Uma cozinha bem equipada e pronta para as melhores receitas e reuniões entre amigos começa por um fogão bastante espaçoso, que tenha queimadores amplos, o que permite também a agilidade na hora de cozinhar.

Dessa forma, o fogão 6 bocas oferece todas as condições de usar várias panelas ao mesmo tempo, e todas com ótimo desempenho. Além disso, o forno destes fogões são bastante grandes, o que permite ainda incrementar a janta com pratos assados.

Mas afinal, como escolher um fogão 6 bocas que tenha um ótimo desempenho, boa durabilidade interessante e custo benefício muito bom? Pois bem, ao longo do artigo iremos listar os melhores modelos, conforme estes e alguns outros critérios.

Fogão 6 bocas: Quais os melhores modelos para 2021

Como escolher o melhor Fogão 6 bocas

Para além do uso doméstico, os fogões 6 bocas são bastante adequados para lanchonetes e restaurantes pequenos, já que facilita o preparo de diversos pratos ao mesmo tempo, com queimadores potentes e as 6 bocas do fogão.

Além disso, existem os modelos de fogões industrias com 6 bocas, que são mais robustos, possuem queimadores ainda maiores e tem a base muito mais resistente, sendo normalmente produzidos em ferro. Nestes casos, o fogão acaba não tendo a opção de forno na parte de baixo.

Por outro lado, é preciso levar em conta algumas situações antes de comprar um destes modelos de fogão. Tendo mais e maiores queimadores, o consumo de gás tende a ser maior do que em fogões menores, mesmo que preparem o alimento mais rápido.

Outro ponto que deve ser levado em conta para comprar fogão 6 bocas é o espaço que você tem na cozinha. Por serem estes modelos mais grandes, eles ocupam mais espaço, muitas vezes exigindo mudança de lugares dos eletrodomésticos.

Fogão 6 bocas: Quais os melhores modelos para 2021

Fogão 6 Bocas Brastemp Branco

Antes de comprar um fogão 6 bocas, muitas pessoas ficam com receio em relação a limpeza, pelo tamanho do fogão e suas peças. Portanto, para que a limpeza seja feita da forma mais fácil possível, o Fogão Brastemp BFS6NCBUNA possuí botões removíveis e com proteção, para não entrar sujeira e resto de alimentos.

O forno deste modelo, com capacidade de 96 litros, tem tampa de vidro easy open, de fácil remoção para limpeza em uma superfície mais segura, evitando quebrar o vidro e permitindo uma melhor limpeza. Ainda em relação ao forno, temos duas prateleiras que também são removiveis.

Em relação a parte de cima do fogão, os queimadores têm potência máxima de 2500 Watts, sendo algumas bocas menores com capacidade de 1800 Watts. Na escala de temperatura, a capacidade mínima deste fogão 6 bocas é 160ºC, enquanto a máxima é de 280ºC.

Além disso, o acendimento é automático e é bivolt, bastando apenas ligar na tomada, sem trocar a tensão do aparelho.

Fogão Consul CFS6NAR Inox

Outro fogão 6 bocas com bastante procura no mercado é o Fogão Consul CFS6NAR Inox. Aliás, esté um modelo bastante parecido com o que trouxemos acima, sendo este da Consul e aquele da Brastemp.

Mas as diferenças vão para além da marca. O design do fogão Consul é em inox, combinando com os eletrodomésticos mais modernos, que seguem neste mesmo padrão. Além disso outra diferença é em relação ao forno, que tem função limpeza fácil, com vidros vedados e superfície lisa, facilitando a limpeza e evitando que ela se espalhe com facilidade.

No entanto, há também bastante semelhanças entre os dois produtos. Ambos possuem forno com capacidade de 96 litros, além da temperatura máxima e mínima dos queimadores, variando entre 160ºC e 280ºC.

Uma das bocas deste fogão, no entanto, é no formato “tamanho família”, semelhante àquelas bocas centrais de fogões com 5 queimadores.

Fogão Gourmet Inox Venâncio

Falamos lá no início deste artigo que a maior parte de fogão 6 bocas industrial que encontramos no mercado não têm o compartimento do forno. No entanto, há opções interessantes que fogem dessa lógica, como é o caso do Fogão Gourmet Inox Venâncio.

Com grades super resistentes, produzidas em ferro fundido, o modelo tem um visual super sofisticado, fugindo daquele padrão de fogões industriais. Para você preparar as receitas com o máximo cuidado, o forno tem termostato que exibe o controle da temperatura.

Para fazer jus a condição de fogão industrial, esse tem temperatura máxima de 300ºc, tendo um consumo de gás de até 0.265kg/h nos queimadores maiores.

Com os cantos em formato quadrado, esse modelo se encaixa em meio aos balcões, principalmente em cozinhas profissionais. Ainda sobre o seu formato, os pés são ajustáveis, conforme a altura da pessoa que manuseia e a necessidade de uso das panelas.

Fogão Industrial 6 Bocas Kenok Super

Para você, no entanto, que prefere modelos de fogão 6 bocas industrial clássicos, temos como a melhor opção do mercado o Fogão Industrial Kenok Super. Este modelo é ideal para cozinhas de alta performance, seja em restaurantes, lanchonetes, salões de festas ou até mesmo na sua casa.

No entanto, uma das grandes vantagens deste modelo é a chapa bifeteira, ao lado dos queimadores. Com essa chapa você pode preparar bifes, ovos, bacon, cebolas e até mesmo lanches inteiros. Dessa forma, esse fogão torna o trabalho na cozinha ainda mais prático e rápido.

Por tem um formato mais rústico e produzido em aço carbono, é interessante que a limpeza seja feita com esponja ou pano, utilizando apenas detergente liquido e água, produtos que tornam a limpeza rápida.

Ademais, para que você tenha mais opções de fogo, conforme o tipo de cocção que precisa fazer, o fogão industrial tem dois tamanhos de queimadores, sendo os maiores com 170 mm ø e os menores com 130 mm ø.

Fogão 6 Bocas Electrolux Branco

Para ter um fogão 6 bocas com o menor consumo de energia possível, é interessante avaliar o consumo de energia elétrica de cada modelo. Dessa forma, trouxemos nesta última dica um fogão com classificação A no selo Procel, que mede o nível de consumo de aparelhos elétricos.

O Fogão De Piso Electrolux tem todos os seus queimadores e o forno com acendimento automático, podendo ser ligado tanto no 110v como no 220v. Em relação a potência máxima, esse é aquele com maior capacidade de aquecimento, variando entre 2000 W 2700 W, conforme o tamanho de cada boca.

Ademais, com um forno de 96 litros, o vidro full glass da porta é removível, permitindo que seja feita uma limpeza completa sem dificuldades. Na parte interna, a limpeza também se torna bastante fácil, sem contar os botões removíveis na parte de cima deste fogão.