O fogão de indução é uma inovação que une tecnologia em nosso dia a dia, e a cozinha está cada dia mais moderna. Os aparelhos que, ao aperto de um botão, preparam a refeição, entre outros produtos modernos tornam nosso dia a dia mais prático. E os fogões com placa elétrica de indução são novidades muito úteis, que já conquistaram muitos adeptos pela sua facilidade de uso, potência e beleza. 

E o conceito do fogão de indução não para por aí: além de toda essa beleza, a segurança e economia com energia elétrica – pontos importantíssimos – são um dos pontos que mais tem chamado atenção para os novos queridinhos dos chefes de cozinha. 

E para quem ainda não entendeu como funciona um fogão de indução, vamos explicar: O sistema de indução funciona através de ondas eletromagnéticas que geram calor e aquecem o alimento. Seu funcionamento ocorre pela eletricidade, e tem os de 1 boca, normalmente na tensão 127V, e os com 2 ou 4 bocas são de tensão 220V. Aqui vão alguns pontos positivos que você encontrará nessa inovação da cozinha:

Só aquece a panela

Um ponto muito bacana e o primeiro que vamos esclarecer aqui é que o fogão de indução não aquece (isso mesmo), ele tem um sistema inteligente em que as placas elétricas de indução geram calor somente onde é necessário, ou seja, só vai calor para onde tem panela, desde que ela seja de material adequado. Uma grande vantagem é que não aquece tanto a área de trabalho e a cozinha, e as placas de indução têm o poder de ferver uma água até 60% mais rápido que os fogões convencionais, poupando nosso precioso tempo. E sobre a panela especial para esse tipo de fogão, pode-se fazer um teste para saber se ela funciona colocando um imã no fundo dela. Caso o imã grude, ela é ideal.

Maior segurança e conforto

Como dito que ele só aquece mesmo a panela, gera uma enorme segurança, principalmente para quem possui crianças em casa, pois as placas não aquecem ativamente, e não gera calor em contato com a pele humana, mesmo em funcionamento.

Ainda, mesmo se no preparo do seu alimento algo cair e sujar seu fogão, não tem problema, as placas permitem uma limpeza rápida mesmo em funcionamento, bastando apenas limpá-las com um pano úmido e pronto!

Temperatura precisa

Por conta da indução e do painel digital, a temperatura é precisa e o calor assim é bem regulado. Além disso, o calor rápido e direcionado para a panela reduz o tempo de cozimento, dando ao usuário uma grande vantagem na hora do preparo, e sem contar que eles são são muito mais rápidos no quesito aquecimento do que os fogões convencionais. 

Funcionamento

Este produto não tem uma fonte propriamente dita de calor. Ela funciona como um processo de troca. Normalmente vem em superfície de cerâmica super polida, e no lugar daquelas chamas como nos fogões tradicionais, tem um indutor de campo magnético, que quando ligado é acionado e começa a aquecer apenas a panela de material apropriado.

Agora que você já compreendeu como é ter um fogão tecnológico desses, vamos apresentar aqui modelos para todos os gostos e com valores diferenciados.

Cooktop Fogão de Indução 1 Boca Fischer

Começando com um fogão de indução para os iniciantes, esse Cooktop de Indução Fischer possui 1 boca, é portátil com mesa vitrocerâmica, possui trava de segurança, conta com 10 níveis de potência, além de timer de até 4 horas. Além de tudo isso, ele conta com display digital com painel touch, dando versatilidade na escolha da temperatura e no tempo para o preparo de cada alimento. E como dissemos acima, ele é compatível apenas com panelas com fundo de material magnético. Sua potência no modo 127V é de 1500W e no 220V é de 2000W.

Cooktop Electrolux 1 Boca Fogão de Indução Celebrate

Ainda com os fogões de indução de 1 boca, temos uma marca famosa no ramo dos eletrodomésticos, não deixando de ser excelente nesse produto. O Cooktop Electrolux Portátil Celebrate é assim: pesando apenas 3 Kg, ele é leve e compacto, pode ser levado para diferentes lugares, com muita versatilidade. Tem uma mesa de vidro com touch control, que permite controlar a temperatura com precisão, acendimento superautomático, além de ser moderno e fácil de limpar. Além disso, conta com um timer que oferece maior comodidade e uma trava de proteção, que faz com que as funções programadas não sejam alteradas. Bem econômico, sua classificação energética é “A”, e funciona em tomadas com tensão 220v.

Cooktop Fogão De Indução Philco Smart Chef

Ainda nos modelos de 1 boca, apresentamos o Cooktop de Indução Philco Smart Chef. Ele vem com 10 níveis de potência e temperatura, muito prático, ele possui painel touch screen, permitindo que você programe a hora para começar a ser preparada a comida e quando deve terminar, sendo seu tempo ajustável de até 180 minutos. Seu queimador de 2000W de potência permite o uso de panelas entre 12 a 22 cm e por seu tamanho pequeno, pode ser levado para qualquer área da casa com facilidade, lembrando que ele é compatível apenas com panelas com fundo de material magnético.

Cooktop Fogão de Indução Elétrico Tramontina Dominó

Para quem necessita de um fogão com mais que 1 queimador, precisa conhecer esse aqui. De marca pioneira em produtos de cozinha, o Cooktop de Indução Elétrico Tramontina Dominó é um fogão de mesa que vai dar muita praticidade no dia a dia. Ele tem a mesa em vitrocerâmica, que dá resistência, podendo ser usada como área de trabalho quando desligada, além do controle de temperatura pontual, podendo chegar até aproximadamente a 380º, algo que não se consegue no fogão tradicional a gás. Ainda é leve e compacto, ocupando pouco espaço e facilitando na hora da limpeza. E por não utilizar gás, ele é bem econômico, pois além de o calor ser concentrado somente na área demarcada do queimador, ele tem o selo Procel de eficiência na categoria “A”.

Cooktop de Indução 4 Bocas Brastemp BDJ77AEBNA

E para quem busca um fogão de indução maior, esse aqui é ideal. O Cooktop de Indução Brastemp BDJ77AEBNA tem 4 queimadores, e esbanja tecnologia e sofisticação. Também possui a mesa de vitrocerâmica e comandos digitais, conta com Timer Digital, sendo ideal para quem necessita de precisão no tempo de preparo das receitas, podendo ser programado para até 99 minutos, e assim desligado automaticamente. Ainda vem com o Smart Zone, ideal para panelas grandes e travessas, em que é possível usar duas zonas de cocção interligadas no fogão como se fosse uma só, mantendo a mesma temperatura. Sua potência é de 7200W, além dos 9 níveis que temperatura que pode alcançar. E para completar essa maravilha da cozinha, ele possui a função Power Booster. Com ela é possível ativar a potência máxima do cooktop para uma fervura rápida, por exemplo. 

Cooktop Fogão de Indução Fischer Vitrocerâmico

Finalizando nossa lista com muita tecnologia envolvida, trouxemos o Cooktop de Indução Fischer, também com 4 queimadores, sendo 2 rápidos e 2 semi rápidos . Ele conta com a mesa em vitrocerâmica e controle touch screen tendo 9 níveis de potência, sendo o valor total de 7000W. Ainda vem com a função trava de segurança, timer de até 99 minutos, e um sistema indicador de superfície quente, útil para quem está preparando as refeições e mesmo para quem possui crianças. A marca tem inovado muito em seus produtos no mercado, e esse fogão de indução é perfeito para quem busca tecnologia, segurança e eficiência na hora de cozinhar.

E aí? Vai garantir seu mais novo fogão de indução de qual marca? As qualidades são tamanhas, e quem possui um produto como esse nao tem do que se arrepender. É a tecnologia melhorando mais uma vez e garantindo praticidade em nosso dia a dia! Se você quiser conhecer mais, também temos uma sessão de fogões de indução, além de panelas ideais para eles!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos