Está construindo a sua casa ou pensando em mudar a decoração? A iluminação correta para cada cômodo é essencial para criar um ambiente aconchegante de acordo com o seu desejo, mas qual a iluminação certa?

Por onde começar?

Antes de tudo, saiba que existem as luzes brancas e amarelas:

Luz branca: para situações de foco e melhor visibilidade, deixando o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório.

Luz amarela: traz um ar de aconchego, como um descanso para os olhos. Indicada para quarto, bibliotecas e sala de casa.

Lustre

Os lustres podem servir como iluminação principal ou para decorar algum ambiente. É possível encontrar modelos clássicos e modernos, ou até uma mistura deles. Geralmente são usados em halls de entrada, ou salas de jantar e de estar, onde ocupem espaços de destaque.

Outro estilo é o lustre com bolas de cristal. Algo para deixar a decoração da sua casa bem sofisticada e elegante. Ele possui bolas de cristal transparente. Acomoda 5 lâmpadas, tendo 14 soquetes. Possui 50 x 20 x 33 cm e pesa 7 quilos.

Você também pode optar por um lustre com design mais aconchegante e moderno. Excelente para quarto de criança ou uma sala de estar. Suas dimensões são 13 x 13 x 8 cm.  O comprimento total é ajustável.  Ideal com lâmpadas fluorescentes ou LED de até 25 w.

Plafon

Normalmente o plafon ocupa o centro de um ambiente, sendo instalado próximo ao teto, podendo produzir efeitos de luz direta ou indireta. Este tipo de iluminação cria menos sombra, sendo mais agradável aos olhos – indicada para quartos e salas. Já com a luz difusa proporciona uma iluminação mais direta, sendo ideal para salas e salas de jantar.

Pendentes

Descem do teto por fios elétricos e, em certos casos, através de cabos. Os pendentes são muito charmosos e compõem bem a decoração. São ideais para iluminar bancadas, mesas, mezaninos e laterais de cama.

Você pode optar por um pendente bem estiloso para a sua casa, combinando com ambientes mais descontraídos. Possui 3 cúpulas cilíndricas revestidas com tecidos. Seu tamanho é 20 x 12 cm, sendo que o comprimento total do lustre (fios e cúpulas) tem 65 cm. Use lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Abajur

De vários tamanhos e modelos, os abajures são ótimos para trazer conforto aos ambientes. Podem ser modernos ou retrôs. Ficam excelentes em quartos e sobre mesas de cama.

Abajur existe de todos os modelos possíveis, então analise bem o seu ambiente antes de fazer a compra. O abajur abaixo tem um estilo atual e diferenciado dos tradicionais. Seu tamanho é 130 mm x 130 mm x 390 mm, tendo a cúpula direcionável e acomodando uma única lâmpada.

O abajur/luminária do momento tem sido a Lua. Ela vem em diversas cores – com apenas um toque você muda o tom –, sendo feito na impressora 3D, exatamente com o formato da lua que conhecemos.

Há muitos abajures voltados para crianças também. O modelo balãozinho deixa o quarto iluminado na medida certa levando aconchego ao cômodo. Ele possui 25 x 40 cm e suporta lâmpada incandescente (até 40w) ou LED.

Completamente diferente dos modelos no mercado, o abajur Floratta vem em uma cascata de flores lilases.

Luminárias embutidas

As luminárias embutidas têm a vantagem de deixar o ambiente menos carregado. Elas podem ser fechadas (para lâmpadas fluorescentes compactas ou as incandescentes) ou não fechadas (lâmpadas halógenas), direcionáveis ou não.

Spots

Os spots não são indicados para iluminar todo o ambiente, servindo apenas para iluminar um ponto específico – móvel, quadro, etc.

Luminária de chão

São ótimas para decorar, servindo para criar ambientes para leitura ou para deixá-lo mais aconchegante. Procure luminárias de chão que sejam reguláveis e que possuam articulação reforçada.

Essas luminárias combinam muito com ambientes em que possuem poltronas. Geralmente encontradas em bibliotecas.

A luminária de chão Vivare tem 1,45 metros, com abertura regulável de 40 cm a 80 cm. Ela aceita luz LED bulbo de até 16w ou fluorescente espiral de até 25w.

Se você quer algo mais requintado, a luminária abaixo combina com diversos ambientes. Ela possui 150 cm de altura.

Luminária de mesa

Tendo a mesma função das luminárias de chão, as luminárias de mesa precisam de um suporte para exercer a sua função principal: leitura. São excelentes para mesa do escritório, escrivaninhas ou mesas laterais ao sofá.

Se seu filho gosta de futebol, essa luminária será incrível para ele. Ela possui o formato da bola. Suas dimensões são: 140 x 200 x 390 mm.

Diferente das outras, a luminária da Solver ilumina, além de ser uma lupa, ideal para quem trabalha com peças pequenas. O aumento da sua lente é de 3x+12x e seu diâmetro é de 85mm.

Luminárias externas

Up-light

São instaladas no chão. As luminárias up-light são ideais para iluminar jardins, plantas em vasos e fachadas de prédios.

Refletor

Como a anterior, o refletor também é indicado para fachadas, jardins, e outras iluminações de áreas abertas. Podem ser fixos ou direcionais.

Balizador

O balizador serve para direcionar o caminho certo para as pessoas que circulam no local. Bem comum de encontrar em jardins de residências.

Postes de iluminação

São ideais para iluminar áreas externas. Os postes de iluminação devem possuir altura mínima de 2 metros para iluminarem corretamente.

Minipostes

Assim como os balizadores, são indicados para iluminar passagens e caminhos no jardim. Recomenda-se que os mini postes não passem de 1,40 m de para não ofuscarem a visão.

Arandelas

As arandelas devem iluminar o plano geral do ambiente. Geralmente usadas em terraços e varanda. São usadas nas paredes ou escondidas atrás das plantas.

São muitos tipos de luzes, capazes de decorar toda a sua casa, do quintal ao banheiro. Analise cômodo a cômodo, olhando seu estilo pessoal e as opções que mais te atrai. Ao passar por toda a lista, qual tendência você curte mais: retrô ou sofisticado? Conte para nós!

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos