As fruteiras são itens essenciais na casa de qualquer pessoa. Além de cumprir bem o papel de armazenar as frutas, elas também podem fazer parte da decoração, dispondo de vários modelos para você equipar sua cozinha. E se você está em busca de uma opção para a sua casa, separamos algumas dicas e modelos para te ajudar nessa decisão.

Como dissemos, todas as fruteiras têm a mesma função, mas existem diversas opções que podem acabar agregando e trazendo mais praticidade ao seu dia a dia e à sua casa. Há fruteiras de mesa, de piso, de parede, embutidas no armário e várias outras opções. Por isso, resolvemos te dar uma forcinha e te ajudar a escolher a melhor delas para você.

Fruteira de mesa

Como dissemos, algumas fruteiras podem acabar sendo, também, um item de decoração para a sua cozinha, e a fruteira de mesa, ou de balcão, é uma delas. Já que elas ficam bem expostas, você pode optar por um modelo com o material e a cor que combine com a decoração da sua cozinha, ou pelas mais neutras, como a de vidro, por exemplo. Opções para você escolher é o que não vai faltar.

Geralmente, elas não cabem muitas frutas, então, você pode colocar nelas apenas os alimentos que você come com mais frequência e guardar o restante das frutas em outro local. Ela também pode ser ideal para aquelas famílias que consomem pouca ou uma variedade pequena de frutas. Sendo assim, pode comportar as compras da semana sem grandes problemas.

Fruteira de mesa

Se você prefere um estilo mais clássico e simples, pode optar pela Fruteira de mesa de vidro Genova com pé, que tem um design bem bonito e vai ficar bem em qualquer decoração, das mais discretas às mais extravagantes. Com capacidade para 3 litros, ela é feita em vidro transparente e mede 18 cm de altura por 29 cm de diâmetro.

Mas se você é mais moderna e prefere cozinhas cheias de estilo, pode gostar bastante da Fruteira de mesa do Mickey, que tem ao seu redor o formato de várias cabeças do ratinho mais conhecido do mundo. Esse modelo é feito em aço e é bem aberto para manter a ventilação dos alimentos, porém, armazenando-os de forma segura. Suas medidas são: 13 cm de altura e 26 cm de diâmetro.

Fruteira de chão

Para quem precisa de uma opção que disponha de mais espaço e divisórias, deve escolher a fruteira de chão. Esses modelos são maiores e, geralmente, têm três ou mais cestos para você conseguir guardar bastante frutas nelas. Esse tipo também pode ser muito útil para preencher espaços vagos na cozinha ou serem usados para armazenar outros utensílios, já que algumas delas vêm com tampo na parte de cima.

Por serem maiores que as de mesa, elas vão ser como um móvel na sua cozinha. Por isso, escolha a cor e o modelo com base nos outros móveis que você já tem no cômodo. Você pode escolher um modelo de metal, que é mais “neutro”, ou um que tenha cor, para combinar com a decoração do ambiente.

Fruteira de chão

Uma ótima opção desse modelo é a Fruteira de chão quadrada cromada Arthi, que é bem simples, mas possui um formato diferenciado que vai ficar bem elegante na sua cozinha. Com 3 cestos disponíveis, ela é feita em aço cromado, resistente e durável, e tem 87 cm de altura, 30 cm de largura e 31 cm de comprimento, um tamanho bem bacana para você conseguir armazenar várias frutas e legumes.

A Fruteira aramada cromada Jomer 6100 também é uma opção mais básica, mas que promete não decepcionar. Ela tem 3 cestos e seu diferencial é possuir rodízios para facilitar o transporte. Feita em aço cromado e com cestos aramados, as medidas totais dela é 41 cm x 80 cm x 29 cm. Segundo a fabricante, a garantia para essa opção é de 3 anos.

Fruteira com armário

Mais funcional do que os outros modelos, as fruteiras com armário são ideais para quem precisa de um móvel que consiga comportar vários objetos ao mesmo tempo. Nelas, você pode armazenar frutas, usar os armários e gavetas para guardar objetos e outros utensílios, e aproveitar o tampo para colocar eletroportáteis.

Esse é um modelo em que a fruteira não vai ficar muito exposta, vai ficar integrada ao móvel, deixando-a menos aparente. Como as outras, esta opção também apresenta uma grande diversidade de cores, mas nossa dica é que você escolha um modelo que seja da mesma cor que os outros móveis da cozinha. Assim, todos eles vão combinar melhor.

Fruteira com armário

 A Fruteira/armário Click Forte é uma ótima opção para quem precisa de um móvel que comporte bem vários tipos de objetos. Além de ter rodinhas para facilitar a locomoção e a limpeza, ela tem 2 portas, 1 nicho, 2 cestos para colocar frutas e 2 tampos, que comporta bem um micro-ondas e um bebedouro. Feita em MDP com puxadores de PVC cromado, ela mede 72 cm de altura, 92 cm de largura e 34 cm de profundidade.

Já para quem precisa de um móvel menor, mas com espaços disponíveis, uma boa ideia é escolher a Fruteira/armário de cozinha multiuso. Ela também é feita em MDP com puxadores cromados, porém, por ser menor, só possui 2 gavetas, 2 cestos para frutas e 1 tampo ideal para colocar bebedouro. Com rodinhas que facilitam a locomoção, ela conta com 86 cm de altura, 36 cm de largura e 35 cm de profundidade.

Fruteira de parede

E, por fim, você pode escolher uma fruteira de parede, que é menos comum, dá um pouco mais de trabalho na instalação, mas consegue ser bastante funcional e, na maioria das vezes, economiza espaço, já que não vai ocupar lugar no chão. Então, se na sua cozinha não há espaço para uma fruteira de piso, e uma fruteira de mesa não suporta todas as suas frutas, a opção de parede pode ser a solução que você precisa.

Apesar de necessitar de instalação, não é nada muito complexo. Você consegue fixá-las facilmente com buchas e parafusos. O importante é que a parede seja resistente e que você não coloque um peso acima do suportado nelas.

Fruteira de parede

Uma boa opção é a Fruteira de parece cebola Império, que é feita em MDF com os cestos aramados. A madeira que vai sustentar a fruteira tem 32 cm de largura e 70 cm de altura. Já os 2 cestos, possuem 10 cm de altura, 30 cm de largura e 23 cm de comprimento.

Mas se você quiser comprar os cestos separados, pode optar pela Fruteira de parede melancia Império. Ela é da mesma fabricante que a outra opção que citamos, por isso, também é feita em MDF com o cesto aramado. Neste, a parte de madeira tem 42 cm de altura e 32 cm de largura. Já o cesto único é cinza e possui 10 cm de altura, 30 cm de largura e 23 cm de comprimento. Se for preciso, você pode comprar várias peças com apenas 1 cesto e dispor da forma mais eficiente na sua cozinha.

E então, conta para a gente: Qual desses é o tipo ideal para você? Se quiser ver mais modelos, você encontra várias outras opções de fruteiras no nosso site e com o menor preço possível. Não deixe de conferir!

Quer outras dicas para equipar sua cozinha? Confira 8 opções de mesa para a sua casa.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos