Para fazer e preparar as receitas mais saborosas é preciso ter bons equipamentos de cozinha, antes de mais nada. Formas e assadeiras, por exemplo, são fundamentais em diversas receitas, desde as mais elaboradas até os pratos mais simples do dia a dia.

Quem tem o costume de sovar e assar pães e bolos para toda a família, as formas em tamanho individual permitem que você faça porções menores. Por outro lado, existem modelos que são grandes, justamente para fazer pães e bolos maiores.

O mesmo vale para as assadeiras. Para fazer uma lasanha, gratinar e assar alimentos, as assadeiras acabam oferecendo materiais antiaderentes, evitando que os ingredientes grudem no fundo do recipiente. Dessa forma, vamos trazer ao longo deste artigo as melhores formas e assadeiras de 2020, para que você possa comparar e avaliar quais os modelos mais combinam com você.

Conheça os 10 tipos de formas e assadeiras

Como escolher formas e assadeiras

Itens e acessórios de cozinha ganharam nos últimos anos produtos mais diversificados e que garantem mais praticidade no preparo dos alimentos. Desse modo, existem diversas formas e assadeiras para quem gosta de usar o forno nas suas receitas.

Mas afinal, qual modelo atende melhor as suas necessidades e oferecem mais alternativas de uso? Para responder essa pergunta é preciso saber quais as finalidades que você pretende dar para o acessório.

Por exemplo, os modelos em alumínio das formas e assadeiras costumam garantir massas mais douradas, pois seguram mais calor na parte interna. No entanto, quando a peça não possuí revistimento antiaderente, é necessário untar antes de colocar a massa.

Falando nisso, o material em que o acessório é produzido também deve ser avaliado. Aquelas fabricadas em teflon, por exemplo, costumam não enferrujar, além de serem fáceis para a limpeza.

Conheça os 10 tipos de formas e assadeiras

Formas e assadeiras antiaderentes

Formas e assadeiras antiaderentes, bem como outros acessórios de cozinha tem como grande finalidade facilitar o trabalho de quem está cozinhando. Dessa forma, a Assadeira Andiaderente Tramontina é item indispensável na sua casa.

Esse modelo conta com alumínio de 0,8mm de espessura, além de 5 camadas de starflom antiaderente. Com isso você pode assar qualquer tipo de alimento sem que ele grude no fundo. Vale a pena lembrar que o teflon pode ser prejudicado se raspado com facas, garfos e colheres.

Outra questão que chama a atenção nessa assadeira são as dimensões do produto. Com 6,4 cm de altura, 28,2cm de largura e 39,2cm de profundidade, essa é a peça ideal para fazer lasanhas, assar carnes no forno, dentre outras receitas de forno.

Ademais, o preço de compra é acessível, considerando um produto com longa duração e versatilidade.

Assadeira retangular com alça

Um dos grandes problemas que se enfrenta com formas e assadeiras no forno é ter que pegar o recipiente quente. Mesmo com a ajuda de luvas e panos, a falta de uma alça deixa a tarefa mais dificil, podendo causar acidentes na cozinha.

Por isso podemos dizer que a Assadeira retangular com alça, da Pomodoro, resolve esse tipo de problema. Retangular, ela possuí alça nos dois lados, bastando pegar apenas com pano ou luva com toda a segurança.

Mas além disso, essa assadeira é produzida em cerâmica, o que garante retenção de calor, mais aderência aos alimentos, bem como a não liberação de toxinas. Outra vantagem da cerâmica é que, ao contário do teflon, você não corre o risco de arranhar ou estragar a superfície do produto, exceto se ele sofrer quedas ou batidas fortes, podendo quebrar.

Ao todo o recipente comporta 2l de capacidade, medindo 22cm de largura, 25cm de comprimento e 7cm de altura. Ademais, por ter material de qualidade, essa peça custa um pouco mais do que aqueles modelos convencionais, mas a qualidade dos alimentos e da assadeira tornam este um produto com ótimo custo benefício.

Formas de pão em alumínio

O pão é um dos principais alimentos da família brasileira, sendo sagrado para diversas religiões do cristianismo. Portanto, é fundamental que os pães sejam feitos no melhor recipiente, como é o caso da forma de pão em alunínio.

Em formato retangular e estreita, essa forma é ideal para pães individuais, que podem ser consumidos tanto em fatias como ao estilo baguete. Além disso, para quem trabalha com vendas de pães, essas formas dão formato mais atrativo, além de facilitar o cuidado com os acabamentos do alimento.

No entanto, vale ressaltar que essa forma faz parte das formas e assadeiras não possuí revestimentos, precisando que seja untada para que o alimento não grude no fundo. Por outro lado, essa forma é feita com um material de alta durabilidade, que combinado com o baixo preço, faz valer a pena o investimento.

Forma Com Fundo Removivel

Se os pães possuem toda essa tradição, com os bolos não é diferente. Seja aquele bolo de chocolate para o final do dia ou o bolo de aniversário, esses sempre serão momentos mais doces e alegres.

Acontece que algumas formas e assadeiras que não são antiaderentes acabam estragando e quebrando o bolo. Por isso a forma com fundo removível é ótima para evitar esse tipo de problema, já que você pode remover as laterais da forma de um jeito bastante simples.

Para além disso, essa forma é produzida em aço carbono, o que também dá resistência e durabilidade. Na parte interna o item conta com uma camada de material antiaderente.

Mesmo sendo confeccionada para uso em bolos, essa forma pode ser usada para levar outros alimentos ao forno, da forma que preferir. Ademais, com medidas de 7,5cm de altura e 26cm de diâmetro, essa forma tem um preço bastante baixo, o que também sugere a boa opção de compra.

Assadeira Starflon

Como podemos acompanhar, existem formas e assadeiras que são destinadas para receitas específicas, sem o impedimento de uso com outros alimentos. No entanto, existem também modelos que são para o uso cotidiano, sendo versátil e prático.

A Assadeira Starflon Redonda, da Tramontina, é um bom exemplo disso. Revestida com teflon e antiaderente, essa é uma assadeira para ser usada tanto para aquecer alimentos no formo, torrar grãos (amendoim, por exemplo), sem contar os bolos e pães que sempre nos acompanham.

Com 24cm de diâmetro, essa assadeira cabe na maior parte dos fornos, sejam elétricos ou a gás, do fogão. Vale lembrar que, assim como as outras formas e assadeiras deste artigo, esta tem garantia de três meses para defeitos e avarias de fábrica.

Considerações finais

As formas e assadeiras são importantes aliadas na preparação de alimentos e confeitarias da sua casa. Estes modelos que trouxemos aqui são os que melhor oferecem durabilidade, praticidade, melhor preparo dos alimentos e é claro, custo benefício.

Existem outros modelos em nosso site que também podem garantir esses aspectos, como as formas e assadeiras em silicone, por exemplo. O que deve valer sempre para a sua escolha é como vai ser usada a peça e o quanto pretende usar.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos