Planejar a lista dos itens essenciais para uma viagem é uma das melhores partes do processo. Roupas, sapatos, ingressos, dinheiro, câmera… mas vai carregar tudo isso onde? Na mochila, é claro, mas não em qualquer uma, viagens pedem uma boa mochila.

Qual a diferença entre os modelos?

Tudo vai depender para onde você vai. Será um local mais quente ou mais frio? Pegará chuva? Fará o famoso mochilão ou quer apenas para viagens mais tranquilas – passeios? Separamos alguns modelos famosos:

Mochila de ataque

Conhecidas para trilhas e passeios mais curtos. Costuma ter capacidade de até 40 litros, podendo ser usada como mochila principal ou como apoio para itens básicos: câmera, lanches, água e afins.

São leves, versáteis e seguras, possuindo regulagens, divisões e suportes. Ótima para quem gosta de passar horas conhecendo os pontos turísticos das cidades.

Mochila de trekking/ cargueira

Essa aqui já é um mochilão, sendo excelente para viagens longas, camping, escaladas e caminhos mais complexos. 

Ela distribui o peso de maneira uniforme – média de 60 litros – graças a uma série de detalhes que melhoraram seu desempenho.

Mochila de viagem

Mochilas de viagem são para quem não gosta de mala, preferindo carregá-la nas costas. Não costumam ter muitos detalhes, compartimentos, conforto ou performance.

Como escolher a melhor?

Como dito anteriormente, você precisará comprar de acordo com as necessidades que tiver; com o tipo de viagem que fizer. Vai fazer pequenos passeios, já tendo uma mala à parte e onde dormir? A mochila de viagem é mais que suficiente. Precisará guardar todos os seus pertences, carregando-os com você o tempo todo? Opte por uma cargueira!

Mas antes da compra, avalie os itens a seguir:

Barrigueira: serve para repartir o peso da carga pelo corpo;

Regulagem de altura: serve para adaptar a mochila ao corpo;

Fita peitoral: ajusta a mochila no peito, além de a deixar mais próxima;

Armação: deixa a sua postura ereta. Importante, não?

Bolsos: para guardar/separar itens de fácil acesso;

Compartimento para bolsa de hidratação: facilita a ingestão de água;

Material impermeável: imagine molhar todas as suas coisas!

Compartimentos/divisões: separa todos os itens que precisar;

Segurança: tem a opção de ser fechada com cadeado? Melhor ainda!

Vamos à lista:

Mochila Cargueira – Batiki

Com bom custo-benefício, a Mochila Cargueira Batiki é fabricada em poliéster e possui armação interna encurvada e alça de mão na parte externa. Ela vem com 3 bolsos frontais, 2 bolsos laterais em tela – ideais para garrafas –, e 2 pequenos bolsos nas alças. Sua parte traseira é acolchoada e sua parte interna tem amplo compartimento. Os fechos são em cordão com trava e sua capacidade é de 60 litros.

Mountaineer Lady Fit – Curtlo

A mochila cargueira Mountaineer Lady Fit, da Curtlo, possui ajustes para a anatomia feminina, sendo de porte intermediário com 45 litros de capacidade. Seu tecido impermeável e seu costado é anatômico e revestido em Dry System, absorvendo melhor o suor. Ela também conta com um compartimento para reservatório de líquidos, além de possuir 3 compartimentos internos diferentes. Acompanha tampa que serve também como pochete, e uma capa de chuva.

Trilhas e Rumos – Caminhada 50

Feita em nylon, a mochila Caminhada 50 possui semi armação com placa de borracha nas costas e barrigueira acolchoada – ideal para transportar equipamentos, roupas e acessórios volumosos. Ela vem com alça superior para transporte, bolso frontal para pequenos objetos, dois bolsos laterais, além de argolas para prender equipamentos.

Seu fechamento é por cordeletes e dois fechos frontais. Ela possui acesso pelo fundo – seu material é emborrachado. As costas são acolchoadas com material também emborrachado. Sua capacidade é para 50 litros.

Nautika Intruder 45

Estilo cargueira, a mochila Intruder 45 da Nautika é equipada com fitas com loop para pendurar carga com mosquetão. Para fixar melhor ao corpo, a mochila dispõe de ajuste lombar, peitoral e fitas frontais para carga externa. Ela vem com dois bolsos laterais e um compartimento. Seu material é de poliéster oxford PVC. Ela possui capacidade para 45 litros.

Guepardo Auckland

Resistente e durável, a Mochila Cargueira Auckland é fabricada com nylon double lattice e poliéster. Ela possui zípers SBS, capa de chuva, cinta peitoral ajustável, costado especial de suspensão Air Pass System (antitranspirante), costuras reforçadas e alças acolchoadas. Ela tem capacidade para 30 litros.

Guepardo Vancouver

Excelente para camping e caminhada, a Mochila Vancouver 45 foi confeccionada com poliéster e nylon, além de contar com capa para chuva e passagem para hidrabag.

Seu amplo espaço permite uma boa organização, contando com uma divisão principal, uma externa superior, duas porta-objetos com zíper e uma divisória inferior para alocar pequenos objetos. Ainda vem com uma cinta peitoral e barrigueira ajustáveis. Sua capacidade é de 45 litros.

Trilhas e Rumos – Crampon 60

Quer um mochilão? A Mochila Trilhas e Rumos Crampon é feita toda em lona de náilon grossa, possuindo armação em alumínio, fitas laterais de ajuste, acesso pelo fundo e pela tampa, cordões elásticos, além de bolso frontal amplo. Suas alças são reguláveis e acolchoadas, e sua capacidade é de 60 litros.

Mochila Bange

Apesar de ter sido feita para carregar notebook, a mochila Bange serve para viagens, trilhas, caminhadas e outros. Segura e com design bonito, ela não permite a entrada de água. O modelo é confortável e seu costado é Anti Stress Free Air. Ela vem com entrada USB, para fone de ouvido e para carregar o seu Powerbank. Possui alça para óculos, bolso no costado com zíper antifurto, compartimento principal com divisórias + bolso com zíper, entre outros. Ela tem capacidade para 30 litros.

Mochila Bange

Mochila Invictus Rusher

Com design mais discreto que as anteriores, a Mochila Invictus Rusher é compacta e prática. Ela vem com sistema inédito MOLLE, desenvolvido a partir da tecnologia “laser cut”, sem costuras intercaladas. Seu espaço interno é bem dividido, tendo vários compartimentos. Ela tem capacidade para 40 litros.

Viajar é realmente algo incrível, mas que merece um cuidado especial na hora de comprar a mochila, então analise bem a nossa lista e veja qual se encaixa no seu planejamento! Qual te agradou mais? Vai viajar para um lugar que possa nadar? Então veja nossa lista de boias!

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos