Todo instrumentista tem seu instrumento dos sonhos e no mundo da guitarra não é diferente, seja um modelo signature, marca ou modelo específico, todo mundo tem uma que é a “guitarra dos sonhos” ou “sonho de consumo” seja para possui apenas ou para enfrentar a vida de músico em cima do palco, mas uma coisa é certa, alguns modelos chamam a atenção logo de cara.

São diferentes modelos, para diferentes estilos tanto musicais quanto estilos pessoais. Existem os mais “clássicos” e com modelos de guitarras mais “sóbrios” como uma Gibson Les Paul, Semi Acústica ou Stratocaster, até os mais radicais, como os headbangers ou metaleiros, com suas Flyngs V e afins.

40º Aniversário Jackson Guitars | Arte Sonora

Existe uma certa?

Geralmente dedicamos uma parte de nossos artigos para dar dicas de como escolher os modelos ou produtos certos, mas nesse caso é muito subjetivo de cada um qual guitarra dos sonhos escolher, porque poderíamos ir de encontro com o fato de ser fã ou não de algum guitarrista especifico ou estilo musical e seriam um erro fazer isso.

Mas se coubesse uma dica seria, cuidado com seu sonho porque nesse caso ele pode sair bem caro, na verdade as chances de ele sair caro são de quase 100%, mas também estaríamos falando de instrumentos top de linha e de marcas gabaritas a décadas no mercado, quanto mais famosa é marca e o modelo mais cara também ela vai ser.

Sem mais enrolações vamos colocar alguns modelos aqui que se encaixam perfeitamente no hall das “guitarras dos sonhos”, bora lá?!

Guitarra Jackson Randy Rhoads

Já vamos avisar que teremos alguns modelos signature por aqui e para começar temos a Guitarra Jackson Randy Rhoads modelo inspirado na usada por um dos maiores guitarristas da história do heavy metal e tido por muitos como o melhor que já comandou as 6 cordas do “Mrs Madman” Ozzy Osboune, que faleceu precocemente num acidente de avião.

Diversos foram os modelos que ele usou ao longo da sua carreira, tanto no Quiet Riot e ainda mais na banda do Ozzy e uma delas foi esse modelo Flyng V da Jackson que tinha cores variadas, preta, branca e afins, sem contar no clássico modelo com bolinhas brancas, mas essa guitarra aqui a BLACK WITH WHITE BEVELSA está com recursos atuais.

Captadores novos de cerâmica Jackson High Output Humbucking com alto sinal de saída, braço em maple reforçado com grafite e friso branco, o corpo Rhoads é em poplar, a escala em amaranto foi feita com o traste mais próximo do headstock mais curvo (12) e o mais perto do corpo mais plano (16), marcação de dente de tubarão, 24 trastes em jumbo, sem contar nas tarraxas blindadas Die-Cast- Ponte Floyd Rose e para completar chave de 3 posições- controles de MV/MT e cordas NPS.

E ai que tal ter esse clássico com uma roupagem bem atual para destruir tudo com harmônicos poderosos iguais aos que Randy fazia?

Guitarra Evh Striped Series

Outro modelo “assinado” já que o dono/criador dessa belezinha também é ou era o dono da EVH iniciais de Eddie Van Halen, embora que a nova roupagem desse modelo ele tenha feito em seu próprio estúdio junto com o técnico de som, já que a original foi feita com pedaços de outras guitarras, mas estamos falando da Guitarra Evh Striped Series, com a pintura que remonta a clássica Frankeinstrat.

https://static.vigiadepreco.com.br/fa/3aa/63e2/9b06f/cb4941/no-image.png

Essa guitarra é uma lenda, assim como o músico que a criou, seu corpo Stratocaster é feito em basswood, braço em maple com reforço em grafite, escala também em maple com 25.5, Raio da escala composta de 12 a 16, largura do nut 1.6875,  22 trastes jumbo, headstock Stratocaster, taraxas EVH die-cast blindadas, ponte EVH Branded Floyd Rose Locking Tremolo, dispositivo EVH D-Tuna para alterar a afinação da 6ª corda ( Mi / Ré ),ferragem cromada, 1 captador Direct Mount Wolfgang Humbucking, controle de MV e Cordas EVH Branded (.009-.042).

Ter uma guitarra como essa é o sonho de muito marmanjo por ai e caso consiga uma dessas agora o trabalho vai ser aprender aquelas escalas invertidas e acordes malucos que o Eddie por tanto tempo até escondeu do seu público.

Gibson Explorer

A Guitarra Gibson Explorer é uma guitarra usualmente associada a guitarristas de bandas de rock e afins, mas isso nunca foi uma “regra” já que tudo é questão de escolha, você poderia ter uma dessas e sair por ai tocando numa banda de sertanejo universitário ou forró por exemplo, mas independente do estilo esse modelo de guitarra merece seu lugar no hall das guitarras sonho de consumo.

Esse clássico tem o corpo em mogno assim como o braço, o comprimento da escala é de 24.75″ / 628.65mm, os trastes são em rosewood e seu raio é 12, 22 trastes em jumbo, nut em Graph Tech com 1.69″ / 43.05mm de largura, Ponte: Aluminum Nashville Tune-O-Matic
tailpiece em Aluminum Stop Bar, tarraxas Grover Mini Rotomatics, captador braço BurstBucker 2, captador ponte: BurstBucker 3, controles 2 Volumes, 1 Tone & Toggle Switch, cordas .010, .013, .017, .026, .036, .046.

Essa “senhora” com mais de 60 anos de história ainda bate um bolão não acha?

Guitarra Gibson Les Paul Special Tribute Dc Worn Cherry

A Guitarra Gibson Les Paul Special Tribute Dc Worn Cherr é um modelo que remonta o estilo da Les Paul Junior de 1958 com algumas adições para modernizar e potencializar esse modelo clássico. A nova Double Cut adicinou um novo captador o clássico P90 rítmico e uma chave seletora de 3 posições.

São 3 tipos de madeira, mogno no corpo, braço em maple e escala em rosewood, graças as suas dimensões ela entrega um pegada confortável e ainda mais uma sensação de velocidade no braço, são dois captadores P90, ponte e braço, como foi dito que ao serem usados juntos eles vão promover uma supressão de ruídos além de adicionar um toque a mais no design da guitarra.

São 22 trastes, marcação dot, tarraxas Vintage Deluxe com White Buttons, cordas Gibson .010, .013, .017, .026, .036, .046, ponte Wraparound, Knobs Pretos, controles 1 volume, 1 tone e chave seletora de 3 posições. Para quem curte um modelo clássico e distante do “radical” com uma pegada bem mais vintage então esse é o modelo certo para você.

Guitarra Profissional Steve Vai Serie Dimarzio Jem77p Ibanez

Outro modelo signature, agora temos Guitarra Profissional Steve Vai Serie Dimarzio Jem77p Ibanez a clássica guitarra do ex aluno de Joe Satriani e que foi responsável por diversas músicas icônicas do guitarrista e showman. Além dos seus show com orquestras, sem orquestra essa belezinha também foi responsável por algumas músicas do primeiro álbum do David Lee Roth quando saído do Van Halen.

https://static.vigiadepreco.com.br/fa/3aa/63e2/9b06f/cb4941/no-image.png

Essa réplica é um show a parte não só visual, mas em seus componentes também, seu corpo é basswood, seu braço em maple/walnut wizard de 5 peças com reforço com exclusivo Kts Titanium e nádea parafuso-no pescoço que fornece acesso fácil a todos os registros, a escala é em maple. São 24 trastes em jumbo com acabamento premium, o braço é algo a se destacar graças ao acabamento e os adornos em ramos de flores por todo ele.

Ponte Edge-Zero Ii com floyd rose, os captadores são todos da Dimarzio, no braço temos o Gravity Storm (H), no meio o Evolution (S) e na ponte mais um Gravity Storm (H). Um show de guitarra, pode preparar os arpejos para fazer a festa com ela.

Guitarra Fender Sig Series Jimi Hendrix Stratocaster

Essa Fender é com toda certeza um sonho de consumo de todo guitarrista, quem ai não queria ter uma réplica da clássica guitarra de um dos maiores guitarristas de todos os tempo? Nem precisa ser guitarrista para isso! Estamos falando da Guitarra Fender Sig Series Jimi Hendrix Stratocaster.

Se pegar qualquer lista de melhores guitarristas de todos os tempo o nome dele vai aparecer, ele foi responsável por difundir o pedal wah wah e também pegava guitarras para destros e as transformava para canhotos, virando seu lado da guitarra e as posição das cordas, dando origem aos headstock e no captador da ponte invertidos, que nessa réplica foi reproduzio a risca.

 Seu corpo em alder, braço em maple C shape c/ headstock invertido, escala em maple com 25.5 (64.8 cm), escala com raio de 9.5 (241 mm), 21 trastes medium jumbo, largura do nut de 1.650 (42 mm), tarraxas estilo vintage, ponte estilo vintage c/ 6 saddles, ferragem cromada, 3 captadores American Vintage ’65 Gray-Bottom Strat, chave de 5 posições, escudo branco (3 ply), controles de MV/T/T, encordoamento Fender USA 250R (.010-.046).

Uma guitarra de um guitar hero de muito barulho num bom sentido, de um felling sem precedentes. Só não vá colocar fogo nessa guitarra pelo amor de Deus.

Gibson Les Paul Standard

Numa lista de guitarras tops e não ter uma Gibson Les Paul não é lista e dos diversos modelos trouxemos a Gibson Les Paul Standard. Aqui temos uma referência direta ao modelo dos anos 50 P90, que traz toda a história de uma das marcas e modelos de guitarras mais famosos de todos os tempos.

Seu corpo é em mogno sólido com parte superior de bordo, braço também é de mogno arredondado bem ao estilo anos 50, escala em rosewood com 24.75″ / 628.65mm (12), 22 trastes, nut em Graph Tech largura 1.69″ / 43.05mm, largura da extremidade da placa: 2.26″ / 57.4mm.

Vem com uma ponte ABR-1 Tune-O-Matic criada pelo presidente da Gibson  Ted McCarty em 1954, de estilo clássico, arremate de barra de batente de alumínio, sintonizadores de luxo vintage com botões de keystone e maçanetas de cartola douradas envelhecidas. Os captadores P-90 clássicos (braço e ponte) são carregados com ímãs AlNiCo V, potenciômetros de áudio e capacitores de gota laranja.

Para finalizar essa breve descrição ela vem com 2 controles volumes, 2 tones & Toggle Switch (Hand-wired with Orange Drop Capacitors), encordamento .010, .013, .017, .026, .036, .046. É uma guitarra que dispensa apresentações, não tem estilo musical que a prenda, é a personificação da versatilidade em forma de instrumento, é pegar e sair tocando.

Chegamos ao final de nossa pequena lista, já que tantas outras ficaram de fora como o modelo signature do Nuno Bittecourt, a Dean do Dimme ou do Dave Mustaine, mas aqui tentarmos fazer um lista que passeasse pelo clássico e “rocker” ao mesmo tempo. Quer mais dicas como essa então acesse Dicas Especiais e aproveite!