Em um verão que ultrapassa 40ºC é imprescindível contar com ar split que climatize o ambiente. Diversos modelos oferecem opções de ar frio e também ar quente, ideal para serem usados o ano todo. No entanto, temos opções para quem procura um aparelho apenas para o verão.

Atualmente temos modelos com funções integradas, diversas potências e marcas. Um exemplo disso é a opção de ativar o ar através do comando de voz. Além disso, os modelos inverter têm um sistema que permite economia de até 40% na conta da luz.

Além disso, é preciso levar em conta o tamanho do ambiente onde o ar split será instalado, para definir a capacidade de BTUs necessária. Portanto, temos aqui uma lista com os melhores modelos para o verão 2021.

Ar split: as melhores opções para o verão 2021

Melhores ar split e principais configurações

Pois bem, para ajudar na escolha do melhor ar split, vamos começar pela potência necessária para cada espaço. O cálculo feito geralmente é de 600 btus por metro quadrado em situações normais, ou 800 em casos de incidência direta do sol. Sendo assim, em um espaço de 15m², o ideal é um aparelho de 12 mil btus.

Além disso, é preciso pensar no consumo de energia que o aparelho vai causar. Nesse sentido, o ar condicionado de janela são aqueles com maior consumo.

Por outro lado os modelos inverter têm menor consumo e evitam picos na rede elétrica, graças ao compressor que controla o fluxo de energia, além de não se desligar totalmente ao ser desligado. Outro ponto importante de um ar split é a sincronização com dispositivos móveis, permitindo que se configure, ligue e desligue o aparelho pelo smartphone.

Ademais, vale lembrar que é fundamental que se contrate um profissional capacitado para fazer a instalação do seu ar condicionado de forma segura e eficaz.

Ar split: as melhores opções para o verão 2021

Samsung WindFree Plus

O ar split para 2021 que mais vem recebendo boas recomendações e depoimentos de usuários no momentos é o Samsung WindFree Plus. Com função inverter classificação A no INMETRO, o modelo é um dos mais econômicos disponíveis.

Além disso, o modelo conta com uma dispersão suave do ar no ambiente, não direcionando o vento apenas para uma direção. Isso faz com que o ar condicionado Samsung consiga climatizar o ambiente até 43% mais rápido.

Com 24.000 BTUs, o ar split pode variar a temperatura entre 16ºC e 30ºC. Para manter o ambiente livre de fungos, vírus, bactérias e afins, o aparelho tem aviso para limpeza de filtro interno e coletor pó, que elimina até 99% de bactérias e alérgenos.

Ademais, com o porte e potência deste ar condicionado, ele é indicado para uso em ambientes com espaço de 30m², aproximadamente.

Ar split: as melhores opções para o verão 2021

Lg Dual Inverter Voice

Outro modelo que vem tendo uma boa repercussão no mercado de ar split é o Lg Dual Inverter Voice. A função Dual Inverter tem como principal benefício reduzir o número de partidas do compressor. Sendo assim, os picos de consumo de energia ficam minimizados e o aparelho climatiza mais rapidamente, além de garantir maior segurança e durabilidade.

Uma vantagem deste aparelho da LG em relação ao concorrente da Samsung é a opção de usar para esquentar ou refrigerar o ambiente, tendo uma faixa de temperatura que varia entre 18ºC e 48ºC. Os 18.000 BTUs permitem climatizar espaços entre 21m² e 30m².

A conectividade com dispositivos móveis é outro ponto que chama a atenção neste ar split. Tendo compatibilidade com comando de voz do Google Assistente e Alexa, você pode acionar o aparelho pelo seu smartphone.

No aspecto de manutenção e limpeza do ar, o aparelho oferece filtro de partículas de poeira, o que é ótimo principalmente para alérgicos e quem tem problemas respiratórios. Além disso, a função Auto Clean facilita a limpeza do filtro, que deve ser feita a cada seis meses ou um ano.

Springer Silvermaxi

Para quem busca opções de ar split para empresas ou cômodos grandes da casa, a Springer oferece ótimas opções de ar split em seu catálogo. O Springer Silvermaxi é um belo exemplo disso, tendo 36.000O BTUs, o aparelho suporte perfeitamente climatizar locais com cerca de 45m².

Com um compartimento interno mais cumprido, o ar condicionado da Springer climatiza todo o ambiente em poucos minutos. Ao contrário dos dois primeiros modelos que listamos, este tem sistema de condensador convencional, demandando um consumo maior de energia para iniciar.

Ademais, pensando em um aparelho ecologicamente correto, que minimize os impactos ambientais, este ar split Springer trabalha com um fluido refrigerante que não agride a camada de ozônio, ao não emitir gases poluentes.

Electrolux ECOTurbo

Além de climatizar o ambiente nos dias mais quentes do verão brasileiro, o ar split também pode ser fundamental para deixar o oxigênio mais limpo nos locais. Portanto, um modelo que melhor executa isso é o Electrolux ECOTurbo.

O sistema de autolimpeza com tripla filtragem, composta de filtro, carvão ativado e nylon evita a criação de mofo, bactérias e odores. Com todo esse sistema, certamente os problemas respiratórios estarão muito mais prevenidos.

No entanto, a característica que mais chama a atenção nesse modelo de ar split é o sensor de temperatura e presença. Independente da temperatura em que você programou o aparelho, ele se adequa a temperatura ambiente e também a temperatura do corpo. Com isso, você não vai mais passar frio ou calor durante a noite quando há mudanças drásticas de temperatura.

Ademais, a função siga-me evita que o ar condicionado fique ligado sem ninguém no local. Com o sensor implantado no controle, o equipamento desliga automaticamente quando não tiver sinal.

Ar split: as melhores opções para o verão 2021

Inverter Fujitsu

Hoje em dia o baixo consumo de energia é dos principais requisitos de compra de eletrodomésticos, como no caso do ar split. Por isso o Inverter Fujitsu alia diversas funções que otimizam o consumo e não pesam tanto na conta da luz.

A primeira função Inverter, que temporiza o uso do compressor conforme a temperatura ambiente. Além disso, na operação economia o aparelho regula automaticamente a temperatura. E por fim, o sensor de presença permite que o ar condicionado seja desativado quando você não estiver no cômodo. Todas essas configurações garantem uma classificação Inmetro A.

Desse modo, além do ótimo desempenho na climatização do ambiente, o ar split oferece um dos melhores custo benefício justamente pelo baixo consumo de energia. A potência de 9.000 BTUs confere ao modelo climatização para ambientes de aproximadamente 12 m².

Ar split: as melhores opções para o verão 2021

Gree Eco Garden

Ao final desta lista dos melhores ar split para encarar o verão 2021, vamos falar sobre um modelo de configurações mais simples, mas com ótimo desempenho e custo benefício. O Gree Eco Garden é uma das opções mais compactas e silenciosas, com redução de ruídos internos e externos.

Os seus 12.000 BTUS indicam que este modelo é adequado para ser instalado em quartos, salas ou pequenos escritórios, atendendo um espaço médio de 15m².

Para quem mora sozinho e deseja aliar o conforto do ambiente climatizado e o baixo consumo de energia, o ar condicionado Green possuí selo procel A. Ou seja, além de ter um preço bastante acessível, também é econômico no consumo de energia.