É inevitável que alguns pequenos incidentes ocorram algumas vezes em nossas casas, mas há como evitar ser pego de surpresa sem os itens necessários para resolver tais problemas. Para isso, é super essencial que você tenha um kit básico de primeiros socorros disponível em um local de fácil acesso para usá-lo sempre que surgir alguma emergência.  

E se você ainda não tem o seu kit de primeiros socorros e está pensando em montar um, nós vamos te ajudar! Separamos 7 itens essenciais para você ter em casa e conseguir resolver imediatamente qualquer probleminha básico que surgir com você ou com os seus familiares.

Termômetro

O primeiro item a compor a nossa lista é o termômetro, que é super essencial de se ter em casa, fácil de comprar e há opções super baratas para quem não quer gastar muito com o objeto ou o utiliza com uma frequência menor. Como não é difícil imaginar, o termômetro serve para medir as temperaturas e é super eficiente na identificação de febre ou para saber o clima da água.

Se você tem crianças em casa, ele se torna um item mais indispensável ainda, já que é mais difícil para elas indicarem quando estão com febre. Existem vários modelos, com algumas características diferentes e preços, e você deve escolher o que mais atende às suas necessidades.

Você pode optar pelo Termômetro digital iColor G-Tech, que tem um preço super acessível e consegue entregar resultados com precisão. Indicado para ser usado nas axilas e de forma oral, esse é um termômetro 100% resistente à água e guarda a memória da última medição.

Além disso, ele conta com um display de LCD de fácil visualização, beep sonoro para avisar que a medição foi concluída, alarme de febre, desligamento automático e indicador de bateria fraca. E para te deixar mais tranquilo, ele é verificado e aprovado pelo Inmetro, você pode usá-lo em casa tranquilamente.

Bolsa térmica para compressa

As bolsas térmicas para compressa são ótimas aliadas para aliviar algumas dores e aumentar o fluxo sanguíneo em algumas partes do corpo. Elas podem ser uma boa solução para dores nas costas, no pescoço e até para cólicas menstruais. Por isso, este, com certeza, é um dos itens que você precisa ter em casa. Mas vale lembrar que elas não fazem milagres, e se as dores persistirem, você deve procurar um médico.

A Bolsa térmica de água quente Daterra pode ser um ótimo investimento se você ainda não tem uma dessas na sua casa. Ela é feita de borracha com tampa de rosca e deve ser usada apenas para compressas quentes. Capaz de suportar até 500 ml de água, ela possui 26 cm de altura e 14 cm de largura.

Soro fisiológico

Quem tem crianças em casa sabe que é extremamente comum elas acabarem se machucando durante algumas brincadeiras ou caindo enquanto faz algumas atividades do dia a dia, né? Por isso, o soro fisiológico é um dos itens que devem fazer parte da sua lista de itens de primeiros socorros. Mas vale lembrar que ele não deve ficar junto com os outros objetos, deve ser mantido em ambientes refrigerados após aberto.

Ideal para nebulização, hidratação da pele e lavagens nasal, de ferimentos e de lentes de contato, você pode optar pelo Soro fisiológico Farmax. Ele está disponível em embalagens de diversos tamanhos e contém 0,9% de cloreto de sódio.

Algodão e gazes

E já que falamos em limpeza de feridas, é preciso reforçar que elas devem ser limpas com materiais totalmente higienizados para evitar infecções. Por isso, sempre tenha a sua disposição algodões ou gazes esterilizadas, assim, você consegue limpar os ferimentos com o soro de uma forma mais segura, sem correr riscos de piorar ainda mais a parte machucada da pele.

Para tais tarefas você pode optar pelo Algodão hidrófilo da Enlace, que vem com 24 unidades. E pela Gaze estéril 13 fios da Medical Têxtil, que é produzida com tecido 100% algodão hidrófilo, é altamente absorvente e livre de qualquer componente que possa trazer risco a você ou seus ferimentos.

Curativos

Ainda falando em ferimentos visíveis, mais precisamente dos pequenos e rasos, não deixe de ter curativos em casa para cobrir aqueles machucados mais simples e cortes que às vezes acontecem sem nem a gente perceber. O ideal é você sempre ter em casa, mesmo que não more com crianças. Aliás, adultos também acabam se machucando diversas vezes.

Uma ótima opção para você é o Curativo Band-Aid Johnson&Johnson, que além de contar com 40 unidades em 5 formatos variados e especiais para cada tipo de ferimento, ele também é respirável e permite que o ar circule pela pele, protegendo contra germes e sujeiras e ainda ajudando na cicatrização dos ferimentos.

Luvas descartáveis

É isso mesmo que você leu, muitas pessoas podem não possuir em casa e nem considerar colocá-las em um kit de primeiros socorros, porém, as luvas descartáveis são de extrema importância, principalmente na hora de mexer em ferimentos ou cortes que estão infeccionadas. Nunca é recomendado manipular algum deles sem estar com as mãos totalmente limpas ou com luvas adequadas.

Você pode optar pela Luva descartável Nitrilo Supermax, que vem com 100 unidades e está disponível em tamanhos que vão do P ao GG, que você deve optar na hora da compra. Altamente resistentes, elas são feitas em nitrilo, então, se você tem alergia ou sensibilidade a látex, pode optar por elas sem problema nenhum.

Essas luvas também não possuem pó bioabsorvível, ou seja, evita o ressecamento das mãos e possíveis alergias. Para facilitar a colocação e retirada, ela tem um punho com acabamento enrolado e é ambidestra, permitindo que você as coloque perfeitamente em ambas as mãos.

E como o próprio nome já indica, elas são descartáveis e não devem ser reutilizadas em hipótese alguma. Além disso, elas também não são esterilizadas.

Maleta de primeiros socorros

E, claro, que para guardar todos esses itens é preciso de um recipiente específico e que seja destinado só para eles. Por isso, não hesite em investir em uma maleta para deixar seus objetos de primeiros socorros bem organizados e com fácil acesso, para você achar todos eles com facilidade sempre que precisar.

Se você ainda não tiver a sua, pode escolher a Maleta de primeiros socorros Arqplast, que é bem espaçosa e têm várias divisórias para você organizar os itens de acordo com as categorias. E apesar de dispor de bastante espaço, ela é bem compacta e mede 16 cm de altura, 20 cm de largura e 33 cm de comprimento.

Dica importante: Quando falamos em kit de primeiros socorros, muitas pessoas já pensam em medicamentos, mas essa prática pode ser muito perigosa. Não use nenhum tipo de medicamento sem recomendação médica. Caso os sintomas não passem, procure ajuda profissional imediatamente.

E já que estamos falando em dicas, um outro kit muito importante para se ter casa é o de papelaria. Se você ainda não está com o seu completo, confira no nosso blog os 9 itens que você precisa ter para montar o seu kit de sobrevivência.

Para encontrar esses e outros produtos com os melhores preços, não deixe de ir ao nosso site e comprar tudo o que você precisa em um só lugar e com o menor valor!

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos