sistema para fixação na bancada, é ideal para usos eventuais de simples manuseio. Muito fácil para limpar, e transportar, ele não enferruja e ainda possui acabamentos em plástico, que evitam a proliferação de bactérias e fungos. Mais indicado para moer carnes, acompanha três discos extras, de 8mm, 12mm e 15mm

Moedor de Carne Elétrico Britânia

Um exemplo de produto elétrico, esse é da Britânia, uma marca que tem apresentado produtos de ótima qualidade. O Moedor de Carne Elétrico Britânia tem 350W de potência, conta com três opções de disco, que permite moer a carne na espessura que preferir, como fina, média ou grossa. Acompanha faca feita em aço inoxidável, o que garante maior durabilidade e eficiência para moer.

E além de seu uso tradicional, ele ainda prepara e modela linguiças, bolinhos e kibes. Vem com botão liga-desliga, função reverso, que altera o sentido da moagem e permite reverter o sentido do motor para auxiliar na liberação do alimento. Por fim tem o botão destravar, que facilita a desmontagem do aparelho para a limpeza, sendo mínimo o seu trabalho!

Moedor de Carne Elétrico Lenoxx Pratic 

O Moedor de Carne Pratic Lenoxx é tudo que você precisa para preparar deliciosos pratos para sua família e amigos. Com ele você conseguirá fazer carne moída, linguiças, kibes e outras receitas. Vem acompanhado de 2 lâminas em aço inoxidável diferentes para moer a carne nos tamanhos médio ou grosso, e ainda o botão que permite escolher o sentido de rotação do funcionamento, normal e reversa. Também vem com modelador e o cone, que ajudam a modelar a linguiça ou bolinhos. Além de tudo ele é seguro, pois só funciona com o encaixe perfeito. Super fácil para montar e limpar, essa opção funciona bem em uso doméstico ou comercial.

Moedor Triturador Elétrico carne Industrial Arbel Mcrx 08 3.0

O Moedor de Carne Arbel é super versátil.  Com uma potência de 255W, você pode moer carne, trigo, soja, amendoim, ajuda no preparo de diversos pratos, como, kafta, tofu, purê de batatas e outros. Sendo mais indicado para uso industrial, ele é perfeito para pequenos e médios comércios, propriedades rurais e mesmo para residências. Tudo isso pois ele tem maior capacidade de moagem por hora por ter maior rotação.

Fabricado em aço inox, ele mói até 75 Kg de carne por hora e faz até 80 Kg de linguiça por hora. E apesar de ser industrial, ele é compacto e robusto, muito durável e prático, vem acompanhado de três funis para fazer linguiça fina, média e grossa, e dois discos para você escolher se quer moer os alimentos na espessura média ou grossa.

Moedor Triturador Carne Elétrico Multiuso Arbel Mtu 08 2.0

Outro modelo da mesma marca anterior, o Moedor Multiuso Industrial da Arbel reúne todas as qualidades dos moedores de Café e Carne da Arbel, em um único produto. Além de moer café e carne, ele pode triturar outros alimentos como pimenta do reino, milho maduro, arroz cru, trigo seco, guaraná, entre outros diversos pratos. Com capacidade de moer 40 kg de carne por hora ou fazer até 60 kg de linguiça por hora, é outra opção mais indicada para uso em comércio ou rural, mas também muito útil em residências. É um produto com 558 W de potência e apesar do custo mais elevado, é um ótimo investimento. 

Que após esse show de modelos que irão proporcionar economia, praticidade e saúde, tenhamos ajudado na sua busca pelo moedor de carne ideal. Se quiser ver mais modelos como esses, nós temos uma sessão inteira com moedores para carne!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos