A adolescência é uma ótima fase para dar início ao hábito da leitura, não é atoa que os livros para adolescentes estão sempre em alta! A escolha da obra é essencial para não desanimar, de nada adianta insistir em um tema que não te agrada ou em um livro que não desperta sua curiosidade. Separamos algumas dicas especiais para acertar em cheio na hora de fazer sua lista de compras literárias e começar um novo hábito:

Familiaridade com a leitura: qual o seu nível de familiaridade com a leitura no geral? Se você é o tipo de pessoa que ama ler artigos de blog, talvez você tenha mais facilidade na hora de dar continuidade a leituras mais informativas. É importante analisar qual tipo de escrita você está habituado a ler e qual o tipo de escrita do autor escolhido.

Número de páginas: assim como todo o hábito, é indicado que você introduza a leitura na sua rotina aos poucos. Escolher livros menores, de até 300 páginas por exemplo é uma ótima opção para não desanimar. Depois de um tempo, você pode começar a escolher gradativamente livros mais longos.

Escolha uma categoria: se você ama filmes de terror, não vai gastar seu tempo na categoria de romance, não é mesmo? A mesma coisa acontece quando falamos de livros. Busque opções dentro das categorias que mais te agradam, assim fica mais fácil encontrar uma história que te prenda do início ao fim.

Leia as sinopses: as sinopses são um ótimo indicativo do que está por vir. Antes de comprar um livro, leia a sinopse com atenção.

Leia uma amostra: alguns livros possuem uma amostra de páginas que pode ser lida gratuitamente. Se a sinopse não foi o suficiente para te mostrar o que esperar de um livro, dê uma espiadinha nas amostras.

Agora que você já sabe como começar a procurar o livro ideal, conheça algumas opções de livros para adolescentes:

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

É impossível não lembrar de Jogos Vorazes quando o assunto são livros para adolescentes. A trama conta a história de Panem, uma nação que foi dividida em 12 distritos periféricos e uma capital que detém as maiores riquezas e todo o poder. Para garantir a ordem e punir os distritos por um levante contra a capital, todos os anos os distritos tem a obrigação de enviar dois jovens entre 12 e 18 anos para participar de um jogo perigoso, onde apenas um deles sairá vivo. Após serem levados até a arena, as regras devem ser seguidas à risca, mas tudo muda quando Katniss Everdeen entra no jogo.

Katniss não foi uma das sorteadas para participar naquele ano, mas decide substituir sua irmã para protegê-la das armadilhas perigosas do jogo, causando grande comoção em todos os distritos e até mesmo na capital. Sua capacidade de sobrevivência permite que Kat saia viva dos jogos, mas é tarde demais para seguir as tradições. Toda comoção se transforma em revolta e coragem para se voltar contra a capital. Nas sequências “em chamas” e “a esperança” conheceremos uma nova Panem.

O Diário de Anne FrankAnne Frank

Se você gosta de história, não deixe esse livro de fora da sua estante. O Diário de Anne Frank narra a história de uma garota de 13 anos no auge da Segunda Guerra Mundial. No seu aniversário, Anne ganha um caderno de autógrafos, que logo é transformado em um diário para receber todas as histórias da garota que gostava muito de escrever. Para tentar escapar dos campos de concentração, a família Frank passa a se esconder dentro de um pequeno cômodo com outras quatro pessoas. Durante todo esse período, Anne encontra no seu caderno um refúgio e uma forma de viver além das paredes que a cercam.

Após dois anos escondidos, eles são encontrados por grupos nazistas e enviados aos campos de concentração. Anne teve sua vida retirada antes de completar 16 anos, mas sua história foi eternizada nas páginas do diário e transformada em um dos livros mais conhecidos do mundo. Conheça as histórias vividas por Anne e sua família durante o período nazista nesse livro comovente.

As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Seguindo com a nossa lista de livros para adolescentes, temos As Vantagens de Ser Invisível, obra de estreia de Stephen Chbosky que atingiu grande popularidade, ganhando uma adaptação para os cinemas. Nesse livro conhecemos Charlie através das cartas escritas por ele mesmo, à primeira vista, pode parecer apenas a história de mais um adolescente comum, mas não se engane. Entre a euforia e a solidão, o personagem narra as dificuldades de se adaptar ao ambiente escolar, as primeiras experiências amorosas da juventude, as relações familiares conflituosas e todos os sentimentos que se misturam dentro de um adulto em formação.

O autor é capaz de transmitir todas as sensações vividas pelos personagens com uma escrita fluída, mesmo nos momentos de maior tensão. Esse livro vai te fazer rir, chorar e repensar quais são as dores e segredos que um adolescente comum é capaz de carregar consigo.

Eleanor & Park – Rainbow Rowell

Nada como um bom romance para cativar a leitura e dar continuidade a nossa lista de livros para adolescentes. Em Eleanor & Park conhecemos dois personagens únicos, daqueles que gostaríamos que fossem reais. Os dois jovens, vizinhos de 16 anos, não seguem bem o padrão que conhecemos nas obras mais famosas. Park é descendente de coreanos, ama música, quadrinhos e prefere se manter sozinho durante os horários livres na escola. Eleanor por sua vez é ruiva, gosta de roupas que podem ser julgadas grandes demais para o seu tamanho e é a ovelha negra da família.

O encontro dos dois acontece de forma silenciosa todos os dias no ônibus escolar, até o momento em que pequenas conversas se iniciam. Após esse dia, a paixão entre os dois cresce e ganha vida apesar dos comentários e da aprovação dos familiares. Embarque em uma história engraçada e emocionante sobre primeiros amores.

Eu, robô – Isaac Asimov

Finalizando nossa lista de livros para adolescentes, temos um clássico da ficção científica capaz de prender qualquer leitor, Eu, Robô. A obra escrita por Isaac Asimov foi publicada pela primeira vez no ano de 1950 e serviu como inspiração para a adaptação cinematográfica que conta com grandes nomes de Hollywood como Will Smith. A história do livro e do filme possui algumas diferenças, por isso vale a pena ler o livro e depois assistir o filme para conferir como a história se transformou nas telonas.

Essa obra de Asimov é na verdade um conjunto composto por nove contos que acompanha a evolução dos autômatos através do tempo. O enredo começa com uma entrevista com a Dra. Susan Calvin, responsável por conduzir todo o livro através dos seus relatos como psicóloga roboticista da U.S Robots & Mechanical. Nos nove contos você encontra das histórias mais emocionantes até as mais leves, sempre com um toque de ficção para os amantes do gênero literário

Depois de ler todos os livros da nossa lista, você pode explorar outras opções em novas categorias como o romance, a fantasia e o terror. Escolher livros com adaptações para o cinema também é uma ótima opção de incentivo, o importante é não desistir desse novo hábito e se divertir. Conta para a gente, qual foi o livro responsável por marcar a sua adolescência e qual desses livros para adolescentes mais te chamou a atenção?

Sobre o autor

Flavia Giordano

Graduanda de jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso, apaixonada por livros, música e filmes.

Ver todos os artigos