Com o progresso eletrônico, os recursos das TVs tem aumentado a cada ano. Alguns destes recursos se tornaram indispensáveis na hora de escolher a melhor, dentre eles a possibilidade de conexão com a internet, a inteligência artificial, conexão com notebooks e aparelhos Smartphones, design e layout do aparelho, o tamanho, qualidade de som e principalmente, a qualidade de resolução da imagem, que é sem dúvida, o principal fator determinante na hora da escolha.

De um tempo pra cá, novas tecnologias de imagem imperam no mercado. A Ultra-High-Definition, ou popularmente 4K, contam com quatro vezes mais pixels em sua resolução que as mais populares, HD e Full HD. Diferente do que se pode pensar, esse não é só mais um mero atributo de modelo, já que essa tecnologia influencia diretamente na sua experiência em assistir TV. 

E o que diferencia exatamente as resoluções, HD, Full HD e Ultra-High-Definition (4K)? 

Qualidade HD x Full HD x Ultra HD (4K)

A qualidade da imagem exibida na TV é determinada pela sua resolução: quanto mais alta é a resolução, melhor é a qualidade da imagem. A resolução por sua vez, é mensurada pela pixelização, que é a principal diferença entre os televisores HD, Full HD e UltraHD (4K). Logo, o Pixel é o menor elemento em dispositivo de exibição, como monitores e telas, e é responsável pela projeção da cor que forma uma imagem digital.

No caso da resolução HD, High Definition, a resolução é de 1280×720 pixels por imagem. Enquanto a Full HD, conta com 1920×1080 pixels. Já as TVs em 4K, apresentam uma resolução superior de 3840×2160, ou seja, mais de 8 milhões de pixels por imagem! Isso reflete diretamente em uma melhor performance visual, no brilho e contraste, maior nitidez e uma qualidade excepcional dependendo da marca e modelo. 

HD: 1280 x 720 pixels;

Full HD: 1920 x 1080 pixels;

Ultra HD (4K): 3840 x 2160 pixels.

Difícil decidir qual marca combina mais com a sua casa, com tantas disponíveis no mercado. Para isso, é preciso saber que uma TV em 4K só é capaz de exibir imagens com excelência quando a qualidade da TV também agrega uma qualidade elevada. Por isso, separamos as melhores Smart TVs em 4K para adquirir em 2020 e garantir o máximo desempenho dessa super resolução! 

SAMSUNG UN50TU8000

A Samsung UN50TU8000 é atualmente a mais nova UHD da fabricante. Não é o modelo mais barato, mais ocupa o topo no ranking das melhores TVs com esta resolução! Veio ocupar o espaço da versão da queridinha da Samsung, a Samsung RU7100, lançada no ano de 2019.

 Com um acabamento traseiro elegante, espessura de borda ultrafina, sendo a mais fina do seguimento e uma moldura reduzida que evidencia o tamanho da tela, conta com um design Premium e atual. Seus pés com acabamento em pintura fosca e de fácil encaixe descarta a necessidade do uso de ferramentas para a instalação. 

Além de toda a beleza da Smart, possui um processador Crystal UHD, que transforma o que você assiste em resolução próxima ao 4K, proporcionando imagens mais nítidas e vivas. Conta também com a função de múltiplos Assistentes Virtuais, como a “Bixby” e “Alexa”, em português, onde é possível comandar, à distância, todos os aparelhos inteligentes da casa. 

Ficha técnica

Resolução: 4K

Processador: Crystal UHD

Frequência da Tela: 60Hz

HDR: Premium e HDR+

Modo Natural e Modo Filme

Sistema Operacional: Tizen

Assistente Pessoal: Bixby e Alexa

Espelhamento por Aproximação: Sim

SAMSUNG Q60T

Outro novo modelo de 2020 da Samsung é a TV Samsung Q60T. A modernização de outra bastante conhecida da fabricante, a TV Samsung Q60, trouxe a tecnologia QLED que conta com um bilhão de cores nas imagens através de pontos quânticos. Possui a borda infinita QLED, que faz com que a TV seja 99% tela. Além do processador Quantum 4K Lite, que torna as imagens mais realistas e uma experiência visual altamente imersiva. 

 A Samsung Q60T também se destaca por contar com Comando de Voz e Múltiplos Assistentes pessoais como a “Bixby” e “Alexa”, que conecta o aparelho a outros dispositivos inteligentes da casa e permite uma interação direta com a TV.  

Ficha Técnica

Resolução: 4K

Processador: Quantum Processador Lite

Frequência da Tela: 60Hz

HDR: Quantum e HDR+

Modo Natural e Modo Filme

Sistema Operacional: Tizen

Assistente Pessoal: Bixby e Alexa

Espelhamento por Aproximação: Sim

LG UM7510 

 A próxima da lista é LG UM7510, que possui um ótimo custo-benefício e recursos que proporcionam um novo jeito de assistir TV.  Esta Smart LG conta com a tecnologia de Inteligência Artificial da ThinQ AI que “ouve, pensa e responde”, através do histórico de comandos que estabelece uma verdadeira conversa com o consumidor. Ainda, possui a função do Google Assistente e o Serviço de voz da Amazon, “Alexa”. 

Seu processador Quad Core 4K, anula qualquer tipo de ruído e cria uma imagem mais dinâmica, através das cores e contrastes proporcionando uma excelente experiência visual UHD. 

 Conta com o sistema operacional WebOS 4.5, muito mais fácil e intuitivo que entrega uma melhor experiência para o usuário da TV. 

Ficha técnica 

Resolução: 4K

Processador: Quad Core

Frequência da Tela: 60Hz

HDR: HDR10

Modo Natural e Modo Filme

Sistema Operacional: WebOS 4.5

Inteligência Artificial: ThinQ AI

Google Assistente: Sim

TCL P8M 

Mais um modelo que apresenta um ótimo custo-benefício, é a Smart TV TCL P8M. Com bordas finas, espessura slim, acabamento metalizado que confere toda a sofisticação de uma SmartTV.

 O dispositivo traz ainda uma frequência maior de 120 Motion Rate Hz, recursos como HDR, Micro Dimming, resolução 4K Ultra HD que promete proporcionar uma experiência imersiva com máxima resolução e um padrão superior de contraste e brilho. 

 O Chromecast Built-in embutido, garante a transmissão de vídeos, jogos e aplicativos do seu dispositivo móvel para a TV, com qualidade total, de forma rápida e fácil. Conta ainda com o Google Assistente, a Inteligência Artificial que controla outros dispositivos inteligentes que compõe sua casa. Além disso, o usuário pode controlar a exibição por Comando de Voz para maior interação com a TV.

Ficha Técnica 

Resolução: 4K

Processador: Quad Core

Frequência: 120Hz

HDR: HDR10

Sistema Operacional: Android

Google Assistente: Sim

Sony X705G

Se você busca excelência e preza pela durabilidade da sua TV, a Sony X705G

sem dúvida é perfeita para você! Desenvolvida para ser durável, possui tecnologias avançadas para proteger a TV contra descargas elétricas, relâmpagos além de um revestimento contra umidade que agrega na durabilidade do item, o que é perfeito para que busca uma TV com alta qualidade para casas de campo, cozinhas ou qualquer lugar fora da convencional sala de estar. 

 Seu controle possui os exclusivos botões “Netflix” e “Youtube” que garantem o acesso aos conteúdos de forma super rápida. Além de imagens em 4K de definição, conta com as tecnologias Triluminos Display e Motion XR, que oferecem cores e imagens mais reais, ressaltam os detalhes e garantem a nitidez até mesmo em imagens em movimento. 

Ficha Técnica 

Resolução: 4K

HDR: HDR10 e HGLG

Sistema Operacional: Linux

4K X-Reality PRO

High Dynamic Range 4K

Clear Audio. 

Encontrou o que estava procurando? Para saber sobre outras Smarts TVs de 2020, leia nosso artigo relacionado As 10 Melhores Smart TVs!