Você gosta muito de fotos e está prestes a fazer uma viagem ou um passeio bem bacana, mas tem apenas a câmera do celular para marcar os momentos especiais, então a dúvida vem: GoPro vale a pena para fotografar? Antes de tudo é preciso dizer que essa questão é pessoal, mas aqui iremos falar um pouco mais das vantagens de se comprar essa mini câmera: Diferente da câmera tradicional (DSLR), a GoPro é bem compacta, ou seja, ela cabe em pequenos bolsos e espaços, o que facilita muito, já que a câmera profissional é o famoso ‘trambolho’.

Ela é à prova d’agua, ou seja, você poderá mergulhar e fazer imagens incríveis, coisa que a DSLR não te permite.

Seu ângulo – grande angular, ficou famoso para esportes radicais exatamente por ser tão característico, podendo fazer imagens diferentes e abertas enquanto surfa ou salta de paraquedas, por exemplo. 

Seus acessórios são simplesmente incríveis, tendo para todos os gostos – e bolsos. 

A marca tem evoluído a cada versão – o que é esperado, sendo que, desde a GoPro 4 já tem sido possível filmar em 4k, ou seja, uma qualidade quatro vezes maior que a Full HD!

Agora que já falamos algumas de suas vantagens, vamos abordar sobre os últimos lançamentos Black da marca no mercado:

GoPro Hero6 Black

Diferente da GoPro 5, a versão seguinte tem o mesmo design e permite o compartilhamento dos mesmos acessórios. Sem precisar da capa de proteção, a câmera resiste à agua a uma profundidade de até dez metros. A tela LCD traseira é sensível ao toque, exibindo cores mais intensas e bonitas. 

Seu processador – GP1, foi fabricado pela própria marca, permitindo que a câmera capture vídeos em alta resolução e taxa de quadros por segundo – quase o dobro da anterior. A câmera otimizou o controle de tons e atualizou a exposição automática.

A nova câmera passou a suportar o formato RAW, além de oferecer um campo de visão mais ‘natural’, sem o tradicional formato da marca.

Diferente do modelo anterior, a nova versão permite transferir arquivos com mais rapidez para smartphones, porém essa velocidade acaba consumindo mais bateria.

Pelo app você consegue controlar a câmera; excelente para tirar fotos quando está sozinho… ou com a galera, não é mesmo? 

Como dito no início do texto, a nova versão compartilha os mesmos itens que a anterior, ou seja, com a bateria isso se mantém. A recarga leva em torno de uma hora para finalizar.

GoPro Hero7 Black

O design e desenho permanecem semelhante a anterior, além da possibilidade de mergulhar a câmera até dez metros sem a case de proteção. Como novidade, a GoPro trouxe a bateria removível e o compartilhamento para cartão de memória.

Sua memória RAM ganhou um reforço na quantidade, trazendo estabilidade às imagens, streaming ao vivo, além de nova implementação do HDR nas capturas. Como se não bastasse, a câmera ainda vem com GPS, Bluetooth e Wi-Fi.

A resolução da GoPro Hero7 Black chega a 4K em 60 quadros por segundo, podendo operar em perfis pré-definidos. Seu sensor de 12 MP permite capturar fotografias digitais em JPG e RAW. A nova câmera também traz maior exatidão nos filtros HDR. 

O que modernizou na nova câmera foi a tecnologia HyperSmooth: correções em tempo real para os vídeos não saírem tremidos, quase simulando um tripé – será? Ela também passa a permitir gravar vídeos e fotografar na vertical, além de fazer pequenos takes e transmissões ao vivo. E claro, o modelo também possui bateria removível.

GoPro Hero8 Black

Presente na câmera anterior, O HyperSmooth, ganhou a versão 2.0 na nova atualização – chegando a impressionar os consumidores. A câmera consegue fixar o horizonte, mantendo o vídeo sempre estável. 

O novo modelo possui um vidro reforçado na lente, oferecendo o dobro de resistência a choques, além de ter adicionado um microfone na parte frontal com redução de ventos, servindo para captar áudios com mais qualidade.

Trazendo o mesmo processador da câmera anterior, a versão atual permite mais estabilização, além de economizar mais energia.

A Hero8 Black tem sido uma das câmeras mais fáceis de manusear da marca – bem intuitiva. Com a tela sensível ao toque, você precisa apenas deslizar o dedo para os lados, cima e baixo para acessar todas as configurações que precisa.

A câmera possui um sensor de 12 MP, gravando imagens em 4K a até 60 quadros por segundo – incluindo taxa de bits de 100 Mbps (pela primeira vez!). Ela grava 240 quadros por segundo a 1080p em super câmera lenta, além de transmitir ao vivo a 1080p. 

A bateria da nova câmera é de 1.220mAh. Gravar em 4k faz a GoPro durar menos de 1h ligada, mas se diminuir para Full HD a 60fps, você já poderá estender sua filmagem para duas horas – melhor, não? Ou você pode comprar baterias extras. O carregamento leva cerca de 3 horas para completar! 

Após passar pelos três modelos você conseguiu se decidir? Comprar uma GoPro ou uma DSLR? No fim, elas se completam, ou seja, que tal comprar as duas?

Marcado em:

, , , , ,

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos