Oferecer o melhor alimento para seu gato é fundamental para que ele se mantenha sempre saudável e cheio de energia. E a ração, como é o principal meio de alimentação dos bichanos, precisa ser muito bem escolhida, pois apesar de parecer uma tarefa fácil, comprar o alimento ideal é muito mais que escolher o sabor. é necessário verificar a indicação, e também os compostos e nutrientes que foram utilizados na elaboração do produto.

E como atualmente há muitas opções de rações para gatos no mercado, é normal que muitos se confundam nessa hora. Nós resolvemos elaborar esse artigo para ajudar a quem ainda não conhece bem sobre o assunto, sobre como escolher a ração ideal para cada tipo de gato, e também trouxemos exemplos de alimentos super nutritivos que irão auxiliar na dieta balanceada  de acordo com as necessidades do felino.

gatos

Ração para Gatos de acordo com a idade

E para quem não sabe, existem variados tipos de ração, e cada uma é indicada para uma faixa etária , pois contêm os nutrientes necessários para aquela idade do animal. No mercado existem opções para filhotes, adultos e idosos que diferem nos benefícios para o organismo. Veremos aqui como são divididas as faixas etárias dos gatos de acordo com as rações.  

Ração para Gatos Filhotes

Considerando que em média os gatos param de mamar com 2 meses, é necessário inserir uma alimentação sólida para eles a partir daí. Essa é uma fase delicada, em que estão em processo de formação, e por isso é tão importante investir em uma dieta nutritiva que permita um crescimento forte e saudável. Para isso, existem rações especiais para filhotes.

O diferencial desse alimento é que é normalmente composto por elementos que melhoram o sistema imunológico. Além disso, contam com aminoácidos que ajudam na absorção de proteínas e fortalecimento muscular. 

Ração para Gatos Adultos

No caso dos adultos (considerados os gatos de 1 a 7 anos), o corpo e o sistema imunológico supostamente já estão fortalecidos. Só que o cuidado com a saúde não pode ser deixado de lado, e para isso, existem as rações para gatos adultos. E é importante que não se dê ração de filhote para um gato adulto, pois ela é enriquecida com proteínas e ingredientes que podem causar obesidade e excesso de nutrientes em animais adultos. 

Rações para Gatos Idosos

Os felinos são considerados idosos quando têm mais de 7 anos. Começaram a transição da meia idade para a velhice, e isso muda em tudo no funcionamento do organismo deles. E nessa fase, é ideal que sejam oferecidas rações do tipo premium ou super premium, que são as melhores e garantem um envelhecimento saudável nos próximos anos. Ainda existem rações próprias para gatos idosos, como veremos mais à frente.

E a partir dos 10 anos, eles devem consumir mais fibras para que se fortaleça o sistema digestivo. Então é ideal que se invista em rações ideais para isso, e além disso, como os dentes começam a cair, os gatinhos irão adorar as rações úmidas na dieta.

Assim como existem tipos diferentes de ração para cachorro, os mesmo acontece com os gatos, e a seguir, temos algumas breves explicações sobre eles, para você fazer a escolha certa para o seu animalzinho:

Standard

As rações Standard são as mais populares e fáceis de encontrar, e algumas podem possuir valores nutricionais mais baixos, sendo não muito eficiente quando o preço é muito abaixo da média. E por serem menos seletas, pode ser que o gato precise ingerir maior quantidade para se sentir saciado, aumentando o risco de obesidade. 

Premium

As rações Premium são de categoria e preço intermediários, pois possuem níveis nutricionais superiores às standards, porém inferiores às Premium. Normalmente possuem controle de qualidade, e é vista como uma boa opção quando se fala em custo-benefício para a boa alimentação do felino

Super Premium

Já as rações Super Premium são o melhor que há quando se fala em alimentação de pets. Seja para cachorro quanto para gatos, elas são as melhores, pois uma nutrição de qualidade faz com que o bichinho fique mais saudável. E a explicação dessa excelência é porque ela é feita com ingredientes de primeira qualidade, possui boas quantidades de vitaminas e minerais e proporciona alta digestibilidade, ou seja, com pouco alimento, o gato se sente saciado enquanto fica nutrido.

Ração Golden – Gato Filhote

Começando com uma ração para filhotes, a Ração Golden Gatos Filhotes Sabor Frango é ótima, pois é balanceada e atende as necessidades dos gatinhos. Em sua composição de nutrição, ela garante oferecer ótimas condições de energia, proteínas, vitaminas e minerais. São nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento sadio e cheio de energia para seu filhote. 

Ração Royal Canin Sachê Para Gatos Kitten Instinctive 

Outro ótimo alimento para filhotes, a Ração Royal Canin Sachê Kitten Instinctive é um alimento completo que proporciona ao seu peludo todos os nutrientes que ele necessita. A ração oferece nutrientes balanceados, isso porque possui uma combinação entre os ingredientes, que proporcionam ao gatinho uma vida mais saudável. Além disso, ainda pode ser oferecido para as fêmeas que estiverem gestantes, é uma opção gostosa, mais em conta e sem perder as vitaminas necessárias.

Ração Golden Gatos Adultos Castrados Frango

E entrando nos produtos para adultos, a Ração Golden Gato Adulto Castrado é de linha Premium e possui sabor frango, e é especialmente formulada para atender às necessidades dos gatos castrados, pois auxilia na prevenção da obesidade e no cuidado com o trato urinário. Para o controle do peso, sua fórmula é enriquecida com L-carnitina e teores reduzidos de calorias e gorduras. Além disso, é rico em Taurina, um aminoácido essencial para coração e olhos mais saudáveis. A fórmula é livre de corantes e aromatizantes artificiais. 

Ração Intense Hairball para Gatos Adultos 1,5kg – Royal Canin

A Ração Royal Canin Intense Hairball é especialmente feita para gatos adultos. Da marca Royal Canin, ela faz parte da linha Feline Care Nutrition, que atende às sensibilidades que os gatos têm com nutrientes selecionados. Ela é ótima para aqueles que têm muita propensão a acumular bola de pelo, sem conseguir eliminar, pois sua composição é feita de bastante fibra, que estimula o trânsito intestinal correto. Não só para os gatinhos mais sensíveis, ela é ótima para todos aqueles que já passaram da fase de filhotes, pois é de marca conceituada e muito bem avaliada. 

Ração Equilíbrio Para Gatos Castrados Idosos Acima 7 Anos

A Ração Total Equilíbrio foi desenvolvida para gatos castrados idosos (acima de 7 anos). Ela é um alimento completo para gatos adultos idosos, pois em sua composição contém farinha de vísceras de aves, milho integral moído, farinha de peixe, óleo de peixe refinado, polpa de beterraba, fosfato bicálcico entre outras vitaminas. Tudo isso auxilia no controle da flora intestinal, na manutenção da função renal e ainda conta com antioxidantes para mais saúde e longevidade ao seu gato, no momento em que ele precisa de mais atenção e cuidado. 

Ração Feline Sterilised 7+ Royal Canin

A Ração Royal Canin Feline Sterilised 7+ é um alimento seco completo para gatos castrados que tenham a partir de 7 anos de idade. Ela contribui no combate aos primeiros sinais do envelhecimento, pois contém um complexo de nutrientes que favorece a vitalidade do gato e a saúde das articulações. Sua fórmula é enriquecida com um balanço adequado de vitaminas e minerais, nutrientes que contribuem para um envelhecimento saudável. Além disso, após a castração, o ganho de peso é significativo, e a ração Sterilised 7+ ajuda a limitar o risco de aumento excessivo de peso, graças a um teor de gordura moderado. Ainda contém uma quantidade adaptada de fósforo, que contribui para a manutenção da função renal dos gatinhos mais velhos.

Esses foram os exemplos diversificados das melhores rações comumente utilizadas para os gatos, conta pra gente se você gostou! Com certeza alguma delas irá se adaptar ao estilo de vida do seu bichinho e satisfazer suas necessidades!