O designer trabalha com cores o tempo todo, ou seja, para entregar um bom trabalho é essencial ter um bom monitor, um monitor com boa resolução e que entregue cores reais e confiáveis. Todo designer precisa usar Apple para desenvolver um trabalho decente? Não! Como prova disso, trouxemos alguns modelos para mostrar que existem marcas tão excelentes quanto e que entregam ótimos resultados!  Antes de tudo, o que é preciso ver no monitor para comprar? 

Tamanho de tela: quanto maior, é melhor? Nem sempre! Mas claro, você também não comprará um  monitor. Não tem ideia do tamanho que seria ideal para você? Designers precisam enxergar bem o que estão fazendo, então experimente telas de 24 a 32 polegadas, a que te faça se sentir confortável visualmente. Está com medo de comprar pela internet e não ser como imaginava? Vá até uma loja que venda o monitor que está procurando e dê uma boa olhada nele. 

Resolução: é o número de pixels em cada dimensão que pode ser exibida. Ela denomina algumas siglas famosas que já conhecemos: HD, Full HD, mas também temos outras como 1080p, ou mesmo o atual 4K e 8K. A partir da resolução 2K é ideal para visualizar imagens com qualidade e detalhes – aos designers.

Tipo de painel/tecnologia: é essencial que você enxergue as cores de sua imagem da mesma forma de qualquer ângulo, e a melhor tecnologia é o IPS, que faz com que você tenha um ângulo de visão de quase 180º sem perder a qualidade.

Conexões: O designer deve ter um monitor que venha as saídas HDMI, DisplayPort e DVI.

Gama de cores: o monitor deve ter uma ampla gama de visualização de cores, afinal, seu trabalho dependerá disso. Já existem monitores com gamas 100% sRGB e Rec. 709 que permitem reproduzir uma grande quantidade de dados de cor e 99% Adobe RGB.

Brilho e Contraste: quanto maior o contraste, melhor será a distinção de cores e a reprodução geral das imagens. Já o brilho é medido em cd/m² (candela por metro quadrado) e claro, quanto maior o valor, melhor o nível. Para designers vale procurar um modelo com 300 cd/m² ou mais. 

Agora que já entendemos como escolher um bom monitor, vamos a alguns dos monitores mais comprados do mercado no momento:

Monitor LG 24″

Esse é aquele modelo de entrada, tanto para designers, como gamers ou fotógrafos. Ele possui 24” polegadas, ou seja, é um tamanho bem razoável para uma tela. Sua resolução é Full HD e seu painel IPS, o que é bom porque mostra que ele terá boas cores e ângulos para visualizar imagens. A empresa diz que o monitor suporta quase 17 milhões de cores, cobrindo o espectro de 99% das cores sRGB 8 bit. Além disso, ele Ppossui On Screen Control, Flicker Safe, REader Mode, e Color Weakness. 

Monitor Dell 27″

Quer um monitor de bom custo-benefício? O modelo P2719H é maior que o anterior, sendo 27 polegadas, também com resolução Full HD. Suas cores são vivas, brilhantes e bem equilibradas. A Dell promete cobrir até 16,7 milhões de cores. Com certificação TUV, o monitor oscila menos e tem baixa emissão de raio azul (o que causa cansaço nos olhos após horas em frente à tela). Ele possui base ajustável, encaixe para suporte VESA, conexões HDMI e DisplayPort, além de possuir portas USB 3.0 e 2.0.

Monitor LG Gamer LED 29″

Monitores ultra-wide aumentam a produtividade dos designers, e esse é um ótimo modelo para quem não pode gastar muito. A tela tem 29 polegadas – grande, além de permitir abrir várias telas ao mesmo tempo por conta do On Screen. O monitor tem painel IPS e cobre quase 17 milhões de cores; é capaz de reproduzir quase 100% da cobertura do espectro de cores sRGB! Ele conta com AMD FreeSync, Black Stabilizer, além de modos dedicados para jogos.Base regulável

Monitor LED Ultra HD 4K Samsung 28″

Vamos trazer um monitor um pouco mais caro, porém, 4K! Feito em metal, o monitor da Samsung tem 28 polegadas e resolução 4K. Seu ponto negativo fica com o painel TN – a qualidade da imagem fica prejudicada, porém a empresa promete mais de um bilhão de cores, além de alto brilho – 370 nit. Elepossui recurso PiP e PbP – permite usar dois computadores conectados em uma mesma tela. 

Monitor LG 32uk550-B 32”

Este monitor tem um custo maior que os anteriores, mas ainda é um preço mais acessível, especialmente para o designer que quer dar um upgrade nos equipamentos, mas não tem tanta grana. Ele tem cores precisas, resolução 4K, suporta mais de um bilhão de cores, além de ter o padrão DCI-P3, com 95% das cores fiéis. Além disso, esse modelo também possui HDR 10, que realça ainda mais as cores e contrastes das imagens. Como o anterior, você também poderá abrir várias janelas simultaneamente pelo On Screen

Como ele é grande, você pode usar para dividir a tela em blocos e assim usar várias janelas ao mesmo tempo. Com a tecnologia PiP, ele permite que dois computadores sejam ligados simultaneamente nele. Ele possui alto-falantes embutidos. 

Monitor Dell Ultrasharp 27″

Pode investir mais? Esse modelo da Ultrasharp tem resolução 4K e 27 polegadas. Usando painel IPS, ele conta com cobertura superior a um bilhão de cores, com 99% sRGB, 99% Rec gama de cores 709, 95% DCI-P3 wide color gamut e calibragem Delta E. Você poderá mudar sua regulagem na altura, na angulação e até no formato. Ele possui conexões USB, USB tipo C, DisplayPort e HDMI.

Monitor Gamer Acer Predator X27 27″ 4K2K

Está com dinheiro sobrando e podendo comprar o melhor dos melhores monitores do mercado? Pois então o Acer Predator pode ser o escolhido! O que ele tem de diferente para ser caro? Sua tecnologia G-Sync da Nvidia. As duas tecnologias são encontradas em outros monitores, mas juntas é algo novo no mercado. O monitor traz painel de 120 Hz, sendo capaz de alcançar até 144 Hz com overclock! Com tecnologia Quantum Dot e resolução 4K com taxa de brilho de 600 nits, o monitor é capaz de alcançar até 1000 nits de pico com conteúdo em HDR. A empresa alcançar 100% da escala de cores RGB e 99% Adobe RGB.

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos